paisagem com casas e árvores distorcida e desfocada em partes por uma lente de óculos
Foto: João Pedro Varal Tartari

Insignificância

João Pedro Varal Tartari
Caraminholas Neoliberais
2 min readSep 1, 2020

--

Por João Pedro Varal Tartari

Significado. Segundo o dicionário online de português Dicio, trata-se da “Relevância que se dá a algo; valor”. Sob uma análise da geração de conhecimentos, essa é a expressão usada para se referir às ideias que criamos sobre algo ao tentar entender aquilo com que entramos em contato.

Eu tenho me deparado com essa palavra mais frequentemente nos meus devaneios diários. Enquanto avanço na longa e tediosa jornada de refletir sobre as ações que tomei, os vídeos que vi, os textos que li, os podcasts que ouvi ou as correntes de pensamento com que eu me deparei nos mais diversos lugares da internet, é impossível não tentar procurar um significado para todas essas experiências.

Acontece que, nessa interminável busca pelo significado de tudo ou por ressignificar o que passa a perder o sentido, menos significado as coisas parecem ter e mais eu me perco no denso cinza do dia a dia.

E é neste momento já confuso que as aulas da Universidade começam a retornar. A volta às atividades surge tanto como uma colorida esperança para a monotonia das semanas inacabáveis, quanto como uma certeza de que a conquista do significado parece ainda mais distante — inalcançável, até, sob uma análise mais realista-naturalista.

Esse sentimento de falta de significado me persegue até em momentos como este: afinal, por que escrever e reescrever os parágrafos desta crônica de novo e de novo? Por que trabalhar num texto que está fadado ao esquecimento? Por que cobrar, de mim mesmo, uma produtividade que eu não consigo cumprir, preenchendo horários livres com ainda mais tarefas? E, mesmo, por que escolher estudar Jornalismo? Por que estamos aqui? Qual o sentido disso tudo?

Imagino que cada um tenha suas próprias respostas para tentar preencher o imenso vazio de sentido que surge com cada uma dessas perguntas. Quanto a mim, creio que não há explicação mais concreta do que a eterna dúvida de minha importância. Ainda assim, torço para que o significado que eu tanto busco seja maior do que a insignificância deste texto. Quem sabe…

--

--