Escreva seu romance em 30 dias, pergunte-me como!

Carnavalhame
carnavalhame
Published in
3 min readApr 16, 2022

Frequentemente recebo, no meu instagram, posts patrocinados prometendo a oportunidade única de escrever um romance em pouco tempo, em em oficinas cujo preço mostra que o promotor desconhece a realidade dos artistas. Pois bem, eu dou aulas de escrita criativa e, tirando a parte da dor de cotovelo porque esses gurus têm grana pra investir em marketing, me choca a irresponsabilidade de uma promessa tão desprovida de senso de realidade.

É possível escrever um romance em 30 dias? É. Meu segundo romance escrevi em 10, mas isso não se deve a um poder que eu detenho, se deve à natureza do meu processo criativo. Explico: o livro em questão tem como narradora e protagonista uma jovem negra e, durante a trama, relato episódios de violência misógina e episódios de surto. Comecei a me envolver com os temas em questão mais de uma década antes de Leandra, a protagonista, ser criada para contar a história.

Meu envolvimento com os temas não teve nada a ver com o planejamento de um romance, mas foi determinante para que eu conseguisse escrever tão rápido. É mais ou menos o mesmo processo de quando alguém escreve sobre si mesmo — o maior trabalho é resgatar a memória e organizar as ideias. Então sim, é perfeitamente possível escrever um romance em 30 dias, mas… você garante o resultado final?

Algumas pessoas podem conseguir realizar todo o trabalho de pesquisa, criação de personagens, linha do tempo e todos demais processos para finalizar a obra nesse prazo, mas não é uma promessa que possa ser feita a todos. Como você pode prometer que seu aluno vai escrever um romance em 30 dias sem considerar a realidade dele? Uma pessoa que trabalhe turno integral e estude à noite, ou que tenha crianças em casa, entre tantas outras possibilidades, como essas pessoas conseguirão o tempo necessário para desenvolver uma narrativa longa?

É comum, nas minhas oficinas, que os alunos perguntem quanto tempo leva pra escrever um romance. A resposta é sempre frustrante: depende. Mas é a realidade, porque tanto depende muito de muita coisa que cada escritor e escritora tem tempos diferentes pra cada livro; não à toa tem autores que levam anos entre um livro e outro e autores que lançam novas obras frequentemente.

O melhor conselho que posso dar sobre o tema é: descubra seu próprio processo e invista em oficinas sérias — que tem aos montes por aí. Não se deixe enganar por promessas mirabolantes. O mesmo vale para editoras, mas isso já é outro assunto.

Se você gostou, siga nossas redes, compartilhe nosso conteúdo :)

Facebook || Instagram

--

--