Arte lúdica sob olhar de Maria Carolina

Lívia Alves
Carretel Arte & Jornalismo
7 min readJun 29, 2018

A arte faz parte da vida de Maria Carolina Rodrigues a todo momento. A pintura era o hobby que a artista mais apreciava durante a infância. Com naturalidade o contato artístico foi evoluindo ao longo dos anos. Hoje, aos 20 anos, a pintura não é apenas um hobby, mas sim a sua profissão. Com dedicação, Maria Carolina veem evoluindo suas técnicas de maneira autodidata. Entre as referências da artista estão os pintores Vincent Van Gogh e Frida Kahlo, suas grandes fontes de inspiração.

Maria Carolina pinta como hobby há mais de 10 anos, mas a pintura entrou em sua vida profissional somente em 2014. A mudança ocorreu durante a amostra cultural da escola butiaense Visconde de Mauá. Na época, Maria Carolina era aluna do ensino médio. A jovem foi eleita como pintora destaque da amostra daquele ano ao fazer uma releitura do quadro Noite Estrelada, pintura consagrada de Van Gogh, em 1889.

Releitura da obra Noite Estrelada, feita por Maria Carolina

Esse momento foi decisivo na carreira profissional da artista, pois com a repercussão de sua obra, Maria percebeu pela primeira vez que o seu talento artístico era um diferencial e por causa disso deveria investir na carreira.

Outro grande passo na vida profissional da artista foi começar a estampar camisetas de forma artesanal através da pintura. Ritiele Almeida, sempre deu incentivo à carreira da amiga Maria Carolina, e foi ela que encomendou a primeira camiseta. O sucesso da peça foi tanto que muitas outras encomendas surgiram rapidamente.

A Kombinativa é a marca criada pela pintora para divulgar suas produções artísticas. A página foi criada em 2015 na rede social Facebook, já no ano de 2017 foi a vez de criar o perfil da marca no Instagram. O perfil é composto pelas criações de Maria Carolina. Os produtos são variados: chaveiros, colares, filtros dos sonhos, camisetas, artesanatos e telas.

Imagem do acervo pessoal de Maria Carolina

Entre todos os produtos, a pintura de tela se tornou o produto mais cobiçado pelos clientes da artista. Atualmente a pintora trabalha apenas com encomendas, pois com a grande procura até os produtos do estoque foram vendidos. O processo de pintura varia entre 4 horas a 24 horas, o tamanho da tela e o número de detalhes são os elementos que mais interferem no tempo de trabalho.

A pintura passa por 3 etapas: a primeira é fazer o desenho base em uma folha de ofício; a segunda é redesenhar na superfície final que na maioria das vezes é uma tela de tecido e a terceira é a aplicação da tinta. A artista trabalha com dois tipos de tintas: a acrílica e a óleo.

“A minha arte não envolve apenas o contato com a tela, diversos sentimentos são envolvidos”, conta Maria.

Nos últimos meses algumas personalidades foram pintadas pela artista como Ayrton Senna, Taffarel e Frida Kahlo. A repercussão das obras foi um grande sucesso, rendendo ainda mais reconhecimento para a artista, pois muitas pessoas conheceram acompanhar o trabalho da pintora após verem fotos dessas obras.

Outro personagem pintado pela artista foi o Chaves. Maria Carolina publicou essa pintura em seu perfil pessoal do Instagram e para sua surpresa o fã clube Chespirito Love viu a postagem da artista e a compartilhou em sua conta oficial. O ato feito pelo fã clube foi muito significante para a artista, pois essa ação mostra que a sua obra está sendo valorizada. Maria Carolina nunca tinha pensado que a sua carreira artística conquistaria tanto apreço e destaque. As proporções do reconhecimento surpreendeu a artista, pois não imaginava que atingiria sucesso profissional em tão pouco tempo de carreira.

Maria Carolina começou a expor suas obras em uma casa de shows local chamada Adrenaline Rock Bar, além de fazer participação em eventos artísticos e culturais da região carbonífera. Outro lugar importante para a artista é o Parque da Redenção, pois no parque Maria Carolina teve o contato com outras pessoas que expõem suas manifestações artísticas. A artista considera o local como um ambiente acolhedor, aonde os frequentadores apreciam a arte e a valorizam.

Imagem do acervo pessoal de Maria Carolina

Além de expor seus produtos, a artista começou a fazer maquiagem artística nas crianças que frequentavam a Redenção, mas ainda faltava criar algo para interagir com o público. Pensando nas possibilidades existentes, Maria Carolina resolveu levar a técnica das bolhas de sabão gigantes para o seu público: “o sucesso foi garantido, adultos e crianças ficam maravilhados ao assistir o espetáculo das bolhas de sabão”, garante.

Atualmente, Maria Carolina também trabalha como animadora de festas infantis em Butiá/RS. Durante o serviço de animadora a artista se transforma na personagem Palhacinha, vestida com roupas coloridas e com nariz de palhaço a artista embarca no universo infantil. De forma lúdica a Palhacinha leva arte e diversão para as festas. A garotada fica deslumbrada ao ver as pinturas artistas que a artista é capaz de fazer em seus rostos.

Maria Carolina iniciou o trabalho de animadora em outubro de 2017, logo após finalizar um tratamento doloroso feito através de aplicações de medicamentos injetáveis realizado durante 6 meses para controlar a propagação dos problemas de saúde localizado em seu útero. A artista convive com algumas doenças que ferem não apenas seu corpo, mas também seu psicológico. Maria Carolina foi diagnosticada com endometriose, adenomiose, miomas, infecção nas trompas e útero retrovertido. A palhacinha tornou-se o seu refúgio, quando está vestida com a fantasia os problemas de saúde ficam em segundo plano, pois a alegria em proporcionar diversão para as crianças através da arte lúdica é o seu pensamento principal.

Imagens do acervo pessoal de Maria Carolina

Por causa da grande procura pelo serviço da animadora, os horários para fins de semana costumam esgotar com facilidade. O que mais alegra Maria Carolina é o reconhecimento do seu trabalho pelos clientes. Os agradecimentos emocionam e a cada gesto de carinho a artista percebe que está no caminho certo.

A artista já planeja seu futuro profissional, entre seus planos está à criação de um ateliê móvel, montado dentro de uma Kombi. A ideia do ateliê viajante surgiu enquanto Maria Carolina pensava sobre formas de aproximação entre a comunidade e a arte. “Acredito que o distanciamento entre a comunidade e a arte causa a desvalorização do trabalho artístico”, observa.

Além disso, para a pintora o contato com o público é fundamental e inspirador, desfrutar da opinião do público é algo que aflora sua criatividade. Por isso ter a possibilidade transportar as suas obras de arte, além de pintar aos olhos do público é uma experiência que Maria Carolina sonha em desfrutar. A ideia será colocada em prática assim que a artista concluir o curso de habilitação.

Pintar escadarias também é um dos planos que Maria Carolina pretende colocar em prática no futuro. É um desejo antigo de colorir espaços públicos com a sua identidade artística. Porém esse plano não depende apenas da artista, pois qualquer intervenção urbana requer autorização de órgãos municipais. Mas isso não é um empecilho para a artista, pois ela pretende ir em busca da licença.

Além disso artista pretende cursar artes visuais para futuramente ministrar oficinas de artes visuais voltadas para o público infantil. “Será um realização ensinar técnicas, expandir conhecimentos, levar novos aprendizados de maneira simples e divertida”, finaliza.

--

--