O olhar da ajuda

Jornalismo UNIFAAT
Carreiras e Profissões
2 min readSep 24, 2019

O psicólogo serve de guia pelos caminhos tortuosos da vida ajudando a lidar com os problemas

Por: Pedro Rangel

A psicologia é uma ciência e, como tal, tem um objeto de estudo específico. No caso da A psicologia, de uma forma muito geral, tem como objeto de estudo o comportamento humano e os processos mentais, e procura princípios gerais que os expliquem. Foca-se nos seres humanos, mas também estuda o comportamento de animais, de forma a fazer comparações.

De acordo com a professora e psicóloga, Érica Cardoso, a área da psicologia é de extrema importância, principalmente nos dias atuais. “Cada vez mais vêm surgindo novos transtornos mentais e psicológicos, por isso é uma área cada vez mais presente”.

Atualmente, além de ministrar aulas de psicologia, a professora universitária também atende em seu consultório particular, trabalhando principalmente no tratamento de pacientes com ansiedades, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias e depressão. Nesse ano, após passar em um concurso, Érica Cardoso começou a atender pelo SUS. “Além de pacientes individuais, eu também trabalho com grupos de idosos, crianças e adolescentes. A ideia é atuar com tratamento preventivo, abordando todos os tipos de doenças. Uma experiência muito rica complementa a professora”.

Já se foi o tempo em que pensavam que psicólogo é coisa para louco. Aliás, nem foi por causa da “loucura” que a psicologia surgiu e a cada dia aumenta mais a procura da psicoterapia nas clínicas e consultórios, inclusive sendo relatada em novelas da atualidade. “Eu acho que escolher a psicologia é uma missão de vida. A tentativa é que sempre busquemos estar bem pessoalmente, para oferecer o melhor às pessoas”, aponta a professora.

“Eu fui, sou e pretendo continuar feliz com a minha escolha profissional, e indico pra todos que querem fazer o curso de psicologia, que o façam com paixão e nunca percam o espírito de querer ajudar as pessoas e de mudar o mundo com a sua profissão”.

Professora Érica durante sua aula de Psicologia na UNIFAAT.

--

--