Sonhos e a maturidade

Redação para Mídias Digitais
CatorzeTrinta Ed.04
4 min readFeb 7, 2022

Quando foi proposto escrever esse texto, eu tive um imenso bloqueio criativo sobre o tema sonhos. Não sabia o que escrever, que sonhos pontuar. Então, lembrei que meus desejos foram mudando ao longo do tempo, e que eles mudam, realmente, com a maturidade.

Desde criança nos perguntam o que queremos ser quando crescer. Eu não lembro de ter sonhado com uma profissão na infância. Eu gostava de fazer muitas atividades e por isso, nunca me dediquei somente a uma. Acho que eu tinha uma certa multipotencialidade e nem sabia! Talvez por isso, tive muitos dilemas sobre o que eu queria ser quando crescesse.

Depois que concluí o ensino médio, não entrei, de cara, para a faculdade. Como milhares de adolescentes, fui em busca do primeiro emprego, queria entrar para o mercado de trabalho, que me proporcionou concretizar muitos sonhos como bens materiais, a primeira viagem, o primeiro transporte. Mas ainda faltava a faculdade! Foi inesquecível o dia em que vi meu nome na lista para entrar no SMD, mais um sonho realizado! E agora há novos sonhos que eu desejo para o futuro: quero o meu lar, viajar para o Rio de Janeiro e me encontrar profissionalmente.

Ilustração autoral

Fiquei me perguntando o que meus amigos do colégio sonhavam e o que mudou hoje, pois ainda tenho amigos que são da época do colégio e que têm a minha faixa etária. Então resolvi coletar depoimentos do meu círculo social para fazer um apanhado do que os jovens, nascidos nos anos de 1990, sonhavam e o que mudou.

A Lisa, minha amiga desde 2010, conta que sempre quis ser policial e achou que isso era inalcançável. Cursou pedagogia, dedicou-se ao seu filho e agora está prestes a realizar o seu sonho. Ela fala que era um sonho escondido porque não achava que fosse possível realizar por ser mulher. Escuta o depoimento dela:

WhatsApp Lisa.mp3

“Eu consegui maturidade para entender que eu era capaz.” É uma frase que eu recebi em todos os depoimentos e é muito encorajador.

Minha segunda amiga, a Aglaia, sempre teve o espírito de liderança e sempre quis ser independente e ter o seu negócio. Mais um sonho de adolescente se tornando realidade, mesmo após a vida trazer inúmeros obstáculos.

WhatsApp Aglaia.mp3

A Ray tem uma história muito legal também, ela gostava muito de escrever, filmar e fazer fotos. Ela tem um acervo enorme do nosso ensino médio e revelou alguns dos seus sonhos também:

“Hoje eu estou perto de concluir o curso de comunicação social com habilitação em jornalismo, trabalho como produtora de conteúdo e fotógrafa numa agência que amo. Escrevo narrativas que as pessoas precisam. Sei que consegui realizar o sonho daquela Ray garota que escrevia nos fundos de uma sala na escola pública, mesmo que naquela época eu não soubesse claramente o que eu seria, até porque uma dessas funções ainda nem existia.”

Ilustração autoral

Sonhos e objetivos são diferentes. Imagine que você tem um objetivo de se tornar um piloto de avião. Uma vez que você forma o seu sonho, divida-o em objetivos pequenos e possíveis, para atingir cada etapa do sonho. Durante esse processo, pode parecer muito difícil, mas não desista.

Quando pensamos em nossos sonhos, às vezes temos a sensação de que serão inalcançáveis, mas eles podem virar realidade, sim.

Este ano acredito que todos nós sonhamos em poder nos abraçar e comemorar como um bom brasileiro. Sonhar é preciso! Não há sonho pequeno, que não valha a pena ser sonhado e vivido. O sonho nos move, abre nossa mente, traz emoções positivas e produz uma bela história na nossa vida. Sonhe! Foque! Acredite que é possível!

Por: Rebeka Melo

Sou Rebeka, estudante de Sistemas e Mídias digitais, 27 anos, amante de séries e filmes de aventura e fantasia, gosto de dançar e conhecer lugares novos. Ativa e curiosa, gosto de estar por dentro de tudo e estou me apaixonando pela área do design digital.

#sonhosdeinfancia #maturidade #sonhos #vidaadulta

beka.peres@gmail.com

--

--

Redação para Mídias Digitais
CatorzeTrinta Ed.04

Perfil da turma da disciplina de Redação para Mídias Digitais 2019.1 do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC.