Balanço do CartolaAnalitico 2023

João Coelho
CartolaAnalitico
Published in
7 min readMar 25, 2024
Resumo da temporada 2023 do CartolaAnalitico em termos de pontos e patrimônio.

Com o fim do Cartola 2023, vamos fazer aqui nosso tradicional balanço final do ano. Nosso algoritmo mostrou resiliência mais uma vez em outro ano em que começamos com pouca sorte e tivemos que correr atrás pra fechar num bom patamar. Conseguimos 2857.07 pontos, um bom resultado que nos garantiu a 6ª posição na série A 2023. Fomos ainda campeões do 2º turno. Mais uma vez conseguimos ir melhor que o DreamTeam, time ideal sem restrição de patrimônio, que acabou o ano um pouco abaixo com 2837.49 pontos. O nosso time de valorização não teve um ano tão bom, mas fechou em 109º lugar na liga Nacional, melhor que a temporada anterior.

Tabela de classificação final da Liga Virtual Analítico 2023 — Série A.

Na liga virtual, ficamos a 84 pontos do líder, 27 do G4 e 31 pontos acima da mediana. Ao longo do ano acumulamos apenas 2 mitadas em que fizemos mais de 100 pontos, num ano de pontuações menores apesar do fim do PI. A rodada 35 viu a nossa maior mitada, com 130.31 pontos, mas foi na rodada 34 que ganhamos mais pontos em relação à mediana da liga, com 18.77 pontos de vantagem. Nossa pior pontuação do ano foi na rodada 3, mas a pior rodada relativamente foi a 5, em que perdemos 22.75 pontos com relação à mediana da liga.

Desempenho do CartolaAnalitico ao longo do ano em comparação com a mediana da Liga Virtual Analítico 2023 — Série A.

Na liga nacional, nosso desempenho foi excelente, terminando o ano no top 0.72%, na posição 34957. Foi nosso quarto melhor desempenho na história, desde 2013, mas quase empatado com o ano anterior.

Esquerda: Colocação do CartolaAnalitico na Liga Nacional, em relação ao total de times no CartolaFC 2023. Direita: Histórico de desempenho do CartolaAnalitico na Liga Nacional desde 2013.

Na liga virtual, tivemos um primeiro turno ruim, figurando no Z4 um bom tempo e chegamos a ficar 166 pontos abaixo do líder. Porém, com os dados em mãos para o segundo turno, nos recuperamos muito bem e fechamos o ano na 6ª posição a 84 pontos do líder.

Posição do CartolaAnalitico na Liga Virtual Analítico 2023 e diferença de pontuação para o líder em cada rodada.

A temporada foi um pouco suada pra patrimônio, mas isso sempre administramos bem e conseguimos os C$150 na rodada 15. O time principal ficou bem próximo do time ideal o ano todo, com uma estratégia de valorizar o mais escalados, e acabou fechando o ano 19.58 pontos acima do DreamTeam. Uma diferença de 0.52 pontos por rodada em média. Mas o DreamTem foi mais regular com 1.23 a mais na mediana.

Diferença de pontuação entre o DreamTeam e o CartolaAnalitico em 2023.

No começo do ano, traçamos uma meta de obter 3200 pontos, com um mínimo estipulado em 3000 pontos e uma meta mais ambiciosa de 3400 pontos. Essas metas foram adaptadas já ao fim do PI, mas acabou sendo totalmente fora da realidade e nem os melhores times chegaram lá.

Pontuação acumulada (esquerda) e média (direita) do CartolaAnalitico ao longo do ano em comparação com nossas metas.

Com relação ao patrimônio, o ano começou devagar e demoramos a obter C$150 só na rodada 15, mas a partir daí apenas admnistramos fechando o ano confortáveis com C$176. Nosso time de valorização foi bem mais uma vez. Novamente ficamos aquém da nossa meta de C$500, mas o problema foi geral e ainda assim fechamos o ano com C$419.78, garantimos a 109ª colocação na Liga Nacional por patrimônio. Nossa mediana de valorização foi de C$8.2 por rodada. Foi um pouco abaixo dos últimos anos em que terminamos no top 100. Agora com uma nova fórmula de valorização em 2024, vamos ter que estudar com calma o novo modelo. Continuamos também nossa parceria com o Estats_Cartola, com um time de valorização (EstatsAnalitico) que ficou um pouco abaixo do nosso própio e fechou com C$414.06.

Curvas de valorização dos times Analitico em 2023.

Estatísticas detalhadas

Complementamos agora nossa análise do CartolaAnalitico com estatísticas detalhadas de diferentes aspectos da pontuação do time. Pra começar, uma visão geral do rendimento de cada scout. Nessa temporada, os gols continuaram como o scout mais importante, seguido por DS e SG. Nosso time teve bom aproveitamente em gols marcados o que foi bem importante. Por outro lado fomos mal em DE e DS. Em termos de SG ficamos na média com 41% de aproveitamento.

Pontos acumulados em cada scout no time do CartolaAnalitico em 2023.

Olhando nosso desempenho por posição, aproveitamos bem atacantes, em que ganhamos cerca de 60 pontos com relação à mediana da liga. Fomos bem ainda em técnicos, laterais e capitães. No entanto perdemos cerca de 65 pontos com goleiros num ano trágico. Nossa escolha de capitão obteve média de 9.3 pontos por rodada, o segundo melhor da liga.

Média de pontos por posição do CartolaAnalitico em 2023. Os números em parêntese representam o número de jogadores escalados em cada posição. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real da posição de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Na análise dos diferentes esquemas táticos, esse ano foi 100% no clássico 4–3–3 em 38 rodadas.

Média de pontos por formação escalada pelo CartolaAnalitico em 2023. Os números em parêntese representam o número de times escalados em cada formação. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real da formação de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Com relação aos times de origem dos nossos jogadores, nosso time se destacou com Grêmio, Atlético-MG e Athlético-PR. No geral o Grêmio foi melhor aproveitado por nós com boa média de 7.2 pontos por jogador com 47 escalações. Do lado negativo, o Flamengo foi o maior carrasco com média de 5.0 por jogador em 52 escalações. Esse ranking leva em conta tanto a média de pontos quanto o número de jogadores escalados e a nossa expectativa de pontuação média.

Média de pontos dos jogadores de cada um dos 10 times mais escalados pelo CartolaAnalitico em 2023. Os números em parêntese representam o número de jogadores escalados de cada time. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real do time de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Em termos da contribuição de jogadores individuais para o nosso time, sem surpresas, tivemos o melhor desempenho dividido entre L. Suárez (ATA, Grêmio) e Hulk (ATA, Atlético-MG), com médias de 11.4 e 10.3 pontos em nosso time em 17 e 20 jogos respectivamente. Em termo de pontos totais, Hulk ficou na frente com mais escalações. Do lado negativo, Cano (ATA, Fluminense) não rendeu bem no nosso time em 10 escalações.

Total de pontos acumulados pelos 20 maiores pontuadores (cima) e média de pontos dos 20 jogadores mais bem (meio) e mal (baixo) escalados do CartolaAnalitico em 2023. Os números em parêntese representam o número de escalações de cada jogador. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real do jogador de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Detalhando mais nossas escolhas de capitão, tivemos novamente excelente desempenho com Hulk (ATA, Atlético-MG) e L. Suárez (ATA, Grêmio) que juntos foram nossos capitães em 23 rodadas obtendo médias de 11.1 e 11.2 por rodada respectivamente. Já Cano (ATA, Fluminense) foi nossa decepção também aqui com média de apenas 4.6 pontos por rodada em 3 jogos. No geral, acertamos o capitão (mais de 7 pontos) em 61% das rodadas.

Média de pontos dos capitães do CartolaAnalitico em 2023. Os números em parêntese representam o número de escalações de cada jogador. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real dos jogadores de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Melhores do ano

Por fim, vamos olhar de forma geral, quais foram os melhores jogadores do ano no CartolaFC 2023. Para isso, montamos uma seleção com os melhores de cada posição. Aqui levamos muito em conta também a dificuldade dos jogos, dando mais peso se um jogador teve bom desempenho mesmo jogando num time mais fraco. Aind assim a faixa de capitão ficou mesmo com L. Suárez (ATA, Grêmio), que destruiu no ano com 16 gols e 11 assistências. Além disso sofreu 71 faltas, fez 85 finalizações e ainda contribuiu com 11 desarmes. Logo atrás tivemos Hulk (ATA, Atlético-MG) que também fez um campeonato espetacular. As laterais também tiveram dois grandes mitos com J. Capixaba (LAT, Bragantino) e Marlon (LAT, Cruzeiro). As avaliações são feitas com base em previsões para jogo de leve favoritismo, com 47% de chance de vitória e 44% de chance de SG. Essa escolha reflete algo próximo de um desempenho médio do atleta em jogos que eles podem se destacar. Foram considerados só atletas que atuaram em ao menos 5 jogos no Cartola 2023. No caso do técnico uma análise especial considerando sua média e número de jogos foi utilizada.

Seleção dos melhores jogadores do CartolaFC 2023.

Como toda seleção precisa de reservas, temos aqui os jogadores que ficaram de fora por pouco, mas merecem uma menção pelo excelente campeonato que fizeram.

Jogadores reservas da seleção do CartolaFC 2023.

Em resumo, tivemos mais um bom ano. Esperamos que o algoritmo continue nos dando bons resultados e quem sabe bater uns recordes em 2024. Por hora ficamos com 2857.07 pontos conquistados, ficando no top 0.7% da liga nacional, e seguindo na disputa pela Série A da liga virtual. Ainda alcançamos C$419.78 com o time de valorização que fechou o ano no top 200 por patrimônio, na posição 109. Que venha o próximo ano em busca do título da Série A! Até lá. 🖖

--

--