Exercício — Mapa das oportunidades
Aug 23, 2017 · 2 min read
Bom, como ainda estou na fase de pesquisa/descoberta para melhorar o recorte do tema, senti um pouco de dificuldade em responder as perguntas pois elas, na minha visão, exige que você já tenha mais definido o que será seu “produto”.
Por isso respondi apenas baseando na questão do tema.
- Quem está fazendo algo parecido com o que você quer fazer? Como ainda não sei exatamente o que quero fazer, foi meio difícil responder essa pergunta. Não me atentei tanto ao suporte ou produto em si, mas sim no conteúdo.
O mais comum é encontrar blogs que descrevem costumes, rituais e culinária. Mas de uma maneira muito impessoal e puramente informativa. Senti falta de encontrar “alguma” coisa com a qual eu me conectasse realmente.
2. Procure sua turma. Quem são as pessoas que você quer ter por perto? Não sei. No momento só consigo pensar:
- Quem tem muito contato com a cultura (seja idosos que vieram do japão ou jovens que frequentem lugares/eventos específicos)
- Descendentes que não possuem muito contato (para identificar demandas e/ou soluções)
3. Faça um quadro comparativo entre suas referências. Bom…
- As histórias preferidas das crianças japonesas: o livro é para o público infanto juvenil, mas isso não impede que adultos possa aproveitar também (saudosismo ou transmissão para seus próprios filhos). É algo que pode ser aproveitado pela família toda (construção de um “ritual” familiar). Alcance da divulgação é baixo (demorei pra encontrar um exemplo legal e, em quase todas as lojas online, o produto está indisponível).
- Dooyoo: se assemelha muito com o exemplo anterior no que diz respeito ao público e à capacidade de atingir adultos também. Porém se trata de um suporte do meio digital (um post de um site especialidade na cultura oriental).
- As quatro estações e outros hakais: o produto é um livro com um tipo de poema característico da cultura japonesa. A publicação visa atingir publico adulto ou jovem-adulto. Pelas imagens, o livro é carente de elementos visuais complementares que poderiam tornar a experiência mais rica.
- Outra coluna (blog associado à página do facebook Perigo Amarelo): blog que discute várias questões pertinentes e problemáticas no que diz respeito á cultura oriental (e preconceito). O grupo do face é bem heterogêneo, com descendentes bem ativos ou não, não descendentes, etc.
