Como ganhar cartoletas

João Coelho
CartolaAnalitico
Published in
4 min readMay 2, 2018

Uma das perguntas mais frequentes entre os cartoleiros é: qual a fórmula para ganhar cartoletas? A pergunta é de fato importante, já que as C$100 iniciais não são suficientes para montar um bom time a cada rodada. Os times ideais de acordo com o algoritmo do CartolaAnalitico costumam variar entre C$160 e C$200. Assim, é preciso formar uma estratégia no início do ano para acumular pelo menos C$160 nas primeiras rodadas, podendo com isso escalar bons times no resto do campeonato.

A fórmula exata de valorização dos jogadores no CartolaFC é secreta. Contudo, sabemos que ela depende de variáveis como o preço do jogador, quanto o jogador valorizou na última rodada e, é claro, sua pontuação. Para tentar descobrir uma fórmula aproximada, usamos uma regressão linear com 5 variáveis: as três mencionadas acima, e mais o número de jogos e a média de cada jogador. O resultado é uma fórmula linear que pode ser usada junto com a previsão de pontos para o jogador na rodada para estimar sua valorização.

Dados para previsão de cartoletas na rodada 4

Nos gráficos acima vemos o resultado de nossa análise baseada em dados da 4ª rodada de anos anteriores. Cada ponto representa um jogador. Os pontos azuis representam os dados brutos, e podemos ver a relação clara entre pontuação e valorização. Mas o objetivo da regressão linear multi-dimensional é corrigir essa valorização com base em todas as variáveis ao mesmo tempo, e com isso reduzir o erro da previsão, ou seja a largura da distribuição de pontos ao redor da linha vermelha. Esse resultado corrigido pode ser visto nos pontos verdes. O gráfico à direita mostra o mesmo efeito, mas após a correção simples por pontos. Vemos que a inclusão das outras variáveis tem um papel importante na redução do erro.

Mas em geral, todas essas variáveis são importantes? Não na mesma magnitude. Uma forma de ver isso é computando o impacto de remover cada uma das variáveis no erro total da previsão. Esse resultado é mostrado no gráfico seguinte em função da rodada. Vemos que a variável mais importante é sempre a pontuação do jogador, o que é de certa forma esperado. Além disso, jogadores caros tendem a desvalorizar, portanto o preço é também uma variável muito importante para valorização. Igualmente importante é a variação de preço do jogador na última rodada. O número de jogos e a média do jogador também contam, mas são menos importantes

Importância de cada variável na estimativa de ganho de cartoletas

Vemos também no gráfico que todas as variáveis perdem importância ao longo do campeonato. Esse é um efeito conhecido dos cartoleiros, e que torna ainda mais importante que se procure ganhar cartoletas nas primeiras rodadas. A partir da 6ª rodada esse efeito estabiliza e podemos seguir mais ou menos a mesma estratégia até o fim.

Um fato curioso é a mudança de direção do efeito que a variação de preço do jogador na rodada anterior tem na sua valorização futura. Na 2ª rodada, o efeito é tal que um jogador que valorizou na 1ª rodada, tende a valorizar de novo na 2ª rodada, e vice versa. A partir da 3ª rodada esse efeito se inverte e jogadores que valorizaram na rodada anterior tendem a desvalorizar na rodada seguinte.

No fim das contas, qual é então a fórmula para ganhar cartoletas? De forma aproximada podemos dizer que é:

Valorização = A × Pontos + B × Preço + C × Variação + Outros Fatores

Os valores de A, B e C variam em cada rodada e são aproximadamente:

  • A entre 75% na 1ª rodada e 25% após a 6ª rodada
  • B entre -25% na 1ª rodada e -15% após a 6ª rodada
  • C entre 40% na 2ª rodada e -40% após a 6ª rodada

Ainda assim vemos que restam incertezas e que não temos a fórmula perfeita. Um dos fatores que não foram levados em conta aqui é a correção para impedir a inflação no CartolaFC. Segundo a Globo, a variação nos preços dos jogadores é controlada para que não haja inflação, ou seja, o preço médio dos jogadores se mantém constante. Isso significa que a pontuação do jogador deve ser comparada com a pontuação média da rodada e isso adiciona efeitos difíceis de prever.

E esse modelo funciona mesmo? Bom, ele não é perfeito, mas até aqui tem sido bastante útil. Os times do CartolaAnalitico valorizaram por volta de C$45 cartoletas nas 3 primeiras rodadas, e nossa experiência no ano passado é que esse modelo gerou uma média consistente de ganho de C$6.6 por rodada no segundo turno.

Se você está precisando de cartoletas, a partir dessa rodada vale o bom senso. Primeiro, escolha jogadores que devem pontuar bem. Evite jogadores caros. E procure jogadores que desvalorizaram na rodada passada. Em breve pretendemos disponibilizar nossas estimativas de ganho de cartoleta no cartolaanalitico.com. Fiquem ligados!

--

--