Reportagem | Yas, kwen! Arte drag também é arte

Wesley Loebens
Carretel Arte & Jornalismo
3 min readJun 25, 2018
Workroom. Foto: Divulgação

Se você já assistiu a algum episódio do reality show Rupaul’s Drag Race, talvez saiba que a maior parte do programa é gravada em uma sala rosa, cheia de luzes e espelhos: o workroom, local onde os meninos se montam e viram as girls com mais charisma, uniqueness, nerve and talent da noite. Inspirado nisso, Porto Alegre também tem o seu Workroom, o bar inaugurado em 2017 que foi pensado especialmente para fomentar a arte drag local.

A decoração do Workroom foi certeira, com as mesas, cadeiras e quadros iguais ao do reality show americano. Todo mundo que entra no bar pode se sentir um pouquinho drag queen (ou king). Mas bem pouquinho. Ao contrário do que muitos pensam, arte drag não é só colocar maquiagem no rosto e dublar uma música bafho! Existem vários tipos de drag queens, e cada uma delas expressa seu lado artístico de alguma forma: na maquiagem, na música, na dança, na imitação, no exagero…

O bar fica localizado na Cidade Baixa, e apesar de não ser muito grande, tem espaço pra toda forma de diversidade: desde o atendimento até os banheiros, que não são divididos por gênero. Se você quiser, pode ainda subir no palquinho e performatizar, já que nas terças e quartas o lipsync (ou a dublagem, como preferir) é aberto ao público.

E ah! As bebidas têm nomes de drags!

“Party!” Adore Delano. Top 3 da Season 6.

1- Adore Delano: Vodka, suco de cramberry e limão. Docinho, igual a drag libriana mais festeira que já passou por Mama Ru;

“You look like Linda Evangelista”. Valentina, Season 9

2- Valentina: Com Jägermeister, Grenadine e suco de limão, um clássico do bar e um dos mais pedidos.

“OMG, this is Broadway!” Manilla Luzon, Season 3

3- Manilla: Amarelinho em homenagem ao lipsinc mais icônico da queen (a associação é por nossa conta), o drink leva vodka e baunilha;

“Hieeeee” Alaska Thunderfuck, Season 5

4- Alaska: Curaçau Blue, Vodca, Malibu e soda limonada. Drink inspirado na drag mais melosa do reality.

E como tudo é experiência, os lanches também têm nomes relacionados ao seriado.Para além do consumo, esse tour pelos bares temáticos nos mostram o quão presente as diferentes formas de arte estão de nós mesmos. Talvez a rte drag drag não seja tão poética e talvez nem seja uma forma de arte da qual você consuma. Mas ser drag, se montar, fazer rir ou emocionar, faz a diferença na vida de muita gente.

Consumir e experenciar também é uma forma de apoio.

--

--