Banimentos

Atheris L.
CarpeNoctem
Published in
4 min readMay 23, 2020

Saber realizar bons banimentos é geralmente uma das bases de qualquer sistema de magia. O banimento não só possibilita remover do espaço de realização da magia (seja um local reservado ou um círculo mágico) todos os elementos indesejados que podem interferir na prática como também servem de proteção para o magista e o colocam mais rapidamente em transe e concentração.

Banimentos podem também ter uma finalidade específica como balancear a mente ou limpar uma energia/pensamento específico. Algumes magistas realizam banimentos diários para facilitar a meditação ou manter o espaço mágico energeticamente limpo, por exemplo. Nesse sentido você pode usar banimentos para remover pensamentos limitantes que atrapalham sua prática mágica.

Na maior parte dos rituais é recomendado um banimento antes e depois.

Magistas como Peter J. Carrol criaram um “passo-a-passo" de como criar seu próprio banimento em basicamente quatro passos:

  1. Utilizando o dedo indicador ou uma arma magia (varinha, athame etc) delimita-se uma grade/barreira tridimensional que o protegerá;
  2. Após isso é necessário decidir para que a barreira servirá, o que deverá banir e quais elementos podem entrar ou permanecer;
  3. A barreira é reforçada com símbolos ou imagens que ajudem na visualização do intento, como símbolos de proteção (runas, pentagramas);
  4. O magista aspira o vazio, parando de pensar por algum tempo ou visualiza fortemente durante transe toda energia indesejada indo embora.

Analisando esse sistema proposto por Carrol é possível compara-lo com métodos utilizados por pagãos, por exemplo, que começam com a abertura do círculo mágico (1), utilização de pedras, velas ou sal para delimitar o círculo (2), rimas recitadas para chamar os elementos ou bani-los (3), visualização da energia indesejada saindo (4).

Como dito antes, vários sistemas mágicos utilizam o banimento antes de qualquer ritual ou até mesmo diariamente, não necessariamente utilizando-se do nome “banimento”, por isso o banimento não se limita a uma prática meramente cabalística ou caoista como muitos pensam. É fácil de encontrar músicas pagãs com finalidade de banimento (🌀) ou atitudes cotidianas que funcionam como bons e simples banimentos.

Mas para ajudar novates e perdides abaixo terão duas ótimas técnicas bastante utilizadas e conhecidas de banimento:

Banimento Pagão por Scott Cunninghan

Vários autores de magia e ocultismo escrevem sobre seus métodos de criar círculos mágicos e de banir. Scott Cunning com sua abordagem mais livre da diversas opções a bruxes e pagãos sobre o que utilizar para delimitar o círculo (velas, barbante, sal, runas) e insere ideias de banimentos simples onde o magista anda em sentido anti-horário do círculo batendo palmas/pés e recitando rimas para banir e acessar o poder necessário para o futuro ritual. Também pode-se desenhar pentagramas nos 4 pontos cardeais de acordo com o que deseja banir ou convidar.

Ritual Gnóstico do Pentagrama (RGP)

  1. De pé, para qualquer direção que prefira.
  2. Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “I”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da cabeça.
  3. Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “E”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da garganta.
  4. Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “A”, enquanto visualiza uma energia radiante na região do coração e dos pulmões, que se espalha para os membros.
  5. Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “O”, enquanto visualiza uma energia radiante na região da barriga.
  6. Inspire profundamente. Exale lentamente, sustentando o som “U”, enquanto visualiza uma energia radiante na região entre a genitália e o ânus.
  7. Repita o 6). Então o 5), 4), 3), 2), repetindo de trás para frente, até chegar à cabeça.
  8. Inspire profundamente. Exale lentamente, repetindo o mantra IEAOU, enquanto desenha o pentagrama no ar, com o braço esquerdo. O pentagrama deve ser visualizado com muita nitidez.
  9. Vire para o próximo quadrante e repita o 8), então, desenhe os pentagramas restantes com os mantras e as visualizações, até chegar ao ponto de partida.
  10. Repita os números 2) até o 7), inclusive.

Mas não deixe de lembrar que banimentos podem ser feitos com músicas, gestos, incensos e outras coisas. Existem muitos e muitos métodos, dos mais complexos aos mais simples e cada magiste utiliza aquele que se sente mais confortável e acredita ser mais eficaz. Espero que com esse artigo eu possa ter ajudado você a entender mais sobre a pratica do banimento na magia!

Bibliografia:

  • Liber Null e psiconalta
  • O guia essencial da bruxa solitária
  • IOT Sulamericana (liber rgp)

Gostou do artigo?

  • Deixe de 1 a 50 “palminhas” de acordo com o quando você gostou!
  • Algum feedback ou crítica? Adoraríamos ouvir
  • Deseja publicar ou se tornar parceiro aqui no Carpe Noctem? Mande seu texto para o nosso email ou outra rede social.

Nunca se esqueça que a vida é curta, aproveite a noite

--

--

Atheris L.
CarpeNoctem

Feiticeira alinhada ao caoismo com interesse em formas de magia relacionadas a morte e cultura moderna. Meu objetivo é conseguir difundir conhecimento.