Museu Itinerante traz a história do Egito para o Brasil

Rafaela Hermes
Carretel Arte & Jornalismo
2 min readMay 11, 2018

“Estamos mostrando como os homens comuns conseguiram a cinco mil anos atrás construir uma civilização fantástica e misteriosa ainda atualmente”. Esta é a motivação que guia Essam Elbattal, economista, artista plástico e fundador do Museu Egípcio Itinerante. Embora nascido e formado no Egito, sua vontade de proporcionar à população mais conhecimentos sobre a arte deste povo rompeu com as fronteiras nacionais.

Entrada da exposição, no Shopping Bourbon Wallig. Foto: Rafaela Hermes

A exposição, atualmente disponibilizada no Shopping Bourbon Wallig , desde o dia 9 de março, já circulou por diversos países como Japão, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos. Contudo, a ideia de continuar viajando internacionalmente foi transformada devido à recepção dos brasileiros. Com o intuito de permanecer durante dois meses no Rio Grande do Sul, Elbattal expôs no Shopping Iguatemi em 1996. Porém, a curiosidade da população em saber sobre os egípcios o motivou a permanecer no país. Atualmente, o artista reside em Porto Alegre e viaja com a exposição para várias cidades do Brasil.

Desde os tempos em que era um estudante de artes plásticas e vendedor de artesanatos na cidade do Cairo em 1987, até os dias de hoje, Elbattal reuniu um acervo com mais de 400 obras referentes à civilização egípcia, a maior parte delas autorais. Para ele, a importância de levar ao público o conhecimento sobre esta civilização está relacionado aos avanços e mistérios que ela carrega. “Existem inovações que até hoje não conseguimos explicar. Como um povo naquele período conseguiu inventar, por exemplo, as pirâmides? Isto é algo que nos chama a atenção”, indaga o artista.

“Facilitei o projeto para as pessoas conseguirem captar mais informações”, afirma Essam ao relatar que criou espetáculos de som e luz para as exposições, assim como oferece palestras e mediação para grupos de visitantes, principalmente alunos de escolas. O constante interesse em propiciar um espaço cultural itinerante mobiliza o artista e a equipe, mesmo com o intenso trabalho. As exposições geralmente ocorrem em centros culturais, por meio do auxílio das prefeituras, também em shopping centers, como esta que permanecerá no Shopping Bourbon Wallig até o dia 27 de julho e o valor da entrada é de R$20 por pessoa.

Confira a nossa galeria de fotos com algumas das obras disponíveis no museu!

--

--