Sobre o que é este projeto

Ju Almeida Cordeiro
Cartografismos
Published in
3 min readSep 17, 2019

Não acredito na imparcialidade. Acredito que todos tenham um local de origem, uma história de vida e sua própria ética para os guiar. Acredito na transparência desses fatores e de quaisquer outros que possam tendenciar o que se faz. Por isso os exponho aqui. Sinta-se à vontade para me perguntar qualquer dúvida que tiver.

Obrigações

Cartografismos é envolto por escritos de outras pessoas, aos quais prometo sempre citar. Aos leitores, prometo sempre vasculhar todas as fontes possíveis para não cair em nenhuma pseudo citação e ser sempre a mais honesta e transparente possível.

Pedido

Este é um projeto que depende de livros, então comente e indique aqueles que você ainda não viu por aqui. Vou adorar receber sugestões!

Se quiser enviar o livro, me pergunta antes. Assim posso ver se realmente cabe no projeto. E mesmo amando receber livros e encomendas, não garanto publicidade de nada do que chegar às minhas mãos. Tem que ter relação com o conteúdo proposto aqui.

A proposta

A proposta é indicar livros que possam fazer o leitor se sentir em outro lugar, sob outra pele ou noutro tempo! Quero mapear essas indicações a fim de divulgar vozes que não necessariamente estejam nas manchetes. Para isso vou escrever uma carta por mês (eu espero!) contando como foi o meu embarque.

A ideia é colocar tudo isso num mapa clicável e com opções de configurações para facilitar a navegação, mas como não sou programadora (ainda?) nem tenho como pagar alguém que faça isso para todos nós, aceito voluntários hehehe Até que o dinheiro ou alguém apareça vou montando por aqui e procurando opções acessíveis.

Vou sempre destacar a nacionalidade de quem escreve, o local onde se passa a história, o ano de publicação e tudo mais para montar um verdadeiro mapeamento! Com o tempo isso também vai mostrar que lugares contam mais suas histórias e quais falam muito pouco. Eu vou muito querer saber o porquê, e conto sim para vocês!

Lembrando que inicialmente vou procurar livros que transportem para lugares do nosso planeta, mais a frente posso abrir para fantasias e o que mais for publicado. Inclusive quero fazer um mapa com lendas no futuro.

Formas de apoio

Se você gosta do conteúdo (obrigada!) e quer ajudar a manter o blog funcionando (eita, que coisa boa!), você pode fazer uma doação. Seu nome vai aparecer na página de doadores (se você quiser) que ficará numa aba permanente (a ser criada com o primeiro doador). O valor será usado para me manter escrevendo.

Nenhum dos posts aqui é pago, mas empresas podem promovê-los. Funciona assim: a empresa escolhe um dos temas que pretendo postar (ou algum texto já escrito) e oferece uma contribuição para que o alcance do conteúdo seja maior. Isso sempre estará claro na carta e a empresa terá seu nome divulgado e associado a um conteúdo de qualidade. A quantia será aplicada na impulsão, estando 20% reservados a quem realizar o serviço.

Vamos crescer juntos?

Redes sociais

Inicialmente eu pensava em só manter este espaço, mas criei o @cartografismo.s no instagram, onde os posts semanais acabaram sendo adaptados para cá e não o inverso. O twitter fica como nosso canal de conversa mais direto, ali só vou falar de literatura e mercado editorial, com alguns comentários a mais que aqui. Já é bastante coisa, né não? Vem comigo, vamos embarcar nessa!

--

--

Ju Almeida Cordeiro
Cartografismos

Histórias. Magia. Autoconhecimento. Respeito é a base de tudo. Salve a diversidade!