Parabenos, quem são eles?

Minha formação não é na área de saúde, muito pelo contrário, sou formada em design gráfico, e justamente por isso, eu tenho uma atenção especial aos rótulos e embalagens. De uns tempos pra cá, andei percebendo que algumas empresas enfatizam em seus rótulos “sem parabenos”, e como consumidora fui procurar do que se trata esse tal de parabenos…

Os parabenos são substâncias utilizadas pela indústria para conservar cosméticos, produtos farmacêuticos e até em alguns alimentos, uma vez que previne o desenvolvimento microbiológico.

Apesar de serem utilizados em pequenas quantidades (a regulamentação sanitária limita a concentração máxima por produtos), os parabenos são capazes de desencadear alergias (dermatite de contato) em várias pessoas. Além disso, os parabenos têm mostrado serem interferentes endócrinos com atividade estrogênica, isso significa ser um desregulador endócrino.

“Por estar presentes em alimentos e remédios, podem causar alterações celulares e atingir diretamente a transmissão celular de sinais (cascata da carcinogênese) transformando-se posteriormente em câncer ”, pontua a dermatologista Daniela Landim. Ela destaca que em homens há maiores chances de aparecimento de câncer de próstata e testículos além da diminuição da quantidade de esperma. Já na mulher, há maior incidência do câncer de mama.

Na Europa, o Comitê Científico da Segurança dos Consumidores (CCSC), proibiu o uso de 5 tipos de parabenos, e fez novas avaliações quanto ao uso em determinados produtos como os de uso infantil.

Se houver alternativas, é sempre prudente não correr riscos ao consumir compostos químicos que possam causar, mesmo que eventualmente, problemas à saúde. É importante ficarmos atentos, pois, muitas vezes, a opção de substituição do parabeno é muito mais cara e não necessariamente melhor. Na dúvida, converse com seu médico de confiança”, destaca Valéria Campos, dermatologista e assessora do Departamento de Laser da SBD.

QUAL NOME PROCURAR NOS RÓTULOS:

ethylparaben,butylparaben, methylparaben, propylparaben, isobutylparaben, isopropylparaben, other ingredients ending in –paraben.

De fato, existem muitos estudos sobre o uso dos parabenos. Enquanto a legislação não impõe medidas que proíbam o uso, o consumidor está no seu direito de comprar ou não produtos que contenham esse tipo de substâncias. Cabe a cada um escolher o que acredita que é melhor pra si. Enquanto isso, para as pessoas que procuram evitar esse tipo de substâncias, o fato positivo é que muitas empresas não as utilizam e está deixando bem claro nos seus rótulos.

Referências:

http://www.namu.com.br/materias/voce-sabe-quais-sao-os-riscos-dos-parabenos-nos-cosmeticos

http://cosmetologiadobem.com.br/?s=parabenos

http://www.brazilbeautynews.com/a-comissao-europeia-restringe-a-utilizacao-de,309