Brasil: Desvantagens econômicas e educacionais

Fernando do Carmo
carmodivita
Published in
2 min readJun 4, 2017

Como conseguir a mesma educação de qualidade dos países europeus, em um país que a moeda vale três vezes menos?

6º dia

Seria ingratidão reclamar que, devido a situação econômica, a educação e cultura brasileira, me deixa em desvantagem em relação aos países europeus? É lógico que isso é um fato conhecido por todos, tanto que muitos brasileiros fazem o possível para ir morar na Europa ou nos Estados Unidos, mas se ao invés de fazermos essa comparação do Brasil com os países europeus, utilizarmos os países da Africa, Ásia, Oriente Médio, ou até mesmo os da America do Sul e Central, sentiríamos a mesma intensidade de injustiça do que quando estamos olhando para nossas fraquezas?

Não sei qual desses modo de observação devo escolher, se agradeço por ter tido a oportunidade de morar num país como o Brasil, não passar fome, ou estar fugindo de guerra e ter tido a oportunidade de educação universitária, ou se fico triste por ter que trabalhar de 3 ou 4 vezes a mais que as pessoas da zona do euro, libra ou dólares, para ganhar a mesma quantidade de dinheiro, para que eu possa investir em viagens, alimentos e educação, que alias, nesses países também tem as melhores universidades do mundo, outro motivo para nossas desvantagens.

Tenho pensado bastante sobre a possibilidade de fazer um intercâmbio na Europa, aprender inglês, arrumar um certificado que me possibilite disputar uma vaga em alguma universidade da Inglaterra, ou outra de ótima qualidade. Tenho acreditado cada vez mais que meu maior desejo e objetivo é obter conhecimento para tentar resolver os problemas de nossa sociedade.

Além de estudar sozinho, o que tenho feito por anos, como uma pessoa que nasceu com essa desvantagem econômica e educacional, em relação aos países do primeiro mundo, mas em vantagem dos países africanos, asiáticos? Como tentar equilibrar essa desigualdade, sem ficar fazendo o papel de vítima? Seria aproveitar a vivência do ambiente do qual estou inserido para já começar a resolver esses tais problemas que gostaria de solucionar?

Infelizmente não consigo responder a tal questão, e toda vez que fico indeciso sobre essas questões, digo que é por falta de mais conhecimento, que não tenho aqui no Brasil, etc e etc…Não quero essa resposta como um impedimento, mas também não quero trabalhar 3 anos para obter o mesmo que um europeu vivendo por 1 ano, claro, estou fazendo apenas uma conversão monetária, sem levar em conta o custos de vida do país. Por enquanto o único caminho do qual estou seguindo, é continuar estudando por conta própria, enquanto guardo dinheiro para um possível intercâmbio.

--

--

Fernando do Carmo
carmodivita

Estudante de Jornalismo. Pesquisa e discute novos modelos de negócio para sustentar a profissão na era digital.