Manual de Marca para leigos

Para sanar as primeiras dúvidas

Beatriz Marassi
Caronte Design
4 min readJul 28, 2020

--

O que é um Manual de Marca?

Manual de Marca é um documento que direciona a forma correta de aplicar a identidade visual de uma marca garantindo unidade na comunicação e nos produtos de uma mesma organização.

Por que eu preciso disso?

Uma história de terror baseada em fatos reais:

Você contrata um grupo de profissionais para fazer a marca da sua empresa. Investe recursos, disponibiliza tempo e base de dados para que estes profissionais executem algo coerente com os valores da companhia. Você aprova o trabalho e...

…eles enviam o arquivo da logo apenas.

Você com o desafio de mudar a sinalização da empresa, redes sociais, uniformes dos colaboradores, fachada da recepção envia este único arquivo para 3 fornecedores diferentes.

Passado o prazo da entrega percebe que a aplicação na placa está diferente da aplicação nas redes sociais e que está diferente do folder e do cartão de visitas. Parecem marcas diferentes.

Isso é mais comum do que você imagina!

Acontece porque muitas vezes o grupo de profissionais responsáveis pelo projeto da marca não é o mesmo que vai utilizá-la no dia-a-dia. Por isso monta-se uma espécie de roteiro com o que deve e não deve ser feito com a logo para que outro profissional possa segui-lo quando for aplicar a marca, minimizando as chances de erro e de divergências com o projeto inicial.

Ainda que seja o projeto de um colaborador interno fixo, o Manual de Marca assegura que no caso de falta deste profissional um outro pode assumir as demandas.

Componentes do Manual de Marca

Tudo que compõe a estrutura da marca e orienta a sua aplicação deve ser contemplado no documento. Cores, tipografia, grade de construção, o que fazer e o que não fazer.

Os componentes do manual vão de acordo com a necessidade e ramos de atuação do seu negócio. O manual de marca da NASA, por exemplo, apresenta orientações para aplicação da marca em satélites espaciais:

O manual de marca da NASA apresenta instruções precisas sobre a aplicação em diversos meios de transporte e satélites espaciais.
Manual de marca da NASA. Veja o PDF completo aqui.

Se é uma empresa de transportes rodoviários o manual pode prever a adesivagem da frota de automóveis, se os seus colaboradores trabalham uniformizados se prevê a aplicação nas roupas. Em alguns casos de empresas maiores o Manual de Marca prevê inclusive o tom de voz que a marca vai assumir com o público.

A Logo

Primeiro apresenta-se a marca e suas versões.

Neste caso do Samu 192, retirado do Manual de Identidade Visual da companhia, há uma breve explicação sobre o símbolo e uma apresentação das duas versões da marca: horizontal e vertical.

Imagem extraída do Manual de Identidade Visual da Samu 192. Projeto foi desenvolvido pela Master Comunicação.

Área de proteção e redução mínima

É importante preservar uma área livre ao redor da marca e também estipular o máximo que a marca pode ser reduzida. Este fator varia de acordo com a necessidade de cada projeto, para isso é importante fazer testes no digital e no impresso de aplicações reduzidas e garantir a legibilidade nos valores informados.

Este material foi extraído do manual da marca Spotify.
Esse material foi extraído do Guia de Uso de marca: Instagram.

Cores Institucionais

É importante listar todas as cores institucionais e apresentar os valores em RGB e CMYK para evitar alterações ou composição livre.

Este material foi extraído do Manual de Marca da Oi. Projeto desenvolvido pela FutureBrand.

Tipografia

É importante prever tipografias para a comunicação da marca, sendo uma delas uma fonte de sistema para evitar conflitos em alguns suportes.

Usos Indevidos

Nessa parte do manual são apontados os erros mais comuns como: distorções, alterações cromáticas, alterações de tipografia, aplicações de efeitos e outras ocorrências que podem danificar a logo.

Material Extraído do Manual da Marca da Mastercard, 2016.
Este material foi extraído do manual da marca Spotify.

Avalie as necessidades do seu negócio para entender a cobertura que este documento precisa te oferecer. Se atentar ao processo de concepção da logo é importante, mas não deixe de lado os desdobramentos: orientações sobre aplicações, arquivos para on e off-line e estruturas de composição como cores e tipografia.

--

--