Acessibilidade no WWDC 2018!

Ilana Concilio
Carlos Kill Mag
Published in
4 min readJun 12, 2018

Quarta-feira (06/Junho) foi o dia dos get-together no WWDC. Esta é a oportunidade de conhecer outras pessoas de interesses em comum. O centro de convenções fica agitado, com encontros sobre Machine Learning, Realidade Aumentada, Jogos, Saúde & Fitness, Tecnologia Acessível & Design Inclusivo e Apps para o Mundo. Neste último, desenvolvedores discutem sobre oportunidades e perspectivas do mercado de trabalho em países como China, Índia, Ásia, América Latina, Oriente Médio, Rússia, Turquia e África.

Um get-together muito interessante foi o de Tecnologia Acessível & Design Inclusivo. Eram mesas grandes divididas em áreas específicas: Inovação em Acessibilidade, Entretenimento Acessível e Educação Acessível. É incrível o que desenvolvedores podem fazer para ajudar na inclusão digital de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Na parte de Inovação em Acessibilidade, foram apresentadas algumas aplicações muito legais de comunicação assistiva para interação de pessoas com dificuldades motoras com os dispositivos.

O Viso é um aplicativo para Mac que permite ao usuário digitar textos através das expressões e movimentos faciais. O Talkative é um aplicativo para iPad que permite ao usuário se comunicar através de pranchetas com imagens e um teclado. Desenvolvido por Arthur Alvarez, Elias Ayache, Juliana Salgado, Pedro Figueiredo, todos ex-alunos da Apple Developer Academy do Instituto de Pesquisas Eldorado em Campinas — SP, este app suporta tanto controle por toque quanto por gestos faciais como movimento das sobrancelhas e piscar dos olhos, também reconhecidos pela câmera do dispositivo.

Inovação em Acessibilidade: Viso
Inovação em Acessibilidade: Talkative

O aplicativo Seeing AI também chamou a atenção de muita gente! Ele tem vários recursos para auxiliar pessoas com dificuldades visuais em várias situações. O usuário aponta o celular para o texto, o app captura e faz a leitura automática em voz; ao tirar foto de alguma pessoa, ele apresenta a descrição física como idade (aproximada rs), cor de cabelo e estado emocional; o app captura e fala também os nomes das cores e alguns objetos a partir de imagens e códigos de barras.

Inovação em Acessibilidade: Seeing AI

Na parte de Entretenimento Acessível, foram apresentados um teclado acessivel em braile que permite ao usuário interagir com softwares de vídeo no iPad e um aplicativo para celular que realiza a tradução automática de filmes para qualquer idioma. Os desenvolvedores deste segundo afirmou que já estão em contato com estúdios de para negociar a distribuição e teste do sistema em salas de cinema na Califórnia.

Entretenimento Acessível

Tinham também alguns aplicativos educacionais para iPad sendo apresentados na seção de Educação Acessível.

Educação Acessível

Este get-together ficou lotado do começo ao fim, contando inclusive com a presença de alguns usuários finais com dificuldades de visão e seus lindos cães guias ❤!

Carlos Kill é paratleta, bicampeão mundial por equipe pelo Brasil no Campeonato Mundial de Surf Adaptado (2016/17). A revista é um esforço coletivo e colaborativo de levar Kill à edição de 2018, em dezembro. Acompanhe a preparação do atleta nas redes sociais.

INSTAGRAM | FACEBOOK | APOIE

--

--