Esta semana nas redes sociais

Publicações realizadas de 17 a 23 de junho nas redes sociais do projeto

Cartas do Cárcere
Cartas do Cárcere
3 min readJun 25, 2018

--

Domingo:

O sistema carcerário, que tem o objetivo de “reintegrar” as pessoas, interdita possibilidades. A pessoa é privada de liberdade mas, além disso, é privada de se comunicar, de cuidar dos seus filhos e de viver.

*A carta lida no vídeo é real e foi escrita por uma pessoa privada de liberdade em Goiás. #40VozesDoCárcere #Dia37

Segunda-feira:

“Senhor Presidente Michel Temer, sou primário, não possuo antecedência criminal, já ultrapassei o lapso no qual é estabelecido para Progressão de Regime me deram uma falta disciplina injusta na penitenciária (…) onde hoje me encontro. Sempre trabalhei e tive vida honesta, onde no qual ao ver minha filha que, na época, tinha 9 anos, sendo molestada sexualmente, num ato de emoção e agindo pela defesa e honra de minha filha me precipitei e vim a cometer um crime. Crime no qual venho cumprindo pena no regime fechado onde hoje não trabalho por falta de vaga, que antes trabalhei por um ano e dois meses no setor da cozinha, depois passei a trabalhar por três anos e um mês no setor da enfermaria onde fui completamente injustiçado por não possuir advogado particular hoje me encontro (…) e pelo devido motivo é que venho a vossa presença pedir que tome por causa do meu processo e analise a minha situação pois gostaria de pedir um indulto com Perdão de Pena.”

* O trecho é real, escrito por uma pessoa privada de liberdade em São Paulo. #40VozesDoCárcere #Dia38

Terça-feira:

“Estudando na unidade de ensino prisional, concluí o segundo grau, chegando a ser aprovado no vestibular da UERJ. Fui informado pelo serviço de inclusão social que mandariam uma equipe de funcionários fazer a inscrição na instituição. Contudo, não houve a presença de nenhum funcionário.”

Menos de 1% dos encarcerados/as da população prisional brasileira possuem graduação e 75% nem chegou ao ensino médio. Escutem as vozes do cárcere.

*A carta lida no vídeo é real e foi escrita por uma pessoa privada de liberdade no Rio de Janeiro. #40VozesDoCárcere #Dia39

Quarta-feira:

A carta lida no vídeo foi escrita pela esposa de uma pessoa privada de liberdade em São Paulo. Com ela, chegamos ao fim da série 40 Vozes do Cárcere. Foram 40 dias com 40 histórias contadas pelas pessoas privadas de liberdade. Mostramos as principais demandas e a busca por direitos e condições dignas. As vozes do cárcere ecoaram!

E o projeto continua. Acompanhe por aqui, em nosso Twitter e no www.cartasdocarcere.com.br novas histórias e mais informações sobre as Cartas do Cárcere. #40VozesDoCárcere #Dia40

Quinta-feira:

É preciso entender a importância das cartas e vê-las como um recurso essencial para as pessoas que estão privadas de liberdade. A escrita é uma das principais formas de expressão dos/as encarcerados/as. Por isso, escutar essas vozes é tão importante.

Sexta-feira:

O Globo entrevistou Thula Pires, coordenadora geral do projeto. Se você ainda não viu, confira a entrevista na íntegra. bit.ly/2tgzYhm

Sábado:

“A paz é dessas coisas que não se entrega aos pedaços. Ou ela contempla a todos, ou vira promessa vazia.”

As cartas pedem por direitos. Comida, água, remédios e serviço básico de saúde são as demandas mais recorrentes. É imperativo que as pessoas privadas de liberdade tenham seus direitos assegurados.

--

--

Cartas do Cárcere
Cartas do Cárcere

O projeto analisou 8.818 cartas recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais (ONSP) no ano de 2016.