Problemas com a legenda

stéphanie
carteiro
Published in
2 min readJan 14, 2021

Prezados,

Em primeiro lugar, parabéns por todo o trabalho que vocês fazem. Na pandemia tenho assistido aos mais diversos filmes e faço isso o tempo todo, e, até hoje, achava que vocês eram o melhor site de legendas. Eu sei que baixar filmes não é certo, mas não posso pagar Netflix ou essas coisas. E o seu site é tão bom, o arquivo não tem vírus, e a legenda é limpa, bem sincronizada e não tem grandes erros de português, enfim! Sempre recomendo. Ou recomendava…

Baixei Oldboy, um dos meus favoritos, porque queria rever com a minha namorada. Já assisti a esse filme várias vezes, várias mesmo, e até sei algumas falas de cor. Na verdade, sei algumas frases em português de cor. Não falo coreano… Enfim! Eu baixei e achei a legenda estranha, a história estava diferente. Oldboy é sobre vingança, não sobre um psicopata maluco que pega pessoas aleatoriamente.

Claro que tirei no meio! Coloquei A criada. O mesmo problema! Estava tudo diferente. Tirando a trilha sonora, parecia uma comédia romântica. Fiquei muito confusa. Aí reparei que quem legendou os dois foi a mesma pessoa: Edgar Allan Paulo (aliás, que merda de nome é esse?). Ele está mexendo no texto do filme, é? É o que parece!

Pra vocês terem uma ideia: minha namorada disse que assistiu ao Perfect Blue e veio me zoar porque ela entendeu tudo facilmente, ao contrário do que eu disse que aconteceria. Olha, não sei se vocês já viram Perfect Blue, mas dizer que “entendeu tudo facilmente”… FACILMENTE… é impossível. Quando ela me disse, estranhei. Ela sempre reclama dos filmes que eu vejo, que não dá pra entender. Agora, vendo essas legendas erradas, desconfiei que poderia ser o caso. Fui checar e, batata!, esse Edgar que legendou. E mudou a história! É um absurdo!

Agora eu digo uma coisa, antes de tentar rever Oldboy, assisti a um chamado The Wailing e gostei muito. Hoje dei uma olhada de novo, e foi esse cara que legendou. Será que ele mexeu também na história? Mesmo tendo gostado, agora estou em dúvida! E como vou saber se é o certo? Eu não sei inglês, não tenho como checar baixando outra legenda. Enfim!

Vocês deveriam escolher melhor as pessoas que trabalham aí. Imagino que seja trabalho voluntário, mas não dá assim, vira bagunça, é desrespeitoso com a gente. Eu só quero ver meus filmes! Estou revoltada!

Espero que vocês possam me dizer o que está acontecendo e substituir esse cara. É sacanagem com a gente.

Agradeço a atenção,

Sandra S.

SOBRE A REMETENTE

Sandra S. nasceu em 1996. Desempregada desde o início da pandemia, tenta pagar a faculdade de Administração com a ajuda do auxílio emergencial. Vive em São Paulo com a mãe e três irmãos.

--

--