Retrato do Campeão 2023

João Coelho
CartolaAnalitico
Published in
4 min readMar 3, 2024

Com o fim da temporada CartolaFC 2023 vamos ao nosso retrato do campeão que ficou faltando. O grande campeão da nossa Liga Virtual Analitico foi o Ursinho Liverpool do GuiadoCartola. 👏👏👏

Classificação final da Liga Virtual Analitico — Serie A — 2023

Com um total de 2941.63 pontos, eles dominaram o ano apesar de certa pressão de outros times. No final, o título foi garantido com 18 pontos de vantagem para o segundo lugar. Como já tradicional prêmio vamos mostrar aqui em detalhes o desempenho do campeão.

Posição na tabela e diferença de pontuação para o líder e segundo colocado em cada rodada.

Começamos com uma visão geral de sua pontuação em cada rodada. O GuiadoCartola fez um campeonato de regularidade com algumas mitadas intercaladas. Foram 5 rodadas acima de 100 pontos. A maior mitada foi de 131.23 pontos já na rodada 5. A pior pontuação ficou em 36.54 pontos na rodada 26. A estratégia de valorização funcionou muito bem e o time alcançou mais de C$150 já na rodada 6.

Pontuação e patrimônio em cada rodada do campeão de 2023.

Olhando com mais detalhes, analisamos a performance de cada scout. A pontuação foi carregada por um excelente desempenho em gols, 40 pontos acima de qualquer outro time da liga. Teve ainda um bom desempenho de SG e DS pra garantir a média alta. No SG, foram 42% de aproveitamento, o 6º melhor da liga.

Distribuição de pontos por scout acumulados ao longo do ano.

Outra estatística interessante é a média que o campeão obteve com cada posição. O Ursinho Liverpool teve excelente desempenho com atacantes e técnicos comparado com a liga, e ficou apenas na média de capitães.

Média de pontos por posição. Os números em parêntese representam o número de jogadores escalados em cada posição. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos mais claros representam o valor mais provável da média real da posição de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Em termos da formação tática a escolha foi 100% no clássico 4–3–3, sem surpresas.

Média de pontos por formação escalada. Os números em parêntese representam o número de times escalados em cada formação. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos mais claros representam o valor mais provável da média real da formação de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Quais times renderam mais nas escalações do campeão? O GuiadoCartola aproveitou muito bem jogadores de Atlético-MG e Grêmio, principalmente liderados por Hulk e Suárez. O campeão Palmeiras foi o mais escalado, mas não rendeu bem no Ursinho Liverpool, tão como o Flamengo.

Média de pontos dos jogadores escalados. Os números em parêntese representam o número de jogadores escalados de cada time. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos mais claros representam o valor mais provável da média real do time de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Em termos da contribuição de jogadores individuais, os melhores desempenhos foram de Hulk (ATA, Atlético-MG) e L. Suárez (ATA, Grêmio), como era de se esperar, com médias absurdas de 10.3 e 11.5 em 22 e 15 jogos respectivamente. Hulk foi também o jogador que mais pontuou pelo time. Além deles Arias (MEI, Fluminense) e T. Soares (ATA, Botafogo) também foram muito bem aproveitados. Do lado negativo, Cano (ATA, Fluminense) e Cristaldo (MEI, Grêmio) não foram bem aproveitados no time.

Total de pontos acumulados pelos 20 maiores pontuadores (cima) e média de pontos dos 20 jogadores mais bem (meio) e mal (baixo) escalados. Os números em parêntese representam o número de escalações de cada jogador. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos vermelhos representam o valor mais provável da média real do jogador de acordo com nossa inferência Bayesiana.

Temos ainda os detalhes das escolhas de capitão do Ursinho Liverpool. Os destaques positivos foram novamente L. Suárez (ATA, Grêmio) e Hulk (ATA, Atlético-MG), utilizados 6 e 10 vezes e obtendo uma médias de 13.4 e 9.5 pontos por rodada respectivamente. Apostas pontuais em Calleri (ATA, São Paulo), Paulinho (ATA, Atlético-MG) e R. Veiga (MEI, Palmeiras) não deram muito certo.

Média de pontos dos capitães. Os números em parêntese representam o número de escalações de cada jogador. As caixas transparentes correspondem ao erro estatístico estimado. Os pontos mais claros representam o valor mais provável da média real dos jogadores de acordo com nossa inferência Bayesiana.

E assim encerramos esse nosso retrato do campeão da Liga Virtual Analitico — Série A — 2023. Parabéns ao GuiadoCartola 🏆 pelo título merecido após tantos anos! O CartolaFC 2024 vem aí e contamos com mais uma disputa de alto nível, com novos times que vêm cada vez mais fortes na briga pelo título. Até lá! 🎇🎆

--

--