Foto: Arquivo Pessoal.

Manifesto Caraminholas Neoliberais

Caraminholas Neoliberais
Caraminholas Neoliberais
2 min readJul 29, 2020

--

O breve texto que se segue é, antes de tudo, uma introdução a iniciativa “Caraminholas Neoliberais”: um projeto de mídia em formato de áudios a serem lançados periodicamente, em que nós, Regina Rodeghero, Abner Lopes, João Pedro Tartari e Gabriel José de Almeida, discorreremos sobre assuntos diversos. No presente manifesto tentamos esculpir grosseiramente algumas ideias gerais desta iniciativa e delimitar seu formato e conteúdo, e finalmente, esboçar seus objetivos.

Afinal, o que são Caraminholas Neoliberais? Caraminholas são mentiras, bobagens, enganações, maquinações que, no nosso caso, se fazem nos bastidores da história. As caraminholas que aqui nos propomos a identificar (e a modestamente combater) são as contadas pelos neoliberais: o indivíduo como uma empresa de si mesmo, a educação bancária, a otimização do tempo, coaches, ministros da economia… Enfim, uma série de artifícios e ferramentas através dos quais o Neoliberalismo tenta se consolidar como a única alternativa viável. Assim, o Caraminholas surge como uma série de lampejos ocasionais que vêm para iluminar a escuridão em que nos encontramos no cotidiano.

Para se compreender a gama de assuntos que serão tratados pelo CN é preciso termos em mente inicialmente, o conceito de “nomadismo psíquico”. Proposto pelo historiador Peter L. Wilson (a.k.a, Hakim Bey) dentro da sua idéia de Zonas Autônomas Temporárias, apoiado principalmente pelos escritos de Deleuze e Guattari, o nomadismo psíquico ou “nomadismo urbano” se caracterizaria pelo livre trânsito do pensamento entre diferentes áreas do conhecimento, em outros termos “(…) a possibilidade de uma visão de mundo pós-ideológica e multifacetada, capaz de se mover, de forma ‘desenraizada’, da filosofia para o mito tribal, da ciência natural para o taoísmo.” (BEY, 1985). Dito isso, entretanto, entendemos também a necessidade, em iniciativas como esta, de um formato fixo na criação e reprodução de conteúdo, um formato que permita aos receptores, ouvintes e leitores, uma maior compreensão e assimilação do conteúdo. Assim:

  1. O Caraminholas Neoliberais terá um formato pré estabelecido, dentro do qual serão trabalhados conteúdos diversos, que irão desde teorias literárias à reflexões filosóficas, numa tentativa de se locomover entre as mais variadas formas de conhecimento existente;

Contudo, mesmo buscando esse trânsito livre de desordem deliberada entre diversos tipos de saberes, algumas delimitações devem ser propostas: Podemos dizer que uma grande maioria dos assuntos tratados nesses áudios serão pautados ou alicerçados no conhecimento produzido dentro da acadêmia e vinculado em repositórios institucionais, arquivos, etc. Obviamente, pela experiência acadêmica (no sentido de vivências e não de conhecimento acumulado) de seus idealizadores — no caso, estes que vos falam e futuros entusiastas — mas também por acreditarmos que o conhecimento científico, pautado em métodos, no debate, e no respeito aos valores humanos, é um alicerce seguro na edificação da razão humana e uma ferramenta fundamental para a emancipação através do conhecimento.

--

--