Catarse Assinaturas: uma ferramenta para pessoas viverem do que amam fazer

Post escrito por Rodrigo Machado , Co-Fundador e CEO do Catarse
Editado por Luís Otávio Ribeiro , Geraldo Aleandro e Thiago Maia

Estamos muito orgulhosos de anunciar que, em breve, lançaremos o Catarse Assinaturas, uma nova modalidade para que realizadores e realizadoras possam conquistar assinantes para seus projetos e, dessa forma, receberem apoios financeiros mensalmente. A modalidade de Assinaturas é mais um passo em direção a um futuro que transformará o Catarse em um local com diversas possibilidades para empreender, criar e realizar.

Um pouco de contexto — 2011 a 2017

Em 2011, o Catarse e o crowdfunding brasileiro nasceram de um sonho de diferentes pessoas que convergiram em um propósito claro, potente e necessário para a época: tirar projetos do papel. Queríamos ver mais diversidade na produção criativa, social, empreendedora e científica do país, bem como oferecer uma alternativa aos meios tradicionais de captação de recursos, afogados em burocracias e desgastados pela incapacidade de acompanhar o ambiente de mudanças acelerado que o advento da internet havia fomentado nas últimas décadas.

Nascia o crowdfunding brasileiro.

Com o passar dos anos, nossa visão sobre o mundo conferiu a esse propósito a identidade catártica. Gostamos de ver coisas bonitas acontecerem, prezamos pela paixão no nosso fazer e acreditamos que independência, colaboração, autonomia e coragem são valores capazes de mover montanhas. Como resultado disso, perto de completar 7 anos de existência, e sem nenhum tipo de investimento externo, temos uma filosofia de trabalho que opera fora dos moldes convencionais e que possibilitou reunir mais de 430 mil pessoas que, juntas, arrecadaram 68 milhões de reais e deram vida a 5642 projetos.

Somos muito gratos e felizes por isso.

Uma mudança de trajetória

Mas hoje, em 2017, tirar projetos do papel não é mais o bastante.

Precisamos oferecer a possibilidade de que esses projetos, além de saírem do papel, prosperem, tenham continuidade e mantenham aquecidas as relações que criam durante suas campanhas no Catarse. Queremos também oferecer uma ferramenta eficiente de gerenciamento e monetização de base de fãs aos projetos que já existem fora da realidade Catártica. O Catarse Assinaturas é um marco nessa estrada que se iniciou ao final de 2015, quando começamos a transformar o Catarse em uma plataforma mais ampla, dinâmica, que atende a diferentes necessidades e estágios da jornada de um projeto.

Uma curiosidade: Em 2015 já tínhamos a visão de construir o Assinaturas (ainda com nome de recorrente). Você pode ver um easter egg no minuto 1'47" de um video de novidades sobre o lançamento do modelo Flex de 16 de Novembro de 2015.

Sabemos que estamos propondo uma modalidade que já pode ser encontrada em outras plataformas. Muitas pessoas nos perguntam e perguntarão por que demoramos tanto se já tínhamos isso previsto, dirão que perdemos uma oportunidade e que já temos “concorrentes” no mercado. A resposta é simples: temos uma visão, estamos aos poucos cumprindo com os passos que nos levarão a ela e gostamos de fazer as coisas com certa calma e do nosso jeitinho. Além disso, sabemos que a escolha que fizemos por uma trajetória em que não buscamos investimento para o Catarse faz com que nosso caminho seja menos acelerado. O que podemos prometer é: faremos como sempre fizemos, com muito amor, dedicação e com a qualidade que imprimimos em tudo que fazemos.

Sobre futuros

Estamos mirando em um futuro onde seremos uma ferramenta para a sustentabilidade financeira de realizadores e realizadoras. Um ambiente propício para blogueiros, cientistas, artistas de diversos formatos, empreendedores, jornalistas, escritoras, videomakers, youtubers e qualquer pessoa que deseje viver de suas criações. Se cada vez mais pessoas puderem viver do que amam fazer, das atividades que as fazem se sentirem vivas e dispostas, veremos transformações incríveis acontecerem.

É nisso que acreditamos e é para isso que trabalhamos.


Faz algo incrível e tem um projeto que é a cara do Catarse Assinaturas?

Faça seu cadastro para receber todas as novidades!

A single golf clap? Or a long standing ovation?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.