Junho Vermelho: clubes organizam campanhas de doação de sangue

Letícia Oliveira
Casal Torcedor
Published in
2 min readJun 14, 2020
Campanha Sangue Corinthiano existe desde 2008 e foi idealizada nas redes sociais (Foto: Reprodução/SCCP)

Neste dia 14 comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, e o mês de junho, em geral, é dedicado a essa causa. Vários clubes de futebol mantém campanhas para incentivar a participação dos seus torcedores e, durante a pandemia, é importante também conscientizar as pessoas sobre a doação, uma vez que os estoques tendem a cair em função da baixa procura durante o isolamento social.

Em São Paulo, o Corinthians talvez seja o clube que melhor tenha estruturado uma campanha. O Sangue Corinthiano existe desde 2008, e foi idealizada pelo torcedor Milton Oliveira, que já era doador voluntário desde 2005 e resolveu, na época, criar uma comunidade no Orkut para reunir outros torcedores com esse mesmo objetivo.

A iniciativa deu tão certo que logo foi preciso criar uma segunda edição por conta da alta demanda de gente interessada em doar sangue, e a partir daí o negócio só cresceu, recebendo o apoio oficial do próprio clube. Uma das ações mais recentes ocorreu na Arena Corinthians, em Itaquera, que recebeu mais de mil corintianos.

O Palmeiras também abriu as portas do Allianz Parque durante a pandemia, e recebeu 985 doadores palmeirenses, entre eles o zagueiro Luan. A quantidade de bolsas de sangue arrecadadas nesse período foi suficiente para salvar quase 4 mil vidas, informou o clube.

Zagueiro Luan, do Palmeiras, doou sangue no Allianz Parque (Foto: Reprodução/SEP)

Em todo o Brasil, clubes de futebol espalhados em vários estados também criaram campanhas de doação de sangue. O GloboEsporte.com reuniu algumas delas nessa reportagem:

Fica a dica, então: mesmo se você morar em uma cidade do interior ou que seu clube do coração não tenha se manifestado ainda em prol a nenhuma campanha específica, procure o Hemocentro mais perto de você, tome todos os cuidados ao sair de casa (use máscara, álcool gel), e faça a sua parte!

Vamos ajudar a salvar vidas ♥

--

--

Letícia Oliveira
Casal Torcedor

Jornalista, 30 anos, palmeirense de coração, apaixonada por futebol e cria de arquibancada.