As artes plásticas, o público sensível e a força das mídias sociais no Brasil

Jornalismo UNIFAAT
Carreiras e Profissões
2 min readOct 3, 2019

A atuação do profissional em diferentes campos retrata a necessidade do desenvolvimento de uma sociedade sensível às artes e da eficaz potencialização do quarto poder

O artista plástico tem a liberdade de criar suas próprias obras, utilizando elementos visuais como desenhos, ilustrações, pinturas, gravuras ou colagens. O profissional também tem a possibilidade de atuar na restauração de peças e objetos antigos, estamparia, na ilustração e criação de desenhos, revistas e jornais ou ainda, seguir carreira acadêmica e licenciatura para lecionar alunos.

Professor de artes e artista plástico Edson Beleza

No Brasil, principalmente na capital paulista, encontramos diversas galerias e salões de arte, entretanto um número relativamente baixo de público e poucas pessoas interessadas. Assim, se faz necessária a construção de uma sociedade moderna com um senso crítico e criativo desenvolvido e uma sensibilidade às diferentes artes.

A educação surge como alternativa e solução para a criação, expansão e evolução dos indivíduos que compõem essa sociedade moderna. Não é possível apreciar algo que não é de conhecimento da grande massa. Os artistas precisam de um público que além de conhecer, seja sensível a ponto de apreciar, valorizar e comprar um trabalho artístico.

As mídias sociais tornaram-se importantes aliadas para a promoção e divulgação de projetos e obras de arte. Uma divulgação eficaz, realizada por meio dos principais meios de comunicação, disseminadores de conteúdo, entretenimento e informação, viabiliza a formação de um público novo e diferenciado. A viralização de conteúdos, que envolvem obras de arte de diferentes períodos históricos, impulsiona a mídia espontânea e enfatiza a força que o quarto poder, a mídia, assume significativamente no país e no mundo.

Por fim, em meio à falta de espaço e a invisibilidade de parte dos artistas amadores e profissionais brasileiros, a mídia se tornou uma forte, importante e impulsionadora ferramenta. A educação entra como protagonista no incentivo à cultura e na criação de uma sociedade sensível no país, viabilizando espaço para a profissão.

--

--