UX Design como estratégia para conquistar clientes e impactar negócios

Na semana passada rolou em Florianópolis a primeira edição do ano do The Developer’s Conference, onde tive a oportunidade de apresentar a palestra “UX Design como estratégia para conquistar clientes e impactar negócios” em nome da Catarinas Design, junto com a Priscilla Albuquerque, diretora de negócios e consultora de UX na Catarinas.

A Catarinas Design de Interação é uma empresa que oferece serviços de App Mobile, Sistemas Web e Websites, tendo como foco principal a experiência do usuário e soluções de valor para os clientes ❤.

O tema que escolhemos compartilhar com o público do TDC, na sua grande maioria desenvolvedores, explana algo que vivenciamos todos os dias: O crescimento exponencial de soluções que atendem “praticamente” a mesma demanda, em um mercado maduro e altamente competitivo e como o UX Design pode ser uma estratégia para se diferenciar no mercado.

Algo que podemos perceber é que os grandes negócios que se destacam atualmente são aqueles que procuram resolver problemas reais de pessoas reais, entregando mais que soluções, mas experiências incríveis.

As metodologias do User Experience Design que focam em entender a fundo esses usuários e suas “dores” acabam por gerar soluções muito mais coerentes e assertivas causando impactos significantes na proposta de valor das empresas. Dessa forma, o UX Design tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente os digitais e inovadores como startups e empresas de tecnologia.

Uma boa experiência do usuário precisa responder a três questões essenciais:

  • Preciso?
    Antes de mais nada, a sua solução tem que ser útil e atender as necessidades de alguém.
  • Consigo?
    Mas, de nada vai adiantar você querer resolver todos os problemas do seu usuário e desenvolver algo que ele não vai conseguir usar, certo? Repense na usabilidade da sua solução.
  • Quero?
    O que faria com que o seu cliente simplesmente se apaixonasse pela sua solução? A desejabilidade é a cereja do bolo! Conquiste, surpreenda o seu usuário.

Mas, na prática, quais estratégias utilizar para gerar impacto nos negócios?

  • Ouça os seus usuários, pesquise, descubra o que eles têm para lhe dizer, valide as suas hipóteses. Às vezes — ou quase sempre — as pessoas nos surpreendem, nos mostrando coisas que nem sequer tínhamos pensado.
  • Analise e entenda o contexto do seu usuário. Saiba mais sobre ele, tudo o que possa fazer parte do seu mundo, assim como seus gostos, crenças, costumes, rotinas… E saiba em que momento a sua solução entra no contexto do seu usuário.
  • Preocupe-se com o lado “business” do projeto, sendo ele seu ou do seu cliente. Entenda o mercado e a demanda, procure por estratégias que atendam as necessidades do projeto de forma diferenciada.

E lembre-se Design não é sobre layouts bonitos, é sobre pessoas e também sobre ajudar os negócios a darem certo! :)

Essas são apenas algumas dicas de como utilizar o UX Design com diferencial competitivo, mas lá no nosso blog você pode encontrar mais dicas sobre o tema.

Se você se interessou e quer ver a apresentação completa, com alguns cases das Catarinas, é só dar play no vídeo abaixo:

Like what you read? Give Cilene Ribeiro a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.