UX Design e a transição de Carreira após os 40

Samanta Oliveira
Catarinas Design
Published in
5 min readJul 22, 2020

Em Junho 2020 fui chamada para puxar meu primeiro projeto como UX Designer na Cats desde que resolvi abandonar minha carreira de Coordenadora de Estilo.

Há 2 anos atrás trabalhar como uma UX Designer era um sonho que resolvi abraçar e construir dia após dia desde então.

Esse post não é um passo a passo de como tornar-se UX Designer e sim um compartilhamento da vida real de uma mulher de 44 anos que fez sua transição de carreira abraçando cada oportunidade que apareceu.

Fácil!?

Não foi, mas me orgulho muito dessa grande história que minha filha tem vivenciado comigo.

Mudar? Sim ou com certeza?

Porque fazer transição de carreira? Essa pergunta não calava nunca e vinha de todos os lados.

Mas a resposta foi sempre: tenho pelo menos mais 25 anos e o que vou fazer com eles? Então fui atrás do que faria sentido para esses próximos anos.

Fui muito feliz na minha primeira carreira mas agora meu sonho era outro.

Mas até perceber isso levei um bom tempo e sim apesar de estarmos com pressa para fazer tudo acontecer, dar tempo para que tudo aconteça de forma correta faz muito sentido quando você está pensando em um recomeço.

Pra onde?

Nesse projeto (sim encarei como um projeto) de transição de carreira trabalhei com algumas limitações técnicas como:

  • Ficar fixa em Floripa (na minha carreira anterior passava semana em São Paulo)
  • Queria ver de perto minha filha crescer já que não teria mais filhos
  • Ser feliz e conciliar pessoal e profissional durante os meus dias

E trabalhei também com uma possibilidade incrível de: eu posso escolher ser o que eu quiser e quando pensava nisso vinha aquele sorriso que há tempos não via no meu rosto quando pensava na minha carreira.

Sendo assim comecei pelo início: pesquisar quais as carreiras com mais oportunidades em Floripa e depois de meses pesquisando, analisando, fazendo tabelas cheguei em duas grandes oportunidades: Inovação e Análise de Dados.

Isso é Design Thinking (Double Diamond ) da vida, não? Abre para explorar então fecha.

Eu ainda nem pensava em UX, mas já praticava, hehehe.

Go!

Literalmente fui!

Entrei no curso de Lógica de programação e fiz alguns cursos curtos de R e Phyton, não, não virei programadora mas hoje ter ido lá conhecer um pouquinho desse universo me ajuda quando estou pensando em alguma tela.

Em seguida entrei para primeira turma de MBA de Empreendedorismo e Inovação para Startups do Senai e foi aqui no MBA quando menos esperava que encontrei minha primeira oportunidade em Ux.

Comunique!

Um dos meus maiores aprendizados: não tenha vergonha de fazer a transição, fale muito sobre isso.

Comunique sempre para que todos saibam que você está mudando de carreira porque só assim quando tiver uma oportunidade lembrarão de você. No início assumir e verbalizar foi um processo, o medo do julgamento sempre nos acompanha em momentos como este de transição e aqui não foi diferente.

E foi em um desses momento de comunicar, durante uma das imersões do MBA que a Priscilla Albuquerque, minha professora do MBA e hoje parceira, falou que a Catarinas iria rodar o que seria a primeira versão do Catarinas Lab e queriam alguém com vontade de aprender, ou seja, eu todinha hehehe.

Se deu medo? Sim e com certeza, mas fui com medo mesmo.

Em 30 dias rodei junto com a Sissa o primeiro Catarinas Lab, pausa para info: acabamos de na Cats a terceira edição do Catarinas Lab dessa vez com 3 participantes e fui mentora junto com o super @leandromartinez.

Que sensação incrível falar disso para vocês!!!

Sendo quem você sonhou ser!

Depois do Labs eu tava apaixonada por aquele universo de UX Designer, mas fui conhecer a análise de dados, lembra que mencionei sobre dados lá trás?

Mesmo fluxo de projeto: analisar empresas, escolher a empresa que faz seu olho brilhar e ir atrás batendo na porta (e não foi literalmente) bati mesmo e consegui meu estágio em análise de dados.

E 2 meses depois a @Priscilla me chama para uma vaga de estágio e nesse momento eu tive certeza que UX entraria de vez na minha vida.

Para colocar vocês no tempo e espaço, aqui eu ainda trabalhava como Consultora de Estilo, fazia estágio em Dados e agora estágio em UX. E como esperado em alguns meses abri mão do estágio de dados e depois da consultoria.

Por quê?

Porque quando você estiver feliz em algo que está fazendo pegue todo seu tempo para ficar melhor no que te faz feliz.

Em Março de 2020 fui contratada como UX Designer “ BB Chewbacca” (iniciante em UX) na Cats, e como falei no início desse post estou liderando meu primeiro projeto.

Continuo aprendendo cada dia e que demais isso e pensa no time PHODA que tem na Cats, mas isso todo mundo já sabe. hehehehehehe

Eu fui uma super profissional de Moda e ainda tenho muita estrada para ser uma super UX Designer, mas estou no caminho, estou calma no processo e isso é muito mas muito bom.

Liberdade!

Fazer transição de carreira é libertador!!!

Depois de ter feito minha primeira transição me sinto livre para ter quantas carreiras eu resolver ao longo do meu caminho!

E se nesse momento você está se perguntando: eu também posso?

SIM, você e todos podem, devemos testar nossas possibilidades ao longo da vida.

Eu chego aqui no papel de UX Designer com mais idade sim, com mais background e menos pressão. E menos pressão não porque eu não me cobro e sim porque para chegar aqui eu pensei mais, analisei mais e estou indo exatamente para onde eu planejo ir e não para onde o vento me leva.

Me conhecer, saber o que me equilibra pessoalmente nesse momento profissional fez toda diferença, desenhar o backlog do meu projeto profissional fez com que as expectativas se alinhassem.

E se você leu até aqui: Muito Obrigada!

Esse é meu primeiro post no Medium e ele só foi possível porque eu fiz transição de carreira, porque o que eu penso e sinto pode ter muito valor para alguém e esse valor me foi passado por cada designer que eu ouvi e conversei durante meu caminho.

Agora uma dica:

Façam parte da comunidade, os designers trocam tanto que fico impressionada, são tantos e tão phodas!

Eu sou voluntária no Ladies That UX capítulo Florianópolis e também organizadora voluntária do Startup Weekend Women Florianópolis e super indico na transição de carreira e para sempre participar desses espaços.

Achei que iria conseguir ficar sem dar dicas mas não consegui, hehehe

Estou a disposição para todos que precisarem e bora fazer UX WOW pela vida!

Essas são algumas pessoas que gostaria de agradecer: Muito Obrigada!

Júlia Ghisi/Priscilla Albuquerque/Leandro Martinez/Gustavo Oliveira/Will Sertório/Hannane Cherifi/Janine Caetano/Luiz Resende/Rodrigo Lemes/Patricia Prado/Vitória Botelho/Luiz Eduardo Luckner/Elisa Vitório/Bruna Castro/Mariana Belini

--

--