Perdido nas ideias: sintomas de TDAH e seus efeitos durante o modelo de educação à distância.

Redação para Mídias Digitais
Catorze Trinta Ed.6
3 min readDec 12, 2022

Nos últimos anos, nenhum fenômeno de escala mundial mexeu tanto com a saúde mental das pessoas como a pandemia da Covid-19. No caso específico dos estudantes universitários, foi necessária uma adaptação do modelo de ensino por parte das universidades durante esse período, o que resultou no Ensino Emergencial Remoto, ofertado pela Universidade Federal do Ceará.

Relato a seguir a minha vivência com as aulas remotas, como aluno do curso de Sistemas e Mídias Digitais, em tempos de pandemia.

(Reprodução: Pexels)
(Reprodução: Pexels)

Minha experiência com o modelo de educação tradicional estando em uma sala de aula, com o professor e os alunos, acompanhando ao vivo a aula, sempre foi complicada. Não sou diagnosticado com transtorno de déficit de atenção, mas tenho sintomas, tais como a falta de foco, dificuldade em organizar meu tempo, inquietação e ansiedade, o que sempre dificultou muito o meu processo de aprendizagem em sala. Às vezes eu precisava escolher se prestava atenção no que o professor falava ou se anotava o que ele escrevia. Fora as inúmeras distrações da sala de aula que especialmente pra mim, me tiravam totalmente do foco durante as explicações.

(Reprodução: Pexels)
(Reprodução: Pexels)

Durante a pandemia, por muito tempo fui cético com o modelo de aulas remotas, justamente por nunca ter experienciado na prática. Mas devo admitir que, apesar de alguns problemas intrínsecos, como a falta de comunicação entre o aluno e o professor, além de algumas falhas na implementação, o sistema de ensino remoto me ajudou muito no meu processo de aprendizagem, se adequando muito mais ao meu ritmo.

O fato de ter todos os conteúdos disponibilizados previamente para acesso a qualquer momento, é a principal vantagem do modelo. Essa possibilidade me ajudou imensamente com o meu fluxo de pensamento, que varia muito dependendo do momento em que eu estou, fora o fato de poder rever as explicações sem precisar interromper a aula.

(Reprodução: Pexels)
(Reprodução: Pexels)

Eu imagino o quão traumático deve ter sido a experiência com esse modelo de aulas para muitas pessoas, principalmente quando somado ao isolamento social. Eu entendo que muitos alunos podem dizer que detestaram esse sistema, e apesar de reconhecer os defeitos e falhas na implementação dele, devo admitir que tive um saldo positivo em relação ao aprendizado com aulas a distância. E você? Qual a sua experiência com o modelo de aulas remotas? Acha que prejudicou ou melhorou os seus estudos? Deixe o seu relato pessoal.

Sobre o autor

Me chamo Angelo, tenho 21 anos e estou cursando o 6° semestre de sistemas e e mídias digitais, focando no desenvolvimento web na área de back-end. Gosto bastante de filmes de suspense e drama e ouvir musicas alternativas de diversos gêneros diferentes, além disso também gosto de jogar vôlei nas horas vagas. Contato: angelolucasfl@gmail.com.

--

--

Redação para Mídias Digitais
Catorze Trinta Ed.6

Perfil da turma da disciplina de Redação para Mídias Digitais 2019.1 do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC.