Encontrando o trabalho da sua vida

Fernando do Carmo
carmodivita
3 min readMay 31, 2017

--

2º dia

Continuando minha experiência de escrever um texto por dia, mesmo que não tenha um assunto especifico, até que crie o hábito de escrita.

Ontem contei um resumo extremo de como estou me iniciando no estilo de vida minimalista, hoje pretendo melhorar minha lista de objetivos pessoais, refletir profundamente até chegar na resposta sobre qual profissão sentirei maior satisfação ao usar meus talentos. Claro, também estou buscando descobrir quais esses talentos, acredito que muito de nós estamos nessa busca, outros acabam não procurando direito e acabam trabalhando nas profissões que os amigos ou os parentes escolheram para eles.

Também temos a grande maioria de pessoas que, devido a falta de oportunidade e por necessidade, não pode se dar ao luxo de escolher um trabalho que lhe satisfaça. É triste sabe disso, mas também temos que entender que essas pessoas precisam urgentemente cuidar de sua família, se alimentar primeiro, o que provavelmente aconteceu com nossos pais, avós e antepassados.

Entre aqueles que tem essa oportunidades, temos uma imensidão de pessoas confusas devido a inúmeras opções de carreiras profissionais. Além disso, temos uma formação escolar que não nos ensina pensar, ou descobrir quais nossos talentos, mas tentam nos transformar em pessoas de gostos e habilidades iguais. Uma criança, ou adolescente com habilidades para artes, outras com habilidades matemática, outras com interesses ecológicos, são todas educadas por um sistema padronizado, que moldam seus corpos e mentes para a necessidade emergencial do mercado.

Enfim, me sinto como uma dessas pessoas perdidas, ou melhor, não totalmente, pois estou há 8 anos tentando me encontrar. Sim, as vezes demora todo esse tempo, e nesse meio tempo trabalhei em diversas profissões, como analista de suporte, técnico de urna, jornalista, ajudante de pedreiro, gerente de restaurante temporário, ajudante de restaurante, panfletagem de escola de programação, entre outros. Depois de todo esse caminho, me formei em jornalismo, mudei de cidade, e agora tenho uma vaga noção do que me satisfaz. Também quero dar credito para o canal do youtube School of Life, que graças as suas aulas filosóficas ajudaram clarear meus pensamentos, e ao livro “como encontrar o emprego de sua vida”, também da SOF.

O livro não dá uma solução, nem se propõe a isso, apenas utiliza de fatos históricos e pesquisa com profissionais, afim de ajudar a descobrir qual nosso talento pessoal. Um dos exercícios propostos, do qual mais me surpreendeu, foi fazer uma linha do tempo com todos os empregos que passamos durante a vida, e especificar qual o motivo que nós fizeram escolher trabalhar nessa área ou empresa e também qual motivo nos fizeram largar. Depois disso, fazer uma comparação e encontrar similaridades.

Minha linha do tempo: Confusa, mas com um ar de complexidade: Em azul os trabalhos em vermelho os motivos

Depois de colocar isso em papel, constatei o que já imaginava, mas não tinha a ideia clara, que tenho grande desejo por empreendedorismo, desafio, pesquisas e busca por conhecimento, contar e ouvir histórias de pessoas e também ajudar outras pessoas com seus próprios sonhos. Ainda há um longo caminho pra percorrer, mas graças aos últimos dias percebi que o meu objetivo não vai ser descoberto através de uma meditação profunda com meu interior. Novamente graças ao SOF, sei que o melhor a se fazer é seguir esse mapa, não tão sistematicamente, mas confrontando o mundo, procurando meu caminho por tentativas e erros. E essa experiência de escrever diariamente um texto sem motivação especifica, é uma dessas tentativas.

--

--

Fernando do Carmo
carmodivita

Estudante de Jornalismo. Pesquisa e discute novos modelos de negócio para sustentar a profissão na era digital.