SPOILER ALERT: A arte deve ser vivida

David Ferrás
Carretel Arte & Jornalismo
5 min readJun 29, 2018

Por David Ferrás

Era uma quinta-feira gélida na capital dos gaúchos. Um bom dia para estar em casa, abafado nas cobertas e perdido em meio as inúmeras opções que o encarte da Netflix tem a oferecer. Pois bem, era uma boa opção. Mas, estes três estudantes de jornalismos resolveram trocar suas casas, as cobertas e a plataforma de streaming para se aventurar em Porto Alegre. Na verdade, não trocamos as séries, e sim, a forma de consumi-la.

Decidimos visitar um bar, localizado na Cidade Baixa — bairro boêmio de POA –, que há um ano e meio conta tudo antes de a gente (querer) saber sobre o próximo episódio ou final de temporada. Mesmo que os viciados em seriados o temam, ele está lá pronto para nos contar o que está por vir. Estamos falando do famigerado spoiler. Mais precisamente, o bar Spoiler.

Spoiler. FOTO: Divulgação

Foi a primeira vez de um membro do nosso clã e logo na entrada, o aviso dos riscos de receber um spoiler a cada passo dentro do bar. Essa, talvez seja, uma das experiências mais intrigantes que poderíamos ter naquela noite: a sensação de perder o controle de algo que controlamos (a nossa rotina seriada, no caso). O bar não é grandioso em tamanho, mas rico em detalhes da cultura pop.

Após uns degraus, uma parede composta só, e exclusivamente, de post-its com mensagens de todos os tipos e grafias. Pensamos, “P*#%a, bem que a moça nos avisou”. Coldplay também previu que não seria fácil, na canção The Scientist, que veio na memória. O primeiro ambiente do Spoiler é uma sala de estar, que lembra o Central Perk, do épico seriado FRIENDS.

Post-its com revelações expostos nas paredes do Spoiler. FOTOS: Reprodução

Ficamos no balcão do bar até que uma mesa fosse vaga. O wi-fi diz que um personagem com nome de cidade russa vai morrer, o garçom anota seu pedido e deixa na mesa mais revelações, você vai pegar um guardanapo e se depara com mais spoilers, é inevitável deixar de ler.

Separamos uma lista de drinks para vocês entenderem a dimensão que este lugar proporciona a clientela. Dá para arriscar que eles não tratam as pessoas como clientes, mas sim, como fãs.

  • O Cersei Lannister, inspirado em Game of Thrones, com Amaretto, Bourbon, vinho tinto, limão siciliano e xarope de açúcar. É feito com vinho, a bebida preferida dos personagens de Westeros e o coquetel ainda vem em um copo bem parecido com os usados na série.
  • O The Legendary, de How I Met Your Mother, com saquê, licor de açaí, limão siciliano, açúcar demerara e um guarda-chuva amarelo. Basicamente um drink leve e com poucas calorias, afinal são nove temporadas que o personagem principal corre atrás da mãe de seus filhos.
  • O Morgan, de Dexter, com rum Reposado, purê de amoras e morangos, suco de limão tahiti, pimenta rosa e espuma cítrica. Vem embalado em plástico-filme, assim como as vítimas do serial killer que dá nome à série.
  • O Acapulco, do Chaves, com tequila 100% agave, purê de tamarindo, limão tahiti e Grenadine. Sim, como se não bastasse o tamarindo, vem servido em um copo com formato de barril.
  • O Dick Whitman, de Man Men, com whisky americano, shrub de morangos e hortelã, zulu orange bitters, fumaça de capim-santo e um cinzeiro. No Spoiler o drink ganhou fumaça e um cinzeiro, afinal o que os personagens mais fazem durante os episódios é fumar.
  • O Heisenberg, de Breaking Bad, com gim, Cointreau, suco de limão siciliano, xarope de Curaçau Blue e espumante brut prosecco. Vem servido em um copo que lembram aqueles vidros de laboratório de química e é azul, como a metanfetamina produzida na série.

Para comer, tem o Winchester’s. São as fritas da casa, com molho de chilli de carne picante (ou vegetariano de proteína de soja) e creme de queijo cheddar. Também dá para provar o misterioso “melhor hambúrguer do mundo”, de How I Met Your Mother, ou comer os waffles que Eleven, de Stranger Things, adora.

Se é daquelas pessoas que não gosta de saber o que está por vir foi criado um prato especial, o “You Know Nothing, John Snow“. O prato pode ser qualquer coisa e você pede sem saber o que irão te servir, porém antes de aceitarem o pedido, o garçom checa se você tem alergia a algum alimento.

Se as surpresas parassem por aí, já estaríamos satisfeitos. Mas, SPOILER ALERT, todos os dias, a equipe do Spoiler esconde um abacaxi em alguma parte do bar. Por mais que as pessoas pensem que seja em função de uma curiosa cena de How I Met Your Mother, na real a fruta se refere à série Psych, que mostra um abacaxi em todos os episódios. Quem encontra a fruta escondida, ganha uma Piña Colada.

À esquerda, o abacaxi na série How I Met Your Mother. Já à direita, na série Psych. Fotos: Reprodução

O Spoiler não é apenas um bar que junta gastronomia e arte, e sim, um local que te proporciona imergir nas histórias mais amadas da televisão mundial. Sem dúvida, a experiência mostrou que podemos vivenciar a arte na sua essência, além de apenas consumi-la.

--

--