Caminhos que se cruzam

Vanessa Hauser
Carretel Arte & Jornalismo
3 min readJul 3, 2018

Por Jaqueline Zarpelon e Thiago Ribeiro

São Leopoldo é a estação mais antiga do estado, fazendo parte da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, denominada “The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited”, construída por uma empresa inglesa. Em abril de 1874 foi inaugurada a seção da estrada que ficava entre a capital e São Leopoldo. Esta estação, localizada na parte central da cidade, manteve-se operante até 1980, quando o transporte ferroviário foi desativado no trecho São Leopoldo — Esteio. Mesmo antes de ser desativada a Estação passou a abrigar o Museu do Trem, criado em 1976, num convênio entre a RFFSA e o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo.

Veja a Galeria de fotos: https://photos.app.goo.gl/XkUGjszk8G9fW6DTA

No museu encontram-se muitos objetos pertencentes a antiga estação, tais como: marcador de bilhetes para passagem, mesa de madeira utilizada pelos engenheiros para fazer os mapas onde percorria a linha da estação férrea e as estações, no qual podia ser inclinada para cima ou para baixo para que se pudesse desenhar em pé ou sentado, existe também algumas miniaturas de vagões que estiveram em uso. Destaca-se ainda telégrafos, calculadoras, relógios, tinteiros e materiais para manutenção dos trilhos.

Se você gosta de história, reserve um tempo para visitar o Museu do Trem, localizado em São Leopoldo. Ficou interessado em saber mais? O Museu está localizado na rua Lindolfo Collor, no centro da cidade, próximo da Estação São Leopoldo.

Horários de visitação:

De terça-feira a sábado: das 9h às 18h.
Domingo: das 14h às 18h.

HISTÓRIAS NOS TRILHOS

Agora que você já conhece um pouco sobre trens, vamos conhecer a história de uma dupla que faz sucesso entre uma estação e outra da Trensurb!

Estamos falando da dupla Gabriel Vergara e Cláudio Abraão que criaram o Tocando por aí.Os meninos se conheceram por acaso e logo uma paixão em comum acabou unindo os dois; a música. Os meninos costumam se apresentar nos vagões do trem desde 2017. É entre uma estação e outra que eles levam um pouco de alegria e felicidade.

“A gente quer tocar onde o público estiver. Seja no trem, na praça ou na praia” — Cláudio.

Eles começaram a tocar por acaso. Em um dia resolveram tocar no trem para complementar a renda. E assim eles foram ficando e buscando novos rumos para a banda.

“A gente quer buscar um reconhecimento da Tocando por aí!” — Gabriel

Gabriel Lopes que conheceu a banda em um dia que voltava do trabalho conta que o que mais chama a atenção é ver dois meninos com seus violões, tocando músicas antigas que tocam a alma. E acrescenta ainda que os meninos não parem de cantar, que continuem a buscar pelos sonhos. Afinal, música boa nunca será tempo perdido.

Os planos estão agora em dar aulas de músicas para crianças carentes de Esteio. Através da iniciativa da dupla, um produtor da prefeitura de Esteio aceitou a ideia e as aulas iniciam até setembro deste ano.

Para saber mais sobre esta dupla você pode curtir a página no Facebook e no Instagram: Tocando por aí.

--

--

Vanessa Hauser
Carretel Arte & Jornalismo

Brazilian journalist living in Barcelona. Rebuilding a life style and trying to come back to writing as a real passion.