Esta semana nas redes sociais

Publicações realizadas de 8 a 13 de julho nas redes sociais do projeto

Cartas do Cárcere
Cartas do Cárcere
2 min readJul 13, 2018

--

Domingo:

Quase 9 mil cartas de presos a destinatários como Temer e STF expõem os horrores do cárcere.

Texto publicado originalmente no The Intercept. http://bit.ly/2ukXr1l

Segunda:

Por onde passam as cartas do cárcere até chegarem à Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais?

Terça:

Nossa indicação desta semana é o documentário “Auto de Resistência”. O filme está em cartaz nos cinemas e aborda as investigações de assassinatos cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro que foram classificados como “auto de resistência”. Recebem este nome os casos de homicídio em que o policial alega legítima defesa e resistência à prisão. Assista o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5QJUPanVCUo.

Quarta:

“Ter a sua história contada não resolve o seu problema, mas possibilita uma forma muito elementar de resistência, que é o que faz a gente continuar vivo”.

Saiba quais são os próximos passos do projeto Cartas do Cárcere assistindo à terceira e última parte da entrevista do coordenador de pesquisa do projeto, Felipe Freitas.

Quinta:

As vozes do cárcere precisam ser ouvidas e compartilhadas além das redes sociais! Todas as publicações do Cartas do Cárcere, artigos, reflexões, textos relacionados ao projeto e aparições na mídia estão disponíveis, na íntegra, em www.cartasdocarcere.com.br.

Sexta:

O projeto Cartas do Cárcere nasceu com o objetivo de dar voz às histórias das pessoas privadas de liberdade. Histórias que passam por um longo e tortuoso caminho até chegar ao seu destino, que denunciam as injustiças do sistema e revelam as condições do cárcere brasileiro, onde o simples acesso a papel e caneta é um luxo. Foram 93 dias compartilhando narrativas sobreviventes, que mostram uma realidade que precisa ser lembrada.

Agradecemos aos nossos seguidores pelo apoio e por nos acompanhar até aqui. Este vídeo encerra a campanha nas redes sociais, mas nosso desejo é que as vozes do cárcere não deixem de ecoar. Confira todo o material produzido pelo projeto emwww.cartasdocarcere.com.br.

--

--

Cartas do Cárcere
Cartas do Cárcere

O projeto analisou 8.818 cartas recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais (ONSP) no ano de 2016.