Meu Retorno a Vida — por Rafael Fiorini

Carlos Torres
Carlos Torres
Published in
7 min readFeb 14, 2018

Artigo publicado nos EUA no livro Voices of Classical Pilates 2

“My Return To Life”- by Rafael Fiorini

Acredito que a definição da definição é a reinvenção. Não ser como seus pais. Não ser como seus amigos. Ser você mesmo. Completamente.

Quando eu era jovem, não tinha nenhuma noção de mim mesmo. Tudo o que eu era, era um produto de todo o medo e humilhação que sofri. Medo dos meus pais e irmãos. A humilhação dos professores da escola me chamando de “lata de lixo” e me dizendo que eu não passaria de um gordo fraco quando crescesse. E o terror total dos meus colegas da escola. Eu era ameaçado e espancado por causa de ser gordo e fraco. Eu era muito gordo e desajeitado, e quando me provocavam eu não corria para casa chorando, imaginando o porquê. Eu entendia tudo aquilo muito bem. Eu estava ali para ser hostilizado. Nos esportes eu era motivo de riso, um 0. Eu era bom na bateria, no Punk Rock por causa da raiva que preenchia cada momento da minha vida, que me tornou selvagem e imprevisível. Eu tocava com uma estranha fúria. Os outros garotos achavam que eu era louco.

Eu odiava a mim mesmo, o tempo todo. Tão idiota, eu queria falar como os outros garotos , me vestir como eles, carregar a mim mesmo com a tranqüilidade de saber que eu não iria levar porrada no corredor entre as aulas. Anos se passaram e eu aprendi a guardar isso tudo lá dentro. Eu apenas falava com alguns garotos na minha escola. Outros coitados. Alguns deles são hoje as melhores pessoas que já conheci. Bata um papo com um cara que teve sua cabeça enfiada numa privada algumas vezes, trate-o com respeito, e você terá encontrado um amigo leal para sempre. Mas mesmo com amigos, a escola era um saco. Os professores pegavam pesado comigo.

Então veio o Capitão Wagner no exército, meu orientador. Ele era um gigantesco veterano do Exército, e era assustador. Ninguém nunca conversava fora de hora em suas aulas. O Sr. Wagner pôde ver que eu estava fora de forma, e numa sexta-feira em outubro ele me perguntou se eu já havia alguma vez passado pela experiência de um treinamento físico. Eu respondi que não.

Chegou a segunda-feira e fui chamado na sala do Capitão W. depois do trabalho. Ele disse que iria me ensinar como treinar. Ele iria me colocar num programa de treinamento e me dar um soco na boca do estômago quando eu estivesse distraído no corredor. Quando eu pudesse agüentar a porrada nós saberíamos que estávamos conseguindo alguma coisa. Em nenhum momento eu poderia me olhar no espelho ou contar para os outros o que eu estava fazendo. Na academia militar ele me mostrou alguns exercícios básicos. Eu prestei atenção como nunca havia prestado antes em nenhuma coisa da minha vida. Eu não queria estragar essa chance. Semanas se passaram, e de vez em quando Sr. W. me dava uma porrada e me derrubava no corredor. Os outros soldados não sabiam o que pensar. Mais semanas se passaram, e eu estava constantemente melhorando meu desempenho. Eu podia sentir a força crescendo dentro do meu corpo.

Pouco antes do recesso de Natal eu estava indo para a aula, e do nada o Sr. W. apareceu e me deu um soco no peito. Eu ri e continuei andando. Ele disse que agora eu poderia me olhar no espelho. Fui para casa e corri para o banheiro e levantei minha camiseta. Eu vi um corpo, não apenas a casca que guardava meu estômago e meu coração. Meu bíceps inchado. Meu peito definido. Me senti forte. Foi a primeira vez que me lembro de ter tido uma noção de mim mesmo. Eu tinha conseguido algo e ninguém nunca poderia tirar isso de mim.

E então quando sai do exército eu entrei para universidade de Fisioterapia. Mas nessa época o que eu mais gostava era de pegar a estrada tocando bateria em bandas de Rock and roll. É engraçado, tive uma vida cheia de coisas conturbadas mas aprecio todas as partes dela. Demorei a aceitar que tinha um vício sério e esse é o primeiro passo. O caminho é aceitar e pedir ajuda. Eu tinha medo de ser criticado e visto como uma referência negativa. Acho muito digno assumirmos nossos defeitos e termos coragem e consciência o bastante para procurar melhorar.

Parei de tomar drogas porque estava cansado de me sentir mal, cansado e doente.

É uma questão complexa. A droga é uma coisa muito sedutora. A dependência química tem a ver com compulsão e desejo, todo mundo tem isso. Tem a ver com o desequilíbrio disso. Não tem a ver com caráter ou integridade”

Eu me lembro que foi uma guerra em minha vida. Eu costumava lutar contra a dor, mas recentemente isso se tornou claro para mim: a dor não é minha inimiga; é o meu chamado para a grandeza. Não foi antes dos meus vinte e sete anos que eu aprendi que com o método de Joseph H. Pilates eu tinha sentido um real retorno a vida, eu tinha me proporcionado uma grande bênção. Eu aprendi que nada de bom é conseguido sem trabalho e muita dedicação. Então foi quando eu tinha encontrado em Pilates o meu melhor anti depressivo que eu já conheci.

Não há jeito melhor de combater a fraqueza do que com a força. Uma vez que a mente e o corpo tenham sido despertados para o seu verdadeiro potencial, é impossível voltar atrás. Levei anos para apreciar totalmente o valor das lições que eu aprendi com o método tradicional de Joseph H. Pilates. Eu estudava e treinava muito pois treinar Pilates era uma forma saudável de lidar com a minha solidão. Eu sempre fui muito devoto de Peter Fiasca. Ele foi minha maior inspiração.

Ler seus livros e assistir seus vídeos me fez entender o que ele queria ensinar. É como ver com os próprios olhos, o coração de alguém. Peter Fiasca teve o poder de gravar vídeos incríveis, escrever contos e histórias em livros que nos envolvem da primeira até a última página, tornando-se um autor único e inesquecível!

Ele foi meu grande orientador, amigo e professor. Peter me encorajou a mergulhar profundamente no estudo do método Pilates em Seattle no Metropolitan Pilates, que é por excelência um centro de treinamento primário de certificação no método Pilates e uma escola profissional licenciada no Estado de Washington, liderada pela MASTER TEACHER Dorothee Vandewalle*Mãos de ferro e olhos de uma águia sobre os detalhes*

O olhar de Dorothee Vandewalle é tão forte que tira a estabilidade dos defeitos mais escondidos.

Peter Fiasca, Dorothee V. assim como outros professores que nos inspiram a irmos atrás, nos desenvolvermos. Eles conseguem nos fazer refletir, o que pode trazer como benefícios mudanças importantes, revoluções internas, buscas permanentes por conhecimento e crescimento.

Aprender sobre do quê você é feito é sempre um tempo bem gasto. Ó método de Joe Pilates me ensinou a viver. A vida é capaz de conduzir à loucura. Do jeito que as coisas estão hoje, é um milagre que você não esteja louco. As pessoas se tornaram separadas de seus corpos. Elas não são mais inteiras.

Através dos anos, eu combinei Estudo, Observação e TREINO em uma única força. Eu acredito que quando o corpo é forte, a mente tem pensamentos fortes. Tempo gasto longe do método Pilates faz minha mente se degenerar. Eu entro em depressão. Meu corpo desliga minha mente. Pilates nunca mente para você. Você aí e ouvir todo tipo de conversa, ouvir falarem que você é um deus ou um total bastardo. Pilates sempre vai dizer a verdade na sua cara. Pilates é o maior ponto de referência, é o que nos dá a visdo todo. Está sempre lá, como um farol na escuridão. Eu encontrei em Pilates o meu maior amigo. Ele nunca surta comigo, nunca foge. Amigos vem e vão. Mas um Hundred é sempre um Hundred!

Release:

Rafael Fiorini éProfessor de Pilates certificado pela renomada mestre professora Dorothee Vandewalle no Metropolitan Pilates em Seattlle que é um centro de treinamento primário de certificação no método Pilates e uma escola profissional licenciada no Estado de Washington. Estudou por um longo tempo com o professor master treiner Peter Fiasca. Rafael é Fisioterapeuta e estudante em Técnicas de Pilates tradicional, sócio-proprietário do Pilates estúdio controle e arte em Peruíbe -SP, estúdio existente com 10 anos de experiência. O Pilates estúdio controle e arte oferece seminários de educação continuada e também o programa de certificação de professores sempre usando técnicas e ensinamentos bem próximos do trabalho original de Joseph Pilates. Rafael Fiorini trabalha levando a mensagem sobre a técnica tradicional de Pilates através de workshops e seminários pelo mundo a fora.

Entre em contato comigo: rafael.fiorini.pilates@gmail.com

Intagram: pilatesrafael (Rafael Fiorini) — Facebook: Rafael Luis Fiorini

“Postei este artigo em meu canal por conhecer a história do Rafael de forma vivencial. Através dele aprendi muito sobre o que significa a palavra superação. Exemplos são exemplos, palavras são apenas palavras.” — Eu sou Carlos Torres — escritor e mensageiro

--

--