“Na Quebrada”: projeto social mobiliza jovens e adolescentes na região

Jornalismo UNIFAAT
Carreiras e Profissões
2 min readOct 1, 2019

A incubadora criativa desperta os alunos para intervenção por meio de políticas socioculturais

Por Maria Júlia Cabral

O projeto “Na Quebrada” nasceu de uma vivência extensa e de um senso de missão. O projeto desperta o aluno através da ocupação em espaço institucional com foco na mobilização de jovens e adolescentes, incentivando a participação de alunos de diferentes áreas, como Psicologia, Direito e Artes. O amadurecimento da pesquisa acerca da cultura e arte nos bairros em vulnerabilidade social acontece desde 2016 até os dias atuais. Com o foco na atuação em periferias, zonas rurais e locais de difícil acesso nas cidades de Atibaia, Mairiporã e Franco da Rocha, o “Na Quebrada” realiza intervenções socioculturais nas comunidades, abrindo espaço para a autonomia e protagonismo dos próprios alunos.

Atualmente o campo de ação prática é a periferia, buscando entender quais são as necessidades primárias nos bairros mais carentes. O cronograma de intervenção é semestral e define quais serão os bairros/cidades de mediação, data de visita às escolas, aplicação de questionários para análise situacional, bem como quando serão feitas as ações de natureza interventiva.

O pioneiro no estudo e criação do projeto “Na Quebrada”, o professor da UNIFAAT, Raphael Cruz, é bacharel em Direito, mas desde cedo foi muito influenciado pelas artes, interessado pelo vinil e amante de exposições. Raphael sempre trouxe consigo também a realidade do samba, do futebol de várzea e da roda de amigos. Após terminar a faculdade de Direito, estudou parte do mestrado em Comunicação e Artes na USP, cursou pós-graduação em Arte e Educação na UNIFAAT, e em 2011 iniciou seu mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na Universidade do Porto, em Portugal.

Professor Raphael Cruz, idealizador do projeto “Na Quebrada”

Entre idas e vindas, o retorno ao Brasil abriu portas para o trabalho em comunidade e a prática de toda bagagem teórica de observação do seu mestrado a respeito de alternativas sociais. Atualmente, Raphael Cruz leciona disciplinas de Gestão Ambiental e Direitos Humanos na UNIFAAT e trabalha como secretário-adjunto de Assistência Social na cidade Franco da Rocha. O “Na Quebrada” surgiu da oportunidade de escrever um projeto, resultado de toda a sua história.

--

--