Por que decidi mudar minhas escolhas de consumo?

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

--

Há um tempo venho refletindo um pouco sobre minhas escolhas de consumo. Venho acompanhando as mudanças das propagandas publicitárias com uma proposta menos “seja esse modelo perfeito” e mais “reconheça a si mesmo”. Qualquer tipo de propaganda publicitária tem seu público alvo, mas acredito que o mercado focado em mulheres é bem maior e ele tá sempre nos fazendo entender que precisamos de mais e mais itens no nosso dia a dia.

O que me deixa um pouco triste é investir em tantos produtos e perceber que nem todos eles são realmente necessários para a minha vida, e o pior, a maioria deles é só um volume cheio de ingredientes sintéticos que só fazem maquiar meu corpo, meu cabelo e minha pele.

Acho que é muito importante fazer as coisas pelo nosso próprio bem, e minha reflexão atual através do uso dos meus produtos é saber se aquilo realmente vai me trazer benefícios exteriormente e interiormente, além disso, agora mais do que nunca, acho importante observar todo o processo de produção daquilo que eu compro. Se a empresa é ética e não causa danos maiores ao meio ambiente e consumir de forma responsável.

Hoje eu quero consumir o que eu acredito que seja necessário pra mim, e não o que me fazem acreditar que seja necessário. Cuidar da minha saúde e do meu bem estar, é minha prioridade.

“Hoje, mais do que nunca, comprar o produto de uma empresa é validar, com sua escolha, o sistema de produção dessa companhia e compartilhar do seu código de conduta. Por isso é tão importante buscar informações para fazer as escolhas corretas”.

Acredito que esse é meu processo de empoderamento. Decidir o que cabe a mim mesma. Acatar apenas a minha própria opinião, refletir sobre minhas mudanças pessoais e meu papel na sociedade, e assim aprender e amadurecer com novas percepções.

Você já parou pra pensar em quantos produtos utiliza em apenas 1 dia? Provavelmente começamos usando um shampoo, depois um condicionador, sabonete, se você for uma pessoa criteriosa terá um sabonete para o corpo, outro para o rosto e quem sabe, um sabonete íntimo, creme dental, perfume, maquiagem (essa lista aqui pode ser enorme), protetor solar, entre outros. A minha chamada aqui é para notarmos quantos produtos estamos sendo expostos diariamente ao longo da nossa vida. Não seria interessante questionar o que contém neles?

Vamos a alguns exemplos:

FORMALDEÍDOS

Essas substâncias são utilizadas em uma vasta quantidade de cosméticos. Elas liberam lenta e continuamente pequenas quantidades de formaldeído, que funciona como conservante. O IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancer –International Agency for Reaseach on Cancer) classificou o formaldeído como um produto carcinogênico. Alguns liberadores de formaldeído podem causar reações alérgicas na pele e nos olhos.

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: câncer e irritação de pele.

ONDE É ENCONTRADO: esmaltes,colas para unhas postiças, colas para cílios, géis de cabelo, shampoos infantis, sabonetes (em barra e líquido), maquiagens.

PETROLATOS

Ingredientes encontrados em cosméticos derivados do petróleo e comumente utilizado em cosméticos como agente hidratante. Eles podem causar irritação de pele e alergias e podem muitas vezes estarem contaminados com impurezas que causam câncer (ex: hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – PAHs). Eles são produzidos em refinarias de petróleo, ao mesmo tempo, como combustível para automóveis, óleo de aquecimento e de matérias-primas químicas.

ONDE É ENCONTRADO: produtos para os cabelos, loções e cremes hidratantes.

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: Câncer. A primeira procupação relacionada aos petrolatos são a potencial contaminação com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). O NTP (National Toxicology Program) considera os PAHs como uma classe de substâncias com suspeita de serem carcinogênicas.

METAIS PESADOS

Metais pesados como chumbo, arsênio, mercúrio, alumínio, zinco, cromo e ferro são encontrado em uma ampla variedade de produtos cosméticos incluindo batons, cremes dentais branqueadores, delineadores e esmaltes. Alguns metais são intencionalmente adicionados enquanto outros são contaminantes. Exposição a metais tem sido relacionada a problemas de saúde incluindo toxicidade ao sistema reprodutivo, imunológico e nervoso (neurotoxina).

ONDE É ENCONTRADO: tinturas capilares, produtos de boca, creme dentais branqueadores, delineadores, esmaltes, bases de maquiagem, protetores solar, sombras, blush, corretivos, hidratantes, colírios.

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: Câncer, toxicidade no desenvolvimento e reprodução, problemas ambientais de bioacumulação.

LAURIL SULFATO E LAURIL ÉTER SULFATO

Substâncias derivadas de petróleo atuam como como agente de limpeza e formação espuma. Podem estar contaminado com uma substância chamada 1,4-dioxano que é considerada como possivelmente carcinogênica pelo IARC (International Agency for Reaseach on Cancer).

ONDE É ENCONTRADO: shampoos, sabonetes líquidos, cremes dentais e produtos de limpeza doméstica (detergentes).

PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS: irritante para a pele, olhos e trato respiratório, atua como desregulador endócrino, é toxico para os órgãos e organismos aquáticos. Se houver contaminação com a substância 1,4-dioxane, é potencialmente cancerígeno

Cosméticos convencionais são regulamentados pela ANVISA, não precisam de certificação ambiental, além de poder conter ingredientes sintéticos, são passíveis a testes em animais. Já os cosméticos naturais e orgânicos, são certificados por órgãos como o IBD e ECOCERT. Para serem certificado, as empresas devem contemplar uma lista rígida de requisitos, para garantir que esses produtos foram produzidos de maneira sustentável e socialmente justa, além de não poder conter substâncias químicas nocivas e não permitem testes em animais.

Hoje minha motivação é viver com mais qualidade de vida, pensando em minimizar os impactos que posso causar ao meio ambiente e ter um consumo mais ético e consciente. Vamos tentar?

REFERÊNCIAS

http://www.eupensomeioambiente.com.br/consumo-consciente/

http://cosmetologiadobem.com.br/

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.