Resenha: Base Foundation Excellent Skin Baims

Cecília Nóbrega
cecilianobrega
Published in
5 min readJul 21, 2017

A base natural com performance a nível das bases gringas famosonas!

Base Baims Excellent Skin — Imagem autoral

Hoje vamos falar sobre a Base Foundation Excellent Skin da Baims. Uma base facial com composição 100% natural, mineral, orgânica certificada, não testada em animais, vegan e para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis.

A Baims é uma marca de cosméticos de alta qualidade que prioriza o uso de insumos e matérias-primas naturais ou orgânicas, não testadas em animais e livres de ingredientes tóxicos. O grande diferencial da Baims é produzir maquiagens naturais com performance similar a maquiagens famosas não naturais.

Há um tempão eu vinha com desgosto da base que eu estava utilizando. Apesar de gostar de um acabamento sequinho, a maioria das bases com textura mate deixa a pele seca demais e não dá aquele viço de pele natural, sabe? Estava procurando por uma base com um acabamento mais leve, que desse conta de cobrir algumas manchinhas e que não me deixasse com uma carinha de reboco(odeio).

Vamos ao primeiro ponto: porque optar por uma base natural?

De modo geral, as maquiagens comuns apresentam substâncias sintéticas na composição, que podem oferecer risco a nossa saúde, como metais pesados e parabenos. Alguns compostos podem ser absorvidos pela pele, e nem todos são liberados posteriormente. A maioria dessas substâncias tem um alto potencial de desencadear dermatites de contato, as pessoas mais sensíveis sabem bem o que é isso. A maquiagem orgânica não apenas maquia a pele temporariamente, mas todos os seus componentes estão trabalhando para cobrir imperfeições (seja lá qual for seu objetivo) e dar um tratamento especial a pele. Sem falar que a matéria prima é sempre a de melhor qualidade, tá? Aqui podemos ter certeza que não estamos colocando porcaria na pele.

Depois de saber tudo isso, muita gente me pergunta: “o que você faz com suas maquiagens antigas?”. Em primeiro lugar, não tenho tanta maquiagem assim, sempre fui minimalista nesse sentido, só tenho mesmo o básico e também não uso maquiagem diariamente. Depois que conheci algumas marcas de maquiagem natural como a Baims, estou utilizando meus produtos até o fim, e só depois substituo o produto por uma marca que seja natural e orgânica. Para se ter ideia, estava esperando minha base antiga acabar desde o ano passado, POIS É! hehe Foi um longo período para minha ansiedade…

Detalhe textura da base Baims / Olha que fofa essa tampinha de bambu!

Descrição da marca:

• Primeira maquiagem formulada com BBA™ — BioBehenic Active, um ativo derivado da Pentaclethra macroloba (Pracaxi) que apresenta atividade clareadora e propriedades anti-idade comprovadas para o cuidado com a pele.

• As propriedades anti-inflamatórias de ingredientes como amêndoa doce, jojoba e babaçu reduzem eficazmente as vermelhidões do rosto.

• Por sua ação de intensa nutrição, é uma poderosa aliada para as peles maduras que necessitam mais cuidado. • Acabamento luminoso, fresco, natural.

• Cobertura média, podendo ser sobreposta até atingir a cobertura desejada.

• Embalagem luxuosa com válvula pump e tampa de bambu.

• Disponível em 7 tons.

O que eu achei?

Acho importante começar falando sobre meu tipo de pele, que é mista. Apresenta oleosidade apenas na zona T, além da tendência a acne. Minha base anterior sempre piorava o estado das acnes, se eu usasse por mais de um dia seguido, era certeza piorar as espinhas existentes e surgir outras, por isso eu usava tão pouco.

A textura é bem consistente, a base fica em formato de gotinha assim que você aperta o pump para utilizar, achei interessante porque mesmo sendo consistente, não é aquela base grossa difícil de passar, aplico com os dedos mesmo, e consigo passar em todo o rosto bem tranquilamente.

Utilizei a base por uma semana inteira para testar se realmente essa base iria reduzir as inflamações (espinhas) e manchas vermelhas na pele, e pasmem, realmente ajudou a melhorar! Galera que tem espinha, usem essa base! Usem sem medo, pois além de maquiar a pele, é um tratamento a mais para quem sofre com elas!

Essa base tem um acabamento entre mate e luminoso, é um pouco difícil de explicar, mas imagine as duas coisas ao mesmo tempo, você tem uma cobertura sequinha mas também tem um certo glow. A pele fica linda de verdade, sem aquele aspecto “tô maquiada”, que eu odeio, então por isso, acho perfeita para usar durante o dia também. Muita gente tem uma base de usar a noite e uma para o dia, mas acho que essa funciona perfeitamente para as duas ocasiões.

Quando estamos falando de base, é importante analisar dois fatores: durabilidade e transferência. Bom, acredito que ela começa a ficar um pouco brilhosa depois de umas 4 horinhas e transfere bem pouco. Na minha opinião de quem usou base comum a vida inteira, eu achei bastante satisfatório. Acredito que usando primer, a maquiagem dure mais e se achar necessário, pode aplicar um pó ao longo do dia.

Tirar a maquiagem ao final do dia, e sentir a pele descansada e hidratada, é muito gratificante! Sério! Sempre que eu tô com uma maquiagem pesada, eu fico torcendo pra chegar em casa logo e tirar aquela máscara que está no meu rosto. Percebi que com essa base, eu não sinto isso. Parece que meu rosto tem apenas um hidratante, sem aquele “peso” e sensação de pele suja, sabe?

Observação da marca: Se estiver usando um hidratante ou um protetor solar por baixo da maquiagem, certifique-se de que não contém silicone nem apresenta textura pesada porque isso poderia afetar a performance dos nossos produtos e o resultado não ser o esperado.

Vamos falar sobre preço, a parte chata da história, rs. Comprei pelo valor de R$125,00 reais no site da marca. Já notei que produtos naturais tendem a ser um pouco mais caros comparando aos baratinhos que encontramos facilmente. Isso se explica ao fato do custo da matéria prima, embalagem, produção e também dos processos de certificação. Para você comprar um produto que realmente seja produzido de forma ética e consciente, aqui no Brasil o custo ainda é alto.

Notas finais: Estou bastante feliz com minha base nova, superou todas as minhas expectativas. É um sonho de consumo realizado. Espero que se você optar por comprá-la também, fique tão satisfeita(o) quanto eu.

Um abraço!

_

COMPOSIÇÃO: Sálvia Esclareia (Salvia Sclarea)*, Zemea Propanediol, Ci 77891 (Titanium Dioxide), Óleo De Amêndoa Doce (Prunus Amygdalus Dulcis)*, Óleo De Jojoba (Simmondsia Chinensis)*, Parfum, Sucrose Palmitate, Glyceryl Stearate, Cetearyl Alcohol, Potassium Palmitoyl Hydrolyzed Wheat Protein, Olive Glycerides, Glyceryl Caprylate, Óleo De Babaçu (Orbignya Oleifera)*, Óleo De Semente De Girassol (Helianthus Annuus), Ci 77492 (Iron Oxides), Microcrystalline Cellulose, Cellulose Gum, Ci 77491 (Iron Oxides), Óleo De Açaí (Euterpe Oleracea)*, Óleo De Buriti (Mauritia Flexuosa)*, Óleo De Pracaxi (Pentaclethra Macroloba)*, Extrato De Alecrim (Rosmarinus Officinalis), Ci 77499 (Iron Oxides), Cellulose, Tocopherol (Vitamina E Natural)

* Proveniente De Agricultura Orgânica / 100% Natural / 53% Orgânico

Fórmula 100% natural certificada, vegan, com ingredientes orgânicos. Não contém derivados de petróleo (como óleo mineral e parafina), conservantes nocivos (como parabenos e formol), metais pesados (como chumbo e mercúrio), polietilenoglicóis (PEGs), triclosan, silicone, sulfatos, cloridrato de alumínio, acetato de tocoferol, talco, transgênicos (GMO), nanopartículas, produtos de origem animal, fragrâncias sintéticas nem corantes artificiais.

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.