Conheçam a Plenitude!

Cecília Nóbrega
cecilianobrega
Published in
7 min readJul 7, 2017

Marca de cosméticos artesanais que visa cuidar da pele e bem-estar com ingredientes 100% naturais.

Imagem autoral

Procurar saber um pouco mais sobre os produtos e as empresas que compro é um hábito que adquiri. Desde que decidi mudar minha forma de consumir gastei um bom tempo pesquisando sobre produtos naturais, orgânicos e algumas opções de empresas artesanais sérias e que estivessem de mãos dadas com a ética e a natureza.

A Plenitude foi uma dessas descobertas maravilhosas, além de ser uma marca única, ela trás uma proposta de spa natural, produzindo cosméticos artesanais 100% naturais, com a proposta de tornar a rotina diária de cuidados pessoais mais especial.

A marca já chama atenção pela identidade visual linda! Cheia de estampinhas gráficas coloridas e muito charmosas. A empresa fica no Rio de Janeiro, mas funciona através de sua loja online. Para conhecermos um pouquinho mais, fiz uma entrevista com a Chris, que é a proprietária da marca e que também produz os cosméticos.

Conta um pouco sobre como surgiu a Plenitude

A Plenitude nasceu da dificuldade que tínhamos em achar produtos que se adequassem às nossas peles e aos nossos valores. Queríamos cremes hidratantes sem parabenos, desejávamos sabonetes que não agredissem a pele e fossem livres de derivados de petróleo. Ansiávamos por cuidar dos cabelos sem danificá-los com substâncias nocivas , mas era difícil. Então começamos a estudar e a fazer cursos, nos apaixonando cada vez mais por cada técnica. Aprimoramos a arte de fazer cosmética natural e a cada nova fornada, experimentando diferentes óleos e manteigas que a própria natureza nos oferece. E deu certo , as alergias sumiram e a pele ficou mais bonita.

Além da dificuldade de encontrar produtos que se adequassem aos seus valores, notei também que vocês mencionaram sobre ter alergias, poderia explicar um pouco mais sobre isso?

Ao longo do tempo, minha mãe foi ficando com bastante sensibilidade aos produtos que passava na pele. Às vezes causavam alergias, deixavam a pele irritada ou simplesmente não entregavam os benefícios que prometiam, apesar de serem geralmente muito caros. Estava difícil achar cremes e hidratantes realmente bons, sem efeitos colaterais negativos. Foi aí que ela começou a pesquisar e estudar sobre o mundo dos cosméticos e descobriu que alguns ingredientes causavam danos extremamente maléficos à pele. Eu ajudei na procura por marcas que se diziam hipoalergênicas e testamos vários produtos, mas mesmo assim, ainda não estávamos satisfeitas.

Foi aí que ficamos sabendo de um curso de saboaria natural e decidimos aprender a fazer nossos próprios sabonetes. Dessa forma, saberíamos exatamente quais ingredientes estariam presentes em nossos banhos diários. O curso acabou sendo fantástico e nos apaixonamos não só pelos efeitos do sabonete natural na pele, mas também pela própria arte da saboaria. Desde então, não quisemos mais parar: fizemos cursos de cosmetologia e aromaterapia, aprimorando nossas técnicas e nossos conhecimentos de cosméticos em geral.

Começamos a dar esses sabonetes e cremes de presentes para amigos, que foram fazendo encomendas e pedidos especiais que atendemos até hoje, como lembranças para festas, casamentos, festas de 15 anos, eventos empresariais, etc. Depois de receber diversos retornos positivos, decidimos criar uma marca que atendesse a essa demanda por produtos 100% naturais que cuidassem da pele e do bem-estar. Assim nasceu a Plenitude.

Quais os benefícios de usar cosméticos orgânicos, além de evitar substâncias nocivas?

Nossos produtos não contêm nenhum tipo de produto químico ou artificial, incluindo alumínio, lauril, conservantes sintéticos e sulfatos. Trabalhamos com óleos e manteigas vegetais e temos diversos produtos veganos — a exceção é o nosso sabonete de mel e alguns produtos que levam cera de abelha. A conservação dos nossos produtos também fica por conta de ingredientes naturais: óleoresina de alecrim e substâncias sem parabenos ou formaldeídos, produzidos através de processos naturais, prolongam a vida útil dos nossos cosméticos. Os aromas dos nossos cosméticos ficam por conta dos terapêuticos óleos essências, cada qual com sua propriedade medicinal. Aliás, este é um grande diferencial dos produtos naturais em relação aos convencionais: além dos benefícios dermatológicos, estes maravilhosos ingredientes têm grande impacto em nosso emocional também.

Além disso, como nossos produtos são 100% naturais, feito à base de ingredientes que a própria natureza oferece, eles são bons não apenas para a nossa pele e para a nossa saúde emocional, mas também para o meio ambiente, já que toda a composição de nossos produtos é biodegradável.

A Plenitude enviou uma caixinha super perfumada com dois produtos maravilhosos para mim, um shampoo sólido e um sabonete de argila verde. O que eu acho mais bacana de empresa artesanal, é que geralmente a mesma pessoa que formula e produz os cosméticos, também é a responsável por mandar os produtos para a casa da gente com toda a atenção e carinho. Então fiquei feliz demais quando soube que ia receber produtos para testar e poder falar com maior propriedade sobre eles. Acompanhe a resenha.

Imagem autoral

Shampoo Sólido

A Plenitude desenvolveu um shampoo sólido com composição extremamente hidratante, feito com óleos vegetais de oliva, abacate, mamona, castanha do pará e manteiga de karité. Os óleos essenciais além de entregar propriedades terapêuticas, deixam esse shampoo com o cheiro bastante especial. É o primeiro shampoo natural que vejo que tem açúcar na composição e fiquei bastante empolgada, sei que ajuda a dar bastante brilho para os cabelos. Mais maravilhoso que isso, impossível!

Uma curiosidade é que esse shampoo veio embalado no papel celofane (não aquele que a gente usava na escola), se trata de um polímero de celulose que permite que o shampoo “respire”, além de ser biodegradável assim como as embalagens de papel.

Composição: Óleos vegetais saponificados de oliva, abacate, mamona e castanha do pará, manteiga vegetal de karité, açúcar cristal e óleos essenciais de alecrim e cedro. Conteúdo: 120g.

O processo para limpeza dos cabelos com um shampoo sólido é basicamente o mesmo que um shampoo tradicional, apenas deve se atentar para alguns cuidados. O ideal é cortar o shampoo em 2 ou 3 partes e ir utilizando cada parte por vez, isso ajuda a aproveitar melhor o shampoo, já que os sabões naturais tendem a ficarem mais úmidos e se “derreterem” no contato com água. Outro fator importante é deixar sempre em uma saboneteira que permita que seu shampoo fique sempre sequinho.

Existem duas formas de usar o shampoo, você pode esfregar a barrinha diretamente no couro cabeludo ou esfregar a barrinha nas mãos e distribuir a espuma na cabeça, você pode testar as duas formas até entender qual é o melhor jeito para você. Eu sempre vou tomar banho com os cabelos partidos ao meio e vou esfregando a barrinha por toda a cabeça.

Como esperado, esse shampoo promove uma limpeza super satisfatória, com bastante espuma. Quem faz low poo não sabe o que está perdendo com um shampoo desses, geralmente shampoo sem sulfatos não faz nenhuma espuma, mas esses shampoos sólidos são incríveis! Promovem bastante espuma e mesmo assim não resseca os fios, pelo contrário, mantém a hidratação e deixa um brilho maravilhoso no cabelo, se você ainda não conhece, testa logo!

Sabonete facial de argila verde

Comentei com Chris que tenho a pele mista com tendência a acne, então ela enviou esse sabonete de argila verde para mim. Fiquei muito feliz, pois já utilizo a argila verde em máscaras faciais e é fantástico para peles como a minha.

Esse sabonete tem ação adstringente, bactericida, analgésica, cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante. Sem falar que promove uma limpeza muito gentil na pele.

Quem está acostumado a usar sabonete para pele oleosa, sabe o quanto deixam a sensação de pele repuxada e seca. Esse sabonete é diferente de todos que havia usado antes, além de promover uma espuma bastante cremosa, limpa e acalma a pele ao mesmo tempo. O ideal é lavar a pele com ele no máximo uma vez ao dia, se exagerar no uso, pode acabar ressecando um pouco a pele, mas lembre-se que até a pele oleosa necessita de hidratação. Após lavar o rosto, complemente sua rotina com um hidratante ou sérum facial a base de óleos vegetais.

Composição: Óleos vegetais saponificados de palma, palmiste, oliva e mamona, argila verde, óleos essenciais de eucalipto, lavandin, alecrim e óleoresina de alecrim. Conteúdo: 50g.

Esse sabonete é pequeno, diferente do tamanho que a gente está acostumado, porém rende bastante, posso dizer que é o melhor sabonete para pele oleosa que já utilizei. Não irritou minha pele, que é bastante sensível e ajudou a melhorar o estado de algumas espinhas que estavam bastante inflamadas. Está aprovadíssimo!

Além de ter os produtos disponíveis no catálogo, a Plenitude também trabalha com encomendas especiais, é só entrar em contato através do site para realizar a encomenda!

Acompanhe o site e todas as redes sociais da Plenitude:

plenitude.eco.br

fb.com/cosmeticosplenitude

instagram.com/cosmeticosplenitude

pinterest.com/csmtcsplenitude

Estes produtos foram cedidos gentilmente pela marca para resenhar aqui no blog!

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.