Ilustração pessoal

Os prazeres de uma rotina minimalista

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

--

Decidi escrever esse texto depois de perceber como mudei minha relação com meus momentos de auto-cuidado. Antes existia uma grande preocupação para resolver uma questão alí e outra aqui como uma espinha que surgiu, frizz nos cabelos, pontas ressecadas, etc. Hoje minha rotina não é resolver problemas, e sim, aos poucos ir entendendo o motivo no qual essas coisas vão acontecendo e compreender que faz parte do nosso corpo. Não são problemas, é apenas nossa pele, nosso cabelo.

Amar nossos “defeitos” é um caminho sem volta para nossa auto estima e confiança em nós mesmas

Outro dia li um post em um grupo que participo no facebook sobre cabelos, e uma menina postou: “eu quero é passar longe de multifuncionais, eu quero é estocar produtos”. Logo fiquei bem chocada com alguém afirmando que gosta de estocar produtos, depois fiquei lendo o que ela respondia para cada pessoa que comentava no post com argumentos que “cuidar do cabelo era como um hobbie pra ela, então ela gostava de usar muitos produtos”. Então, cuidar dos cabelos também pode ser um hobbie pra mim, mas o fato de ter diminuído a quantidade de produtos, não diminui a atenção e cuidado que dou para ele.

Enfim, foi apenas um questionamento meu, cada um resolve sua vida como achar melhor. Cada um sabe de onde vem seu dinheiro, o tempo e energia que dispõe do seu dia para conseguir. Baseado nessas questões, eu sempre me proponho a pensar se o dinheiro que estou investindo vai valer todo custo que eu tive para consegui-lo.

Existe um esforço muito grande por parte da sociedade e mídia em nos fazer acreditar que precisamos de inúmeras coisas em nosso dia a dia e que precisamos resolver tudo isso o mais rápido possível, e aí vem as frustrações por vezes em usar produtos que maquiam esses “problemas” e precisamos sempre ficar testando mais e mais coisas para conseguir ficar em paz com aquilo.

Um fato engraçado é quando passamos o mês inteiro achando o nosso cabelo feio e que precisa cortar, finalmente decidimos marcar um horário no salão e justamente no dia que antecede o corte, o cabelo fica maravilhoso. Porque? Vou explicar uma coisinha aqui que todo mundo sabe que existe e nunca se dá conta: mulheres são seres cíclicos, nossos hormônios estão sempre mudando os níveis, então nosso corpo também vai mudando aos pouquinhos durante nossos ciclos. Lembra que antes de menstruar sempre aumenta um pouco a oleosidade, aparece espinhas e depois que passa tudo aquilo, nossa pele volta a ficar menos oleosa, nosso cabelo fica mais bonito. Faz parte, e cabe a nós mulheres, aceitarmos ao invés de odiarmos, a negatividade faz com que todo esse processo acabe sendo cada vez mais difícil.

Mas o que isso tudo tem a ver com uma rotina minimalista? Aprendi que usar coisas puras, sem química, posso simplesmente usar onde eu quiser, no rosto, no cabelo e no corpo. Abrir o meu guarda-roupa e ter apenas alguns frascos, mas que cada um me serve para inúmeras coisas, e ver que não estou acumulando vários produtos que acabei não gostando e gastando dinheiro em vão me dá uma certa paz.

Minhas amigas sempre ficam surpresas quando eu mostro a minha bolsinha de maquiagem, que é relativamente pequena, nela tem tudo que eu gosto, não existem 3 opções de rímel, 3 bases… Existe uma boa base que eu gosto muito, 1 rímel que funciona muito bem e etc.

Afinal, esse textão todo é para dizer:

Vamos nos amar mais, um frizz no cabelo ou uma espinha no meio da testa não nos faz sermos pessoas menos incríveis, afinal, porque devemos ser sinônimos de perfeição sempre?

Desconstrução é um caminho sem volta! Ame-se independente de qualquer coisa. ❤

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.