Home Office como realidade e não medida emergencial

Redação para Mídias Digitais
CatorzeTrinta Ed.04
2 min readFeb 7, 2022

A pandemia exigiu a reformulação de muitas coisas que eram comuns nas nossas rotinas, uma delas foi a forma de trabalho e estudo. Passados os grandes picos de casos, iniciou-se uma retomada e a busca pelo novo “normal”, foi então que diversos brasileiros, incluindo eu, começaram a temer a perda do home office, livre de horas de ônibus e perigos das ruas.

As vantagens do home office são muitas, assim como você deve ter pensado, as desvantagens e problemáticas (algumas que eu mesmo vivenciei) também. No entanto, tais dificuldades estão bem mais relacionadas às questões sociais do que a prática em si, nada mais do que mais um problema de desigualdade social.

Ter um ambiente propício a atividades que exijam concentração e conviver com pessoas que respeitam seu espaço e privacidade, deveria ser o mínimo, mas, infelizmente, esses são uns dos principais entraves do home office. Além, claro, das questões de estrutura física, que demandam investimento.

Hoje atuo em home office, mas sob o aviso: quando a pandemia passar, iremos voltar. É como se tivéssemos aguardando uma sentença e aqui cabem todas as afirmativas apresentadas acima, pois elas representam bem minha situação atual. Por dia, durmo 8h sem problemas, consigo estudar por 4h e ainda ter momentos de lazer, tudo isso fora as horas de trabalho, em casa. Para ir na empresa, dormiria no máximo 6h, gastaria quatro horas apenas com deslocamento.

Portanto, meu anseio é que as possibilidades e liberdades, que o home office trouxe para a minha vida e de muitos outros brasileiros, fosse uma escolha viável para quem tivesse interesse ou até mesmo a necessidade, como é o exemplo de oferta de vagas para PCD nessa modalidade. Enquanto utilizava a plataforma Linkedin, me deparei com uma postagens sobre o tema que me chamou atenção e com ela gostaria de encerrar meu momento de ideação. Link do post

Por: Vitória Priscila

Vitória Priscila, 21 anos, técnica em Administração e graduanda em Sistemas e Mídias Digitais. Apaixonada por não sair de casa.

#homeoffice

vipriscila09@gmail.com

--

--

Redação para Mídias Digitais
CatorzeTrinta Ed.04

Perfil da turma da disciplina de Redação para Mídias Digitais 2019.1 do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC.