UXConfBR Review

O maior evento de UX do Brasil!

Rodrigo, Júlia, Diego, Priscilla e Cilene

Nos dias 20 e 21 de maio aconteceu em Porto Alegre/RS a segunda edição do maior evento de UX do Brasil, a UXConfBR, e a Catarinas esteve presente, não apenas para ver as palestras incríveis que passaram por lá, mas também para ministrar o workshop “UX da questão: como aplicar o UX Design na prática”.

3 vezes maior!! Este foi o tamanho do evento em comparação ao ano passado. Diria ainda, que em organização, conteúdo e qualidade, o evento também seguiu a mesma proporção. A edição de 2016 se dedicou principalmente às métricas que podemos ter com produtos digitais, às boas experiências e à influência do UX nos negócios.

A manhã de sexta foi dedicada aos workshops. Veja abaixo as fotos do nosso por lá — comandado pela Priscilla e pela Júlia :D

Workshop “UX da questão: como aplicar o UX Design na prática”

Na parte da tarde teve a abertura oficial com os organizadores Pedro Belleza e Thiago Esser e o início da leva de grandes palestras, que seguiu até o final de sábado.

Foto by UXConfBR

O ponto alto do dia foram as palestras sobre métricas do Luis Felipe Fernandes (The light side os the Numbers — A importância dos dados para a experiência do usuário) e do Willian Sertório (Gostar de métricas é melhor do que não gostar de métricas — veja aqui).

Precisamos nos focar nos objetivos dos usuários e não nos objetivos do negócio. E na hora de montar nossas personas, levar em consideração o “K.Y.U. (Know Your User)”, que nada mais é que a somatória das pesquisas Quali e Quanti. As métricas ajudam na visão holística de todo o trabalho. Isto porque os dados Quanti apresentam os fatos, enquanto os dados Quali explicam o porque deles. Mas precisamos ter muito cuidado com as métricas de vaidade: número de downloads e curtidas nas fanpages não contam :/

Ainda na sexta, tiveram palestras sobre objetos inteligentes com o pessoal da Intel, dando uma boa conceituada sobre IoT e “Intelligent Living”. Tivemos também Prototipando UX em vídeo, — Instituto Atlântico, do Ceará; e a Influência de UX na criação de games — Unisinos/RS. Talita Pagani, do Interaction Design Fundation, falou sobre sites adequados para pessoas com autismo, e do seu maravilhoso Projeto GAIA, com guidelines de interfaces web focadas em aspectos do autismo. E pra fechar o dia com chave de ouro, paulocaroli, da ThoughtWorks, falando sobre Canvas MVP e sua metodologia Direto ao Ponto.

O sábado se iniciou com a palestra do Glauber Laender falando sobre teste de usabilidade e a entrega de boas experiências. E, aproveitando, #ficaadica:

85% dos problemas de UX podem ser resolvidos testando com 5 usuários!!

Ainda pela manhã, uma palestra bem prática e informativa sobre como projetar para o Apple Watch, da juliana franchin — Globosat; como o UX influencia decisões de negócio (veja aqui) — Gustavo Oliveira, da TOTVS; e um panorama do mercado de UX no Brasil —super pesquisa da lulileslie, da Saiba+.

Foto by UXConfBR

Os chilenos Eduardo Aguayo e Rodrigo Vera, organizadores do Interaction South America deste ano, vieram falar sobre os 20 anos de UX no Chile, e aproveitaram para mostrar os primeiros speakers confirmados do ISA 2016: Alan Cooper e muito mais! o/

Na parte da tarde, o UXConfBR foi dedicado mais a temas teóricos do design como um todo. Marcelo Morais, da Usuall, falou sobre pessoas. Natalia Arsand, da Booking.com, arrasando sobre cognição e se estamos (ou não) manipulando nosso consumidor. A palestra de Kleber Puchaski, da Philips, teve como tema “Design for complexity”.

Rodrigo Quaresma, da RD, falou sobre a sua jornada dentro de uma startup, e Lu Terceiro e Diogo Consentino, da UOL, falaram sobre o desafio de montar pesquisas criativas.

Robson Santos, da PorQueNão?, falou sobre estratégia e desenvolvimento de produtos digitais, e Gui Verdasca e Fernando Nunes, da ContaAzul, sobre como o marketing pode auxiliar no engajamento e na experiência do usuário.

Pedro Belleza, Thiago Esser, Daniel Wildt, Rafael Helm e a todo mundo da organização, nosso parabéns pela realização do UXCONFBR, e um abração Catarino por essa coisa linda que foi o fim de semana!

Com o fim do evento, aquele sentimento de “quero mais” fica mais latente, visto que é o maior evento de UX do Brasil. Não só pelo conteúdo de primeira, mas também por estas pessoas incríveis com quem pudemos conversar. Você vê ali no palco os speakers que você vai conhecer e ficar amigo no happy hour… você assiste e discute temas que vão complementar o conhecimento que você já tem e o trabalho que você faz no dia-a-dia… Enfim, quero mais!

Mas só ano que vem…

19 e 20 de maio de 2017!!!

Então, até lá! ;)

Post escrito com a colaboração do Rodrigo Roncaglio
Visite as redes sociais da Catarinas e fique por dentro de como foi a cobertura do UXConfBR: Facebook, Instagram e Twitter.