Superman ou Clark Kent: condição física de Cam Newton será crucial para sucesso nos Patriots

Gabriel Martins
CaradosSports
Published in
3 min readJun 29, 2020

E a temporada 2020 ficou muito, mas muito mais interessante.

Cam Newton assinou com o New England Patriots, contrato de um ano com muitas cláusulas de incentivo. Depois de todas as palavras de incentivo a Jarrett Stidham, Bill Belichick tomou a decisão sensata para alguém que diz querer competir esse ano. Ter Stidham como titular seria escrever tanking (ou Trevor Lawrence) nas camisas.

Agora os Patriots tem o MVP de 2015, mesmo se alcançar esse nível de cinco anos atrás seja impossível. Cam Newton pagou nos últimos anos o custo de jogar da forma arrojada como ele joga. Não me entenda errado, não é uma crítica. Tem um monte de quarterback muito inferior a ele que fica dentro do pocket e vive se machucando também. 82% das lesões na coxa e 72% dos rompimentos de ligamento no joelho ocorrem sem contato.

O sucesso de Cam Newton com o New England Patriots vai depender em primeiro lugar de quão perto ele possa voltar a ser SuperCam. Clark Kent não será suficiente.

Cam Newton não passa com precisão e antecipação o suficiente para ser um quarterback de alto nível caso sua habilidade atlética esteja seriamente comprometia. O que faz/fez Cam é o seu canhão no braço e capacidade ímpar de correr com a bola punindo defensores que tentam tackleá-lo.

As lesões de Cam Newton nos últimos três anos

  • 2019: Lesão na articulação do pé esquerdo
  • 2018: Lesão no ombro
  • 2018: Torção no joelho com danos no ligamento e cartilagem
  • 2017: Cirurgia para reparar ligamento do ombro direito

Muitos jogadores já voltaram de sequências piores, mas essas lesões em sequência cobram um preço no seu corpo. A boa notícia, e motivo pelo qual em geral estou otimista quanto ao desempenho de Cam Newton, é que ele encerrou sua temporada em 2019 após apenas duas semanas ao invés de forçar mais. Sem jogar desde setembro, Newton pela primeira vez teve tempo para se recuperar. Por isso acredito que o veremos na melhor forma física possível com os Patriots, mas será qual porcentagem do que já foi um dia?

O Carolina Panthers nunca fez um bom trabalho construindo ao redor de Cam Newton. Sim, ele venceu um MVP, mas não foi como Lamar Jackson que teve toda ajuda do mundo da excelente diretoria e comissão técnica do Baltimore Ravens. O prêmio de 2015 e ida ao Super Bowl 50 foram méritos de Cam, que passou a bola naquele ano para os WRs Ted Ginn Jr., Philly Brown e Jerricho Cotchery.

E não foi só a falta de talento ao redor dele. Em nove anos no Carolina Panthers, Ron River (head coach da franquia nesse período) nunca conseguiu encontrar um bom coordenador ofensivo. insistindo em Mike Schula por muitos anos. Não dá para mensurar o quão impressionante foi o ano de MVP dele com esse cenário. O que Bill Belichick e Josh McDaniels farão com Newton? Vai ser interessante assistir.

Cam Newton não encontrará um ataque talentoso ao redor dele. Os problemas que sabotaram Tom Brady em 2019 continuam lá. A esperança é que Edelman ainda seja Edelman, que Sanu esteja saudável e que N’Keal Harry possa jogar como um wide receiver selecionado na 1ª rodada. Se esses três caras corresponderem, dá para compensar a diferença de Tom Brady para Newton, novamente fazendo a ressalva da condição física do camisa #1.

Caso Cam Newton seja o mesmo das duas primeiras semanas do ano passado, mera sombra do jogador que teve uma das melhores temporadas de MVP da história recente da NFL, ele não ajudará muito o New England Patriots a ser competitivo. Ainda é uma opção melhor que Jarrett Stidham, claro, mas isso não é difícil. Vale a aposta de que Newton possa alcançar, não sei, 85% do que já foi um dia e contar com a criatividade de Josh McDaniels. E aí os Patriots seriam um time perigoso em 2020. De novo. Ugh.

--

--