A vida além da Comunicação

Jornalismo UNIFAAT
Carreiras e Profissões
2 min readSep 23, 2019

Elaine Lina conta como que a área da comunicação interviu em sua vida de levar seus conhecimentos ao público. Por: Vinicius Gustavo

Todo negócio precisa de uma boa reputação para ter sucesso. Na medida em que uma empresa cresce, ela tem cada vez mais destaque na comunidade em que está inserida. Toda organização possui um público de pessoas onde ela precisa ser relacionar, e um trabalho de Relações Públicas bem-feito permite que o público compreenda o que sua empresa tem a oferecer. Nesse contexto, se encontra Elaine Lina, que é professora universitária há 13 anos nas áreas de Comunicação, Marketing e Recursos Humanos, e atua em sua empresa RHF Talentos, que é uma franquia.

Elaine desde sempre teve uma aptidão e uma paixão pela área da comunicação, porém não se via trabalhando nessa área: “Eu não me via trabalhando com a comunicação mediática, a minha comunicação era voltada para área coorporativa”. Elaine começou sua faculdade tarde, diferente de quem termina o Ensino Médio e vai direto para uma universidade. Como ela já tinha experiência coorporativa em diversas áreas de uma empresa, fez diversos testes vocacionais e conversou com profissionais da área, decidindo juntar as suas experiências e a área da comunicação e seguir na área de Relações Públicas.

FGestora de Recursos Humanos e Comunicação Interna na RHF Talentos — Unidade Atibaia

Elaine cita que já atuou como coordenadora de RP numa comissão da OB em São Paulo, já teve uma agência de RP com forte atuação na área de assessoria de imprensa, enfim, já atuou em diversas frentes na área da comunicação. Hoje ela possuiu uma empresa de consultoria de recursos humanos. “Eu trago pra dentro da área de RH toda a minha expertise de comunicação coorporativa com publico interno, facilitação de relacionamento dentro uma empresa, sou uma consultora para empresas nesses segmentos, de gestão de pessoas pela vertente da comunicação”.

Sua matriz RHF Talentos fica em Curitiba, é a maior rede online de recursos humanos. “Eu escolhi essa marca por ser muito forte conciliada, por ter uma boa estrutura para eu poder desenvolver meu trabalho em Atibaia, que é atingir 12 municípios”. Seu projeto se desenvolve na inclusão de pessoas com deficiência (PCD), firmando uma parceria com a rede. “A ideia é desenvolver uma série de ações para incluir essa população nas empresas, encaminhado para empregos e facilitando a adaptações delas nas empresas”.

Além disso, Elaine ressalta que está organizando encontros com apoio de algumas instituições, como APAE, APA, e algumas associações. “O intuito é ampliar e amplificar o máximo a discussão do espaço público de pessoas com e sem deficiência (…) ele ainda está no inicio, mas já têm ocorrido bons frutos”.

--

--