Fica, vai ter nudes

Raíssa Pena
Catarse
Published in
3 min readSep 28, 2018

A nudez feminina é explorada na fotografia — de maneiras criativas e grotescas —há muito tempo. Mas o nu masculino ainda causa incômodo e torcidas de nariz em muita gente. A liberdade para falar de afeto e sexualidade por meio da arte, independente de gênero ou orientação sexual é um componente importantíssimo para gerar mais diversidade. Por isso, publicações belas e bem feitas como a Nudus Magazine precisam ser celebradas.

Idealizada pelo fotógrafo André Carlos, a publicação já arrecadou mais de R$ 210 mil em campanhas no Catarse e está no ar com sua edição de aniversário.

Pedimos ao André pra contar as boas práticas de relacionamento com o público que o ajudaram a dar vida à Nudus:

"Oie, meu nome é André Carlos e eu sou o fotógrafo e criador da Nudus Magazine, que está há três anos no Catarse, contabilizando 6 campanhas que ultrapassaram os 100% da meta. Comecei na plataforma aos 21 anos de idade sem noção alguma de que ficaria todos esses anos utilizando o Catarse, mas desde o começo eu tinha algo em mente antes mesmo de lançar a primeira campanha no ar: estudar o mercado e o público alvo. Acredito que essas são as primeiras coisas a serem feitas, se não você corre o risco de se desgastar muito para pouco resultado e acabar frustrado no final.

As redes sociais são nossas maiores aliadas e inimigas durante todo o processo (início/fim) de uma campanha. Usem-nas de forma consciente, afinal, o feedback das pessoas que veem seu trabalho divulgado no Instagram, Twitter, Facebook ou outras plataformas, pode te dar um gás muito forte e fazer você se dedicar muito, mas também pode te deixar para baixo e fazer com que você queira desistir de tudo… No final é você que tem de dizer se realmente está pronto ou não para lançar uma campanha. Tudo envolve responsabilidade e comprometimento e você tem de estar ciente disso.

Trabalhar com outros profissionais também pode ajudar a enriquecer seu projeto, mas pense nisso como um investimento e não como um gasto. No meu caso, eu contratei um amigo designer desde o começo, já que não entendia muito bem dessa parte e só posso dizer que: façam!, a arte do seu projeto e como ele é apresentado são aspectos que contam muito, pois as pessoas “compram primeiro com os olhos”.

Comecei na plataforma aos 21 anos de idade sem noção alguma de que ficaria todos esses anos utilizando o Catarse

A cada campanha, a Nudus, o designer e eu crescemos juntos esteticamente e profissionalmente. Isso também é uma questão importante, pois melhorar seu projeto, caso ele tenha uma sequência como o meu, é fundamental para garantir novos apoiadores e manter o engajamento dos apoiadores das campanhas anteriores.

O Catarse oferece suporte tanto para o apoiador como para o criador e, durante esses 3 anos que eu utilizo o site, houve diversas melhorias que “facilitaram” minha comunicação com quem já apoiou — escrevi o “facilitaram” entre aspas, pois não adianta a plataforma ter todos os suportes possíveis se as pessoas não usufruem do seu todo. Por exemplo: muitos dos meus apoiadores não tinham o costume de checar o email com frequência e o contato com eles não podia ser deixado de lado, ele é de extrema importância. Aí eu volto para a importância das redes sociais, que são tão rápidas quanto um email e nos mantêm próximos dos apoiadores mesmo após o término da campanha.

Eu só tenho a agradecer ao Catarse por ser um suporte tão eficaz para a realização do meu projeto e de vários outros artistas. É isso! Valeu, vocês são sensa! E vocês, criadores, não tenham medo. Se joguem e, se for realmente o que vocês querem, U GO GURL!

Com carinho,

André Carlos e Nudus Magazine".

Ainda dá tempo de participar da campanha para a sexta edição da Nudus. E sempre é tempo de compartilhar este artigo com aquele amigo criativo que precisa de inspiração! :)

--

--