Ranking do remorso por não ter selecionado Patrick Mahomes no Draft de 2017

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
4 min readJul 7, 2020

Hoje foi um dia difícil especialmente difícil para dez dos 32 times da NFL. Enquanto o mundo do futebol americano se maravilhava com o contrato de dez anos assinado por Patrick Mahomes, essas dez equipes assistiam a tudo com lágrimas nos olhos, pensando no que poderia ter sido.

O João me fez uma pergunta simples, qual time é o mais arrependido por não ter selecionado Patrick Mahomes. E a partir desse questionamento resolvi fazer o ranking do remorso entre as dez equipes que poderiam ter selecionado Mahomes, mas não o fizeram.

O meu critério foi qual time se sentiu pior hoje. Levei em conta a situação atual, mas também o contexto (importante para os dois últimos colocados). Importante ressaltar: são níveis diferentes, mas todas essas equipes deveriam ter remorso por não terem selecionado Patrick Mahomes quando tiveram a oportunidade. Não só elas, mas as outras que poderiam ter subido no Draft para fazer isso. Enfim, vamos ao ranking.

9º — Carolina Panthers (8ª — Christian McCaffrey, RB)

O Carolina Panthers pode parecer baixo aqui, mas em 2017 não era plausível para a equipe procurar um substituto para Cam Newton, que tinha 27 anos e na temporada retrasada havia vencido o MVP. Selecionar um running back foi péssimo por si só, mas aí é outra conversa.

8º — Tennessee Titans (5ª — Corey Davis, WR)

Marcus Mariota foi a 2ª escolha geral dois anos antes e vinha da melhor temporada da carreira. Em retrospecto era muito melhor ter abortado o projeto e selecionado Patrick Mahomes, mas teria sido loucura na época. Mariota ainda era considerado um prospecto promissor, não vejo um time na NFL que tomaria a decisão de apertar o reset nesse cenário por Mahomes.

7º — Cleveland Browns (1ª — Myles Garrett, Edge)

Myles Garrett é um excelente edge rusher quando não quer agredir os adversários e Baker Mayfield mostrou um potencial enorme como calouro antes de fracassar no segundo ano. Como ainda acredito em Mayfield, os Browns podem ser competitivos no médio prazo. Nessa lista aqui Cleveland tem um dos cenários mais promissores após a decisão trágica de não draftar Mahomes.

6º — San Francisco 49ers (3ª — Solomon Thomas, Edge)

Ao invés de ter caído com o melhor chamador de jogadas na NFL, Patrick Mahomes poderia ter ido para as mãos do segundo nesse quesito em Kyle Shanahan. Essa decisão muda tudo que aconteceria nos próximos três anos, então não gosto de fazer o argumento de que os 49ers teriam vencido o último Super Bowl com Mahomes ao invés de Jimmy Garoppolo. Mas os 49ers teriam vencido o último Super Bowl com Mahomes ao invés de Jimmy Garoppolo. Dolorido, mas pelo menos San Francisco está bem estruturado para ser competitivo nos próximos anos então alivia um pouco.

5º — Cincinnati Bengals (9ª — John Ross, WR)

O Cincinnati Bengals agora tem Joe Burrow, o que alivia bastante a situação, mas deixar de selecionar Patrick Mahomes para escolher um WR que mal conseguiu ficar em campo nesses três anos é bem duro.

4º — New York Jets (6ª — Jamal Adams, S)

De todos os times que não escolheram Patrick Mahomes, os Jets pelo menos selecionaram o melhor jogador, mesmo com Jamal Adams lutando com unhas e dentes para deixar a franquia. A equipe tem também um plano na posição de quarterback com Sam Darnold, que não é Patrick Mahomes mas ainda há potencial para ser algo interessante na liga. Fiquei bastante em dúvida entre quem colocar na frente, Jets ou Bills, mas acabei deixando Buffalo porque o GM Billy Beane já era o responsável pelo time na época.

3º — Buffalo Bills (Trocou a 10ª escolha para os Chiefs selecionarem Mahomes)

O Buffalo Bills era o dono da escolha que virou Patrick Mahomes como se recuperar disso?A franquia trocou essa seleção pela 27ª daquele ano, uma de 1ª rodada em 2018 e mais uma de terceira rodada. No Draft seguinte eles pagaram duas escolhas de 2ª rodada para subir da 12ª para a 7ª e selecionar Josh Allen. Imagina toda a estrutura que os Bills montaram, uma das melhores defesas da NFL com um excelente trio de WRs, mas com Mahomes ao invés de Allen. Era só não ter se movido. Tre’Davious White, que foi para Buffalo numa das escolhas dos Chiefs, não chega nem perto de compensar a diferença entre os dois QBs.

2º — Los Angeles Chargers (7ª — Mike Williams, WR)

A história da vida do Los Angeles Chargers. 2017 foi o primeiro ano deles em Los Angeles, eles poderiam chegar na cidade com o quarterback mais promissor em toda a NFL. Fosse Patrick Mahomes a escolha, os Chargers poderiam estar quilômetros na frente dos Rams na batalha pelo coração de L.A. em 2020. Mahomes substituiu Alex Smith vindo de um bom ano em 2018, ele poderia ter feito o mesmo nesse cenário só que com Philip Rivers.

1º (empate) — Chicago Bears (2ª — Mitch Trubisky, QB)

1º (empate) — Jacksonville Jaguars (4ª — Leonard Fournette, RB)

O Chicago Bears é uma franquia maior e com isso recebe mais atenção, mas o Jacksonville Jaguars cometeu um erro tão grande quanto ao não selecionar Patrick Mahomes. De um lado os Bears pagaram duas 3ª e uma 4ª para subir por Mitch Trubisky, o que faz tudo ainda pior, mas mesmo assim eles pelo menos o fizeram por um quarterback. Os Jaguars deixaram de ter Mahomes para selecionar um running back, que mal se tornou um bom running back.

--

--