Compre de quem faz: 10 marcas natalenses para você apoiar

Você sabe quem produziu seu último item comprado? Se foi de uma marca artesanal, você com certeza sabe! Consumir de quem produz com as próprias mãos, é empoderar o trabalho artesanal e fortalecer o comércio local.

Bonecas de pano feitas por Núbia Grande / Imagem autoral

Vocês já ouviram falar sobre o Fashion Revolution? Para quem ainda não conhece, se trata de um movimento global criado por líderes da indústria da moda sustentável. A proposta é conscientizar sobre o verdadeiro custo da moda em todos os seus processos de desenvolvimento. A hastag #quemfezminhasroupas faz parte da campanha, incentivando o questionamento por quem e como foi produzida a peça que você está comprando, pois além de sermos responsáveis pelo que consumimos, contribuímos para uma cadeia produtiva se manter, seja ela qual for.

“A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência”.

Sempre gostei de comprar produtos artesanais, pela influência direta da minha mãe, que acompanho desde pequena no seu trabalho autoral com costura. Acredito que a produção artesanal envolve muito mais atenção e respeito pelo que se é produzido e posteriormente vendido. Não há como controlar muito a questão da matéria prima (em alguns casos), se vem de fontes sustentáveis, se causa muita ou pouca poluição, mas acho que optar por algo artesanal contribui pelo fortalecimento do comércio local, além de ser uma peça única e que carrega uma energia boa de quem realmente ama o que está fazendo.

Aqui em Natal temos muitas marcas artesanais bacanas. Geralmente temos pelo menos uma feirinha de artesanato por mês. Minha forma de apoiar a campanha, e claro, os artesãos da minha cidade, é fazer esse post apresentando alguns trabalhos bacanas que conheço e acompanho. Desde já quero agradecer a todos que colaboraram cedendo imagens e informações sobre suas marcas! Obrigada ❤

NÚBIA GRANDE

Imagem cedida

Núbia (minha mãe! ❤) é seridoense, nasceu em Caicó/RN, cidade famosa pelos bordados e aprendeu a costurar ainda criança. Hoje ela tem um ateliê no centro de Natal, onde vende suas criações: vestuário adulto e infantil, objetos lúdicos como bonecas e bichinhos feito de tecido, artigos de decoração e utilitários como necessaires, conjuntos de sousplat, entre outros.

O ateliê funciona como um local de criação para mãos que nunca se cansam de inventar, lá você encontrará de tudo um pouco, além disso, o local também está a disposição para aulas de corte e costura, com aulas personalizadas e em horários marcados.

Não deixe de visitar o ateliê bem no coração de Natal.

Instagram: @nubiagrande | Endereço: Rua Vigário Bartolomeu,577, Cidade Alta, Natal/RN.

CASA DA MATA

Imagem cedida pela marca

É uma marca de sabonetes e cosméticos naturais criada pela química russa Yulia na Praia da Pipa, com o intuito de viver e criar em harmonia com a natureza.

Os sabonetes são produzidos em pequenos lotes pelo processo a frio a partir de óleos e manteigas vegetais e óleos essenciais de alta qualidade, são livres de gorduras animais, derivados de petróleo, aromatizantes e conservantes sintéticos e são 100% biodegradáveis.

Feitos e embalados artesanalmente com todo carinho, cada sabonete apresenta um trabalho artístico com desenhos irrepetíveis inspirados na beleza infinita da natureza. O aroma dos óleos essenciais que exala com a água na hora do banho promove efeito aromaterapêutico, gerando bem estar.

Instagram: @casa_da_mata | Facebook: casadamata.sabonetes| Site: http://www.casadamata.com.br/

TRUQUES

Imagem cedida pela marca/ Foto: Ian Rassari/ Pochete feita em parceira com a marca Hand Picked do RJ

Carrega na sua essência o anseio em produzir moda de maneira independente, com as mãos e sem utilizar nenhuma matéria prima de origem animal. A marca nasceu aqui em Natal, no ano de 2010 e está bombando no mercado natalense desde o ano passado com suas criações inusitadas como mini pochetes cheias de glitter!

Possui uma essência mística e super divertida, sempre brincando com cores, texturas e modelagens que foram pensadas não só para nos agradar esteticamente, mas para carregar tudo que precisamos com segurança e conforto. As bolsinhas foram batizadas com nomes de pedras que representam os signos do zodíaco, tem como não amar?

A marca já alcançou rumos nacionais, mas segundo a proprietária dessa marca incrível, a Julia Pazzini, que além de super criativa e autêntica, se preocupa em manter a essência slowfashion e continua produzindo suas peças no seu tempo e com todo carinho. Quem ainda não conhece, se joga!

Instagram: @aquitemtruques | Facebook: aquitemtruques | E-mail: contato@aquitemtruques.com

Mais Poesia

Imagem cedida pela marca

Nasceu do amor pelo bordado e pelo feito à mão, tradição antiga especialmente em nosso Estado, mas que ultimamente voltou a fazer sucesso com desenhos que caracterizam o estilo próprio de quem faz e que carrega muita arte e histórias.

Criação de Ceres Dantas, natalense que acredita que em toda parte podemos achar inspiração — ou poesia — os principais produtos da marca remetem à arte e à exclusividade: quadrinhos bordados, cuja moldura é o próprio bastidor; e também mini bordados em pingentes, como o da imagem, cujos desenhos podem ser feitos sob encomenda pelo cliente, sendo um trabalho personalizado e que traduz especialmente os desejos e sonhos por quem usa.

Instagram: @mais_poesia | E-mail: euqueromaispoesia@gmail.com

May

Imagem cedida pela marca

Essa é uma marca que vi nascendo de pertinho! Trabalhamos juntas (aqueles encontros maravilhosos que o universo proporciona) numa empresa de marketing de moda e anos depois, a Mayara criou essa marca que tem tudo a ver com ela, não é a toa que o nome é seu apelido. É uma marca de acessórios com um DNA livre e totalmente místico.

A empresa tem um perfil “slow fashion” onde a qualidade dos produtos é mais importante do que a quantidade, menos é sempre mais, busca uma produção consciente sem desperdício de materiais. A May existe há 2 anos e meio e só se utiliza de fornecedores locais o que é bom para a economia da cidade. Preza por um design exclusivo sempre, todos os desenhos e a confecção são realizados por Mayara Albuquerque. E por ter realizado um trabalho diferenciado ao longo desse tempo, despertou a atenção de celebridades e a marca já foi para NY, fazendo uma atividade local ser reconhecida internacionalmente.

Instagram: @issoesermay | Facebook: issoesermay | Loja online: www.issoesermay.com.br

ROSA FLOR CROCHÊ

Imagem cedida pela marca

Nasce da vontade de fazer com que o crochê se torne item de moda e decoração. A rosa produz crochê com fio tradicional porém prioriza o trabalho com fios diferentes que além de criar trabalhos autorais, reaproveita materiais como tiras que sobram do corte da malha e lycra tornando peças únicas e que colaboram para a consciência ambiental e consumo consciente.

A empresa sempre está buscando aprimorar seu trabalho produzindo peças de qualidade e duradouras, além de crochetar os sonhos dos clientes, tornando-os realidade. Tem como missão oferecer peças de crochê com qualidade e, sempre que possível priorizando, por matérias que não prejudiquem o meio ambiente.

As peças variam entre bolsas, tapetes, itens de decoração como cestos e mini cactos super fofos! Você pode encontrar as peças em Natal na Casa 895, na loja Kole e em Fortaleza na MT Store. A Rosa Flor pretende abrir sua loja virtual ainda este ano, estamos aguardando ansiosamente!

Instagram: @rosa_flor_croche | E-mail: atendimento@rosa-atelier.com.br

LUDUS

Imagem cedida pela marca

É uma empresa linda focada em criar objetos brincantes com design lúdico que toca lindamente no imaginário de adultos e crianças, tornando as brincadeiras e a vida mais leve e criativa.

É feita por uma família que acredita que a infância é a fase mais importante na construção de um ser, e por isso, estuda e cria recursos que colaborem com esse momento. As fofuras da Ludus podem ser encontradas na loja Empório das ideias e também pelas feirinhas de economia criativa de Natal.

Instagram: @oiludus | E-mail: falecomaludus@gmail.com

VIVÁ BIOCOSMÉTICOS

Imagem cedida pela marca

Nasceu da dificuldade em encontrar cosméticos naturais e veganos em Natal. Laíssa Torres, a proprietária da marca, graduada e mestre em Ecologia pela UFRN, sabe da necessidade e urgência em priorizar cosméticos com matérias primas naturais e orgânicas, que não causem danos ao meio ambiente e também para as pessoas que estão consumido.

A Vivá é uma marca que revende produtos de outras marcas artesanais, tanto da nossa cidade, quanto de outras como Rio de Janeiro, além de marcas consagradas nacionalmente como a Cativa Natureza e Pachamama, ambas empresas que priorizam o comércio justo e ético. Após se especializar em alguns cursos de aromaterapia e cosmetologia natural, Laíssa está dando os primeiros passos na produção das próprias alquimias da Vivá e segue com o projeto principal da marca. A meta é produzir sua linha completa de biocosméticos e abrir sua loja virtual neste ano. Enquanto isso, podemos encontrar a Vivá nas feirinhas de economia criativa em natal, pium ou marcar encontros e visitas.

Instagram: @vivabiocosmeticos

CAJU MARIA

Imagem cedida pela marca

É uma marca de bolsas, necessaires, lancheiras, mochilas, cartucheiras e mais algumas costurices cheias de amor e feitas artesanalmente. A marca não utiliza materiais de origem animal em suas produções. Cada peça é única, produzida pela querida Wilza Silva, que cria bolsas multifuncionais, sempre com divisórias e bolsos internos que facilita a nossa vida. As vezes temos mais de uma estampas na mesma peça o que deixa tudo mais divertido! As modelagens diferenciadas e o visual colorido são parte da essência da Caju Maria.

A produção é pequena, baseada no conceito de slow fashion. A Caju vê a importância de produzir peças de qualidade que terão uma durabilidade maior, evitando seu descarte precoce na natureza. A marca também está sempre marcando presença nas feirinhas da cidade e se você não for de Natal, pode comprar através da loja online!

Instagram: @cajumariatelier | Loja Virtual: www.cajumaria.com.br| E-mail: cajumariatelier@gmail.com

Elementaris Produtos Naturais

Imagem cedida pela marca

É uma empresa de cosméticos naturais que tem como principal missão semear o cuidado consciente e amoroso com o corpo, a casa e a Terra, por meio de produtos e práticas integradas com a harmonia da Natureza. Criada em 2014 pelas aromaterapeutas Beatriz Barbalho e Nicole Massa, a Elementaris atua com vendas de produtos aromaterapêuticos, criação de aromas exclusivos para projetos diversos, organização de eventos e cursos; e realizações de oficinas e vivências que possibilitam o aprofundamento e estreitamento da relação com aquilo que é da ordem do Natural, do sensível e do intuitivo.

A marca vive um momento de construção de novos produtos e novos rótulos. Estamos aguardando ansiosamente pelo novo momento da Elementaris, mas que certamente manterá a essência principal da marca, que é semear o auto cuidado com amor e integração com a natureza.

Instagram: @elementaris.biocosmeticos | Face: elementaris.biocosmeticos


Aqui em Natal temos diversas marcas artesanais muito lindas e queridas. Porém acabei escolhendo apenas 10 para esse post não ficar imenso. Mas cada marca que tem pessoas por trás dedicando e investindo seu tempo com produções autorais e nos diversos tipos, deve ser valorizada tal qual as listadas aqui nesse post!

Compre de quem faz! Apoie o artesanal!

Conheça o movimento Fashion Revolution: http://fashionrevolution.org/country/brazil/