Acne Hormonal

Cecília Nóbrega
cecilianobrega
Published in
4 min readJan 16, 2019

Um papo sobre auto estima e opressão estética

Se você veio parar nesse texto aqui, deve sofrer com acnes persistentes o tempo todo, então vem cá e, primeiramente, aceita meu abraço! Sei como é lidar com isso, um problema que simplesmente parece não querer ir embora de nossas vidas.

Ao todo já são 10 anos lutando contra a acne devido a Síndrome de Ovários Policísticos, um problema que apareceu logo cedo em minha vida e que até hoje me custa muito, principalmente psicologicamente, e é exatamente por este motivo que resolvi escrever esse texto, não tenho pretensão de trazer a fórmula para sua cura definitiva até porque não sei se existe, não é bem isso… Gostaria de levar você a uma reflexão de como se entender melhor com você mesma(o).

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia “Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica”.

Quando uma pessoa está com acne, até numa ida ao supermercado parece um desafio, porque algum estranho pode chegar até você e te indicar algum remédio que as vezes é até algo mirabolante, aconteceu comigo várias vezes. As pessoas te olham com pena, julgamentos, e muitas vezes parece que você mesma(o) não é a primeira pessoa que se vê no espelho todos os dias, para as pessoas estarem o tempo inteiro te lembrando que você está passando por problemas de pele.

“Fatores psicossociais podem exercer efeito negativo e contribuem para a perpetuação da doença. Na prática diária, observa-se que os pacientes mais angustiados tendem a melhorar mais lentamente, a despeito do seguimento do tratamento.”

As mulheres sentem uma cobrança estética da sociedade desde muito cedo, e por isso ter acne parece sempre algo vergonhoso, que impede muitas mulheres de sair de casa sem maquiagem ou até mesmo se privar de qualquer socialização. Uma frase que me fez refletir muito vinda de um amigo foi: “você não é só sua pele”, porque eu me sentia feia, incapaz e não havia mais nenhum resquício de auto estima dentro de mim.

Em tempos de viciados por skincare, parece que o discurso todo de aceitação cai por água abaixo, quando você se vê na obrigação de se livrar de qualquer “imperfeição” na sua pele. Se as pessoas te vêem sem corretivo na área abaixo dos olhos, logo te perguntam se você está cansada, se você não está bem (essa parte cabe essencialmente para as mulheres). Claro que cuidar da pele também pode ser algo prazeroso e que pode proporcionar momentos agradáveis consigo mesmos, vendo pelo lado do auto cuidado e não pela autopunição de não ter aquele padrão inatingível de beleza.

Por isso eu fiz esse texto por empatia a todos que passam por esse momento, primeiro cuide do seu interior, busque equilibrar suas emoções e coragem para enfrentar seu dia pondo o rosto à mostra, relevando todos aqueles que em algum momento virão interferir seu dia com comentários por vezes negativos.

Uma coisa que aprendi na vida é que não adianta só passar coisas no rosto que prometem melhorar a acne, quando essas lesões forem provenientes de fatores mais complexos, como distúrbios endócrinos. Tratamento tópico ajuda, mas se há desequilíbrio hormonal que não está sendo tratado, a acne seeeempre retorna.

A acne hormonal é uma doença de pele multifatorial, que cabe tratamento não só tópico, mas que envolve cuidados com sua alimentação (um dos melhores remédios para pele), prática de exercícios físicos (SIM!! pergunte a seu educador físico sobre treinos para auxiliar em tratamentos endócrinos) e apoio psicológico. Procure fazer o que te fazem bem, vez ou outra eu pratico yoga, aromaterapia, meditação guiada e tudo aquilo que me traz relaxamento e bem estar emocional.

Por fim, gostaria de dizer que não continue se martirizando com todo tipo de tratamento que você lê na internet ou que te indicam, procure profissionais para te auxiliar nessa jornada, a pele é uma resposta do seu corpo físico e suas emoções, busque o equilíbrio saudável em sua vida, e claro, o apoio de pessoas próximas que também querem te ver bem.

Também não posso terminar esse texto sem esquecer de agradecer a todos que estiveram comigo me dando apoio emocional em meus momentos mais críticos com a pele, sem vocês teria sido muito mais difícil.

referências: Mulheres adultas com acne: aspectos comportamentais, perfis hormonal e ultrasonográfico ovariano. Márcia Almeida Galvão Teixeira. Emmanuel Rodrigues de França. 2007

http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/

Leituras para te ajudar a lidar com acne hormonal:

Woman Code da Alisa Vitti, para quem sofre de SOP, um verdadeiro guia para a vida.

Mulheres que correm com os lobos, livro excelente para reconexão com o sagrado feminino.

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.