Minimalismo

Fernando do Carmo
carmodivita
Published in
2 min readMay 31, 2017

Há poucos dias assisti na netflix, o documentário “minimalism”, que apesar de já conhecer em teoria desse estilo de vida, nunca havia colocado o estilo em prática. Como na maioria dos meus projetos, fico inspirado no início, mas acabo desistindo alguns dias depois.

Mas nessa última vez, fiquei com a ideia na cabeça, principalmente por causa do momento que estou passando na vida. Terminei a faculdade de jornalismo mudei para São Paulo, afim de começar correr atrás dos meus sonhos e objetivos profissionais, e após quatro meses morando aqui, continuo perdido e sem saber o que fazer, ou como fazer pra descobrir meus talentos e como utilizá-los.

Talvez por isso a mensagem do minimalismo de que devemos nos livrar de tudo que não é útil para nossa vida, tudo que atrapalhe nossa capacidade de priorizar os objetivos acabou sendo mais forte que das últimas vez que ouvi falar dele, e dessa vez decidi por em prática.

Aliado a isso, me comprometi a não tomar bebida alcoólica por 30 dias, não que eu seja dependente, mas depois de ouvir muitas pessoas dizendo que bebem com os amigos para se divertir, decidi que não queria utilizar a bebida como muleta para definir se eu me divirto ou não. Faz 15 dias que continuo saindo com meus amigos e estou bem orgulhoso por ter essa “liberdade”.

E pra fechar a mudança, comecei escrever diariamente, iniciando hoje, sobre esse meu processo de mudança, sobre a luta com meu psicológico tentando sair da zona de conforto e parar de me sabotar. Sempre quis escrever um livro, e acho que esse projeto pode ser uma oportunidade de iniciar por esse caminho.

1º dia

Comecei seguindo os 21 passos, um passo por dia, especificados no site theminimalists.com para dar início ao estilo minimalista. Depois de escrever a lista de objetivos da minha vida, hoje fiz passo listado no “Dia 7”. Que é empacotar todos os pertences e ir desempacotando apenas quando fosse surgindo a necessidade de um pertence. Assim, podemos descobrir quais produtos são uteis em nossa vida, e quais são supérfluos, ou que guardamos apenas para no caso de um dia haja utilidade.

--

--

Fernando do Carmo
carmodivita

Estudante de Jornalismo. Pesquisa e discute novos modelos de negócio para sustentar a profissão na era digital.