Superbad x Se Beber Não Case: qual dessas comédias é a melhor?

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
4 min readJun 4, 2020

“Ain não dá para brincar hoje em dia porque todo mundo se ofende”. Se você precisa ser ofensivo, não é humor de verdade, por isso nem por um segundo concordo com esse “””””argumento”””””. Dito isso, a Comédia se encontra mesmo em um momento difícil. Estúdios não querem investir muito em filmes originais, isso afasta pessoas de talento desse gênero. Qual a última que você foi no cinema assistir uma e realmente se divertiu?

Com raras exceções, a sensação que tenho é que poucos filmes puros de comédia são lançados hoje em dia. Normalmente são as comédias dramática ou então mistura de ação e comédia, como Zumbilândia, Deadpool e vários outros.

As minhas duas comédias favoritas de todos os tempos, comédias de verdade, saíram num espaço de dois anos na década de 2000, Superbad (2007) e Se Beber Não Case (2009). A única justificativa para você não ter assistido a esses filmes é… não tem justificativa, toma vergonha na cara. Sabe quem também não viu Superbad e Se Beber Não Case? Drew Brees.

Provavelmente são as duas comédias mais populares entre as pessoas da minha geração. Eu tinha 16 anos para Superbad e 18 quando Se Beber Não Case saiu, a idade perfeita para esses filmes deixarem uma marca em mim. Vi os dois no cinema, Superbad lembro perfeitamente de uma pessoa insuportável sentada atrás de mim que já havia visto e ficava “olha essa cena agora” “agora vai ser muito bom”. Eu posso fazer uma coluna inteira de raivas que já passei no cinema, tipo a vez que quase caí na porrada com um funcionário, quando passei mal indo ver o último Senhor dos Anéis… enfim, tópico para outro dia.

Mas agora, voltando ao tópico central dessa coluna: qual dos dois é o melhor filme? Minha mente analítica estragada por 15 anos assistindo e discutindo esportes só funciona dessa forma, em comparações. Os dois são ótimos, não se trata aqui de querer diminuir um, mas é um debate que já tive algumas vezes na vida real. Para tentar ser objetivo, vou quebrar em categorias.

Personagens

Os dois filmes são liderados por trios principais e aqui, na minha humilde opinião, é uma vitória clara para Superbad. Só a presença de McLovin já desequilibra totalmente a balança. As partes dele com os dois policiais são as melhores, todas, não tem nenhuma ruim.

Vantagem: Superbad

História

Essa é difícil. De um lado o mistério do sumiço de Doug em Las Vegas, cidade que em Se Beber Não Case funciona como personagem assim como Nova York em muitos filmes. Do outro, três adolescentes correndo atrás de bebidas e perder a virgindade. O segundo é obviamente mais identificável, masdarei a vantagem aqui para o primeiro. Em Se Beber Não Case a história é mais importante, enquanto Superbad caminha de situação para situação, momento para momento.

Vantagem: Se Beber Não Case

Ambiente

De novo, Superbad é mais identificável por se passar em uma cidade normal, mas não tem como não ser Se Beber Não Case aqui. Las Vegas é um personagem do filme, seus cassinos, o deserto, tudo. Não dava para ser em nenhum outro lugar do mundo.

Vantagem: Se Beber Não Case

Momentos

Essa é difícil. Vou listar alguns momentos dos dois filmes para visualizar melhor.

Superbad

  • McLovin mostrando a identidade falsa para Seth e Evan
  • Seth e Evan conversando no campo de futebol
  • McLovin apanhando no assalto, Seth e Evan achando que ele foi preso
  • McLovin (muitos McLovin hein?) com os policiais no bar
  • Seth e Evan na 1ª festa

Se Beber Não Case

  • Viagem até Las Vegas
  • A manhã depois
  • Devolvendo o tigre para Mike Tyson
  • As fotos da noite

Olha, muito difícil. Detesto ficar em cima do muro, mas não dá pra decidir.

Vantagem: Empate

Impacto cultural

O impacto de Se Beber Não Case em Las Vegas é bem grande, parte de uma retomada da cidade. O próprio Caesars Palace era considerado decadente na época, mas impulsionado pelo filme recuperou sua popularidade. Superbad, no entanto, é muito maior. Só pela força dos memes já venceria nessa categoria, ainda contando com McLovin se tornando um dos personagens mais icônicos dos anos 2000.

Vantagem: Superbad

Placar final: Superbad 3 x 3 Se Beber Não Case

Bem, isso foi uma perda de tempo. Como os números não são definitivos, hora de ir para a tape. Vou reassistir aos dois filmes, já volto.

.

.

(Eu não reassisti de verdade, só vi umas cenas no YouTube).

.

.

Tenho o meu veredito, ele é: Superbad é um filme melhor. Se Beber Não Case é uma comédia melhor.

Superbad tem um arco de evolução, os personagens passam por momentos que os fazem mudar. Seth e Evan começam lidando com a ansiedade da separação, mas sem conseguir falar sobre ela, e no final reforçam a sua amizade.

O único personagem em Se Beber Não Case que passa por alguma mudança é Stu, que decide terminar com a sua namorada abusiva no final. Superbad é mais identificável por tocar em temas do mundo real que vivemos, mas é objetivamente menos engraçado.

Os anos 2000 ainda tem várias outras excelentes comédias como Meninas Malvadas, O Âncora, Trovão Tropical, Escola de Rock, Borat, entre vários outros. Superbad e Se Beber Não Case para mim, e a minha memória afetiva, são as duas melhores. Meu objetivo aqui era definir qual das duas é a melhor. E foi uma perda de tempo, as duas são fantásticas.

--

--