O que é um feedback? | Série sobre Feedback

Faz um tempo que sinto vontade de escrever um pouco sobre alguns pontos que aprendi sobre Feedback no último ano. Finalmente tirei essa vontade do plano das ideias e resolvi compartilhar com você.

O bom e velho feedback que todo mundo fala, mas que nem todos sabem do que estão falando. ;) O feedback é uma ferramenta muito importante para entender como as pessoas a sua volta te percebem, onde você pode melhorar, os comportamentos que você deve continuar tendo e até intensificar. Se você quer saber mais sobre isso, me acompanhe nesta leitura.

Vamos começar pela sua definição. Depois de um certo tempo e várias conversas sobre o assunto, cheguei à seguinte:

Feedback é a sugestão para reforçar ou melhorar um determinado ponto.

Depois que cheguei a essa definição, identificar um feedback foi mais fácil para mim. Inclusive feedbacks que não estavam bem estruturados na cabeça do locutor, que precisavam de esclarecimentos para de fato serem eficazes.

O bom feedback costuma ser aquele que vem baseado em 3 pontos principais: os dados que recolheu de um fato, a história que construiu sobre aquilo e o raciocínio até conclusão que chegou. Vamos a um exemplo para deixar as coisas mais claras.

João diz: Na atualização que você deu na reunião hoje, achei que você não foi claro no que falou. Pareceu que você estava disperso.
Pedro: Obrigado, João. Não tinha percebido isso, vou tomar mais cuidado.

Vamos destrinchar este feedback. João utiliza um fato que aconteceu para dar o feedback, o que é muito bom, pois permite ao Pedro corrigir esse comportamento na próxima reunião. Quanto mais rápido o feedback é recebido, mais rápido é possível melhorar. O fato mostrado também é muito importante pois ajuda quem está recebendo o feedback a pensar no contexto do momento em que o fato ocorreu. A proximidade entre o momento do feedback e o exemplo facilitam a recuperação desse contexto. Outro ponto importante foi mostrar o que foi mais marcante e como se chegou àquela conclusão a partir do que foi observado. Além disso, a forma de sugestão que João usa ajuda na recepção de Pedro, pois não é uma imposição, mas sim um conselho que pode ser seguido ou não.

Já do lado do Pedro, o agradecimento foi muito importante, pois incentiva João a conversar com o companheiro de trabalho quando tiver um ponto que acredita ajudá-lo de alguma maneira.

Este foi um feedback de um ponto em que Pedro pode evoluir. Muitos vêem feedback como presente, pois a pessoa que está te dando acredita que vai te ajudar de alguma maneira, então agradecer é sempre importante em todos os casos. Isto não significa, no entanto, que o presente será utilizado pois pode não servir muito bem. Também existem casos em que o feedback é uma sugestão para mantermos um comportamento ou aumentá-lo.

Pedro: Eu assisti sua palestra hoje, achei que seus exemplos são muitos bons, o que tornou o assunto mais fácil de se entender.
João responde: Muito obrigado.

Neste feedback novamente vemos o padrão de ter: um fato, a história que se criou e a conclusão a que se chegou, não necessariamente nesta ordem. Muitas pessoas só conseguem ver o elogio nesta frase, e isso é comum. O feedback se encontra nos detalhes que fundamentam os elogios, pois explicam o que exatamente foi muito bom na palestra.

Ao fim dessa leitura fica claro que temos dois tipos de feedbacks, aqueles que reforçam um comportamento e os que sugerem um ponto de melhora. Além disso, eles têm uma estrutura que ajuda na compreensão de quem o recebe, facilitando bastante. Esses são alguns pontos que me fazem gostar tanto de feedback, mais ainda existem vários outros que pretendo falar sobre em breve.

Essa foi a conclusão que cheguei baseado em muita conversa e leitura, o que você achou sobre ela? Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo da maneira que você puder para me dar o seu feedback. :) Se gostou, compartilhe para que mais pessoas possam saber dessas maravilhas também.

Pretendo falar mais sobre feedback em outros momentos: como dar feedback, como recebê-los, como pedir, mas essas são cenas dos próximos episódios. Até lá! o/