Rotina capilar com produtos naturais

Cecília Nóbrega
cecilianobrega
Published in
9 min readAug 19, 2017
Imagem Autoral

Estou escrevendo sobre esse assunto devido a repercussão que o texto sobre o shampoo sólido. De tempos em tempos, alguém entra em contato comigo para conversarmos um pouco mais sobre o shampoo e o que usar além dele. Fico imensamente feliz que eu esteja ajudando algumas pessoas, o retorno positivo enche meu coração de vontade de escrever sempre mais.

Minha rotina de cuidados naturais para os cabelos, assim como as outras rotinas de autocuidado que tenho, é simples e funciona muito para mim. Pessoalmente, gosto de praticidade. Já tentei diversos produtos e rotinas diferentes, mas nenhuma trazia resultados satisfatórios e acabava gastando mais dinheiro do que gostaria com isso. Comecei a observar que a indústria de cosméticos, assim como as outras indústrias, que criam lançamentos de produtos capilares a cada segundo forçando a entender que a gente precisa de inúmeros produtos para ter um cabelo bonito e saudável.

Em primeiro lugar, reconheça seu tipo de cabelo, isso é de grande importância para que você entenda do que seu cabelo precisa. Eu não dava muita importância para isso, mas a curvatura dos fios diz muito sobre o que seu cabelo necessita e também do que não necessita. Meus cabelos tem os fios grossos, umas partes mais onduladas e outras mais lisas. Devido as ondulações dos fios, a oleosidade natural não chega com tanta facilidade as pontas, por isso tendem a ficarem mais secas que o restante do comprimento. Além disso eu também tenho luzes nos cabelos (a parte não natural da minha vida, hehehe). Se você possui um cabelo com fios finos por exemplo, muitos cremes e óleos podem acabar deixando os cabelos com uma aparência pesada, por isso procure entender como seu cabelo funciona, a espessura dos fios, se é liso, ondulado, cacheado ou crespo e veja o que cabe melhor para seu querido cabelinho.

Geralmente todo cabelo precisa de limpeza diária e alguns cuidados extras para manter a saúde dos fios. Seu tipo de cabelo que dirá a frequência de limpeza e os cuidados que precisa. Meu tipo de cabelo é aquele que dá um pouquinho de trabalho, não fica nem liso nem totalmente ondulado, se não cuidar direitinho, fica volumoso e com aspecto “fofo”. Vou explicar minha rotina por partes.

Limpeza

Para lavar os cabelos estou utilizando o shampoo sólido da Plenitude, se quiser ter uma explicação super detalhada sobre ele, clica aqui. Perceba se sua raiz é muito ou pouco oleosa, se seus fios são secos demais ou não, a partir daí procure um shampoo específico, acredito que o shampoo é o que mais vai ajudar a manter a saúde dos fios, sempre nos concentramos mais em adquirir máscaras capilares e damos pouca atenção ao shampoo, um shampoo certo irá equilibrar seu couro cabeludo e promover uma limpeza gentil nos seus cabelos. Além disso, perceba quando realmente será necessário lavá-los. Se você possui um cabelo seco como o meu, provavelmente não há hidratação que dê jeito se usar um shampoo que resseque demais ou se você lava com mais frequência que o necessário, a limpeza excessiva também pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

A Fefa Pimenta produz uma infinidade de shampoos sólidos especiais para muitas individualidades, eu gosto muito do shampoo de alecrim e tea tree.

Dica: Receita natural e simples. Limpe seu cabelo com a mistura de 1 litro de água + 1 colher (de sopa) de bicarbonato. Outra maneira bacana é substituir a água por um chá de sua preferência, a camomila dá brilho nos cabelos claros e o de alecrim fortalece a raiz.

Condicionando

Todo shampoo natural ou não, limpa o cabelo basicamente abrindo as escamas dos fios. Após utilizar o shampoo, geralmente os fios ficam ásperos e difíceis de pentear. Depois de lavar os cabelos com o shampoo sólido, eu uso condicionador ou vinagre de maçã, porém só utilizo o vinagre de maçã no máximo 1 vez a cada 15 dias, seu uso diário pode acabar ressecando os fios.

Estava utilizando o condicionador orgânico e natural Maria da Selva, da Cativa Natureza, mas devo dizer que ele não ajuda no quesito desembaraçar os fios, se você assim como eu, possui muito cabelo e eles ficam muito difíceis de pentear, indico o condicionador da linha teen da Beto e Bita, apesar de ter uma composição natural com óleos vegetais e óleos essenciais, ele possue conservante e fragrância sintética, tirando isso, é um condicionador maravilhoso que desembaça bastante os fios, além de ser um produto artesanal.

Receita de vinagre: 1 litro de água + 1 colher (de sopa) de vinagre (se puder, utilize o orgânico). Distribua essa mistura nos cabelos, você pode deixar agindo por uns minutos e enxaguar ou não, eu prefiro deixar o vinagre no cabelo, acredito que ele continua agindo por mais tempo. O cheiro do vinagre não fica nos fios após secar, mas se você se incomodar, pode adicionar gotinhas de um óleo essencial de sua preferência, faço isso as vezes e adoro.

Finalização

Cabelo ondulado e cacheado gosta mesmo é de ser penteado com um pente de dentes largos, de madeira preferencialmente, escova ou mesmo tem gente que nem precisa. No meu caso, como já disse, meu cabelo embaraça muito, então eu tenho que pentear todas as vezes que lavo. Para dar aquele brilho e uma nutriçãozinha nas pontas secas, uso algum óleo vegetal, existem vários que podem ser utilizados nos cabelos, como óleo de coco, abacate, semente de uva, argan, linhaça, entre outros. Todos são muito bons, geralmente utilizo o de coco. Recentemente quando comprei meu condicionador e máscara da Beto e Bita, através do site Many Store, a Jessica (dona do site), além de ser uma pessoa super simpática e que me atendeu com toda gentileza, enviou para mim uma amostra de um mix de óleos para nutrição e amostra de um creme de pentear, que estou ADORANDO. No site dela você pode encontrar vários mix de óleos da Oleoterapia, empresa também de Salvador. As vezes finalizo apenas com óleo, no cabelo ainda molhado e quando quero que meu cabelo fique mais definido, utilizo o creme de pentear.

Quando eu desejo deixar o cabelo mais definido e que as ondinhas segurem por mais tempo, eu utilizo o Crème Glacê da marca Kah-Noa, acabei adquirindo no salão onde cortei o cabelo e pude perceber que esse creme de fato dá uma estilização muito bacana no cabelo, além disso ele contém uma fórmula super tranquila, basicamente contém 98% de ingredientes naturais, sem petrolatos, parabenos e silicones insolúveis. A única observação que faço é não ser totalmente vegano por conter mel, porém essa marca não realiza testes em animais. Acredito que os outros produtos da marca não contém este ingrediente.

Dica: Gel de linhaça natural para finalizar cabelos ondulados e cacheados. Receita: 2 colheres (de sopa) de sementes de linhaça + 1 xícara de água. Ferva os dois ingredientes e assim que obter o gel, coe essa mistura numa peneira. É importante peneirar ainda quente, depois que esfriar o gel fica ainda mais grossinho e fica difícil de ser coado. Mantenha na geladeira para uma melhor conservação. Faça sempre em pequenas quantidades para não estragar rápido.

Cuidados extras

Como nossos cabelos sofrem muitas agressões externas como sol, vento, calor de secador (caso use), entre outras, os fios acabam necessitando de uma ajudinha extra para se manterem fortes e saudáveis. Existem inúmeros métodos e rotinas capilares, mas eu gosto de manter uma rotina simples, apenas lavando e condicionando, esporadicamente eu faço algum tratamento a mais. Depois que eu troquei meu shampoo e aderi a cosméticos naturais, meu cabelo se tornou outro, sério. Atualmente eu não acho necessário aplicar máscara sempre que lavo meus cabelos, por isso que eu digo, entenda as necessidades do seu cabelo e escolha muito bem o seu shampoo.

Gosto de dar essa atenção extra aos sábados ou naquele dia que eu acordei mais cedo. Após lavar os cabelos, utilizo uma máscara de hidratação. Atualmente estou utilizando a máscara de hidratação da Beto e Bita edição teen, essa edição é com óleos essenciais e mais naturalzinha, feita com óleo de oliva, linhaça e abacate, além da manteiga de cupuaçu e karité, indico fortemente! Lavo os cabelos com o shampoo, aplico a máscara, coloco uma toquinha e deixo agir por uns 10 a 15 minutos, passando o tempo eu enxáguo e aplico o condicionador e enxáguo novamente.

Outro cuidado excelente para os fios é a umectação com óleos vegetais puros, que são ótimos para dar uma boa nutrição para os fios, você pode aplicar o óleo de sua preferência no cabelo limpo ou sujo e deixar agir por no mínimo umas 4h, você pode fazer isso antes de ir dormir e lavar os cabelos quando acordar.

Dica: Receita caseira de máscara capilar: 1 colher (de sopa) de amido de milho + 1/2 xícara de água, leva ao fogo e espera atingir o ponto de uma papinha ainda meio mole. Retire do fogo e acrescente o que quiser para potencializar a máscara, pode acrescentar a proporção de 1 colher (de sopa) de: óleos vegetais, açúcar, mel, pantenol e/ou um pouco do seu condicionador. Os óleos nutrem, o açúcar, mel e pantenol hidratam e dão brilho. O condicionador além de potencializar a máscara, ajuda a enveludar melhor os fios. Aplique essa mistura no cabelo e deixe agir por um tempo entre 15 minutos à meia hora. Depois é só enxaguar, se preferir, aplique condicionador.

Dicas extras super importantes

1- Corte seu cabelo com quem entende do seu tipo de cabelo. Como assim, tô ficando loucona? Atualmente existem vários salões especializados em cabelos cacheados e ondulados, se você tem cabelo cacheado, procure um salão desses, acredite, faz real diferença. Recentemente fiz o corte com Nalva Melo, aqui de Natal-RN, e o cabelo ganhou muito mais leveza e definição, além de ter recebido várias dicas de como cuidar dos fios.

2- Shampoo natural geralmente não contém sulfato, né? Mas caso você venha a utilizar uma marca tipo a Lush, que produz cosméticos artesanalmente mas adiciona sintéticos, convém evitar esse tipo de componente.

3- Se você deseja uma super definição, aplique seu creme de finalizar no cabelo bastante molhado, pois aprendi com a cabeleireira que o cabelo atinge sua elasticidade máxima quando está bem molhado, e acredite, no salão meu cabelo ficou até com cachos da forma que ela finalizou.

4- Lave os cabelos apenas quando sentir que realmente estão sujos, as vezes a gente lava com uma frequência maior do que deveria e por isso os fios ressecam tanto. Perceba se sua raiz produz muita oleosidade ou pouca, a partir daí você vai entender quando realmente precisa lavar. Lavar demais também pode contribuir com o aumento da oleosidade no couro cabeludo, excessos nunca são bons.

5- Vai utilizando um produto de cada vez… Se você acabou de comprar algo e já achou que não serviu para o seu cabelo, tenha calma! Nem sempre seu cabelo se adapta no primeiro ou segundo uso, vá entendendo aos poucos do que seu cabelo gosta e se não gostar, espere o produto acabar para depois comprar outro, atualmente existe uma ansiedade muito grande entre as pessoas para achar um produto perfeito para os cabelos, isso é marketing pesado para vender mais, tenha consciência na hora de adquirir mais um bem de consumo. Produtos de cabelos geralmente vem em potes de plástico, e a gente sabe que o plástico é um dos piores poluentes do planeta.

6- Liberte-se de padrões estéticos, use seu cabelo da forma que você amar usar! Não esqueça que seu cabelo é só SEU e que ele tá aí na sua cabecinha, só você sabe o que é melhor para você, o auto cuidado permite que conhecemos cada vez mais a nós mesmos, dedique esse tempo para se amar e conhecer suas individualidades.

7- Beba água! A hidratação interna é a mais importante de todas, se você está com o cabelo e pele ressecados, já parou para pensar se está bebendo água na quantidade adequada?

8- Troque sua fronha por uma de cetim, além de diminuir o atrito entre os cabelos e o travesseiro, ajuda a manter os cachos e diminuir o frizz!

9- E por último e não menos importante: NÃO TENHA VERGONHA DE SAIR DE CABELO MOLHADO! Não sabemos quem inventou que isso é feio, mas nada melhor que sair com o cabelo molhado sem medo de ser feliz, ainda mais quem mora no calor, como eu!

Aqui no Brasil temos muitas marcas de cosméticos naturais além dessas, como a Ewé Alquimias, Surya Brasil, Arte dos Aromas, Fefa Pimenta, Herbia, Oum Natural e Cativa Natureza. Essas marcas são as que eu estou lembrando agora, mas com certeza ainda teremos mais outras marcas artesanais e 100% naturais espalhadas pelo país.

Lojas e pessoas que adquiri meus produtos:

@cosmeticosplenitude / Loja Virtual: plenitude.eco.br

@vivabiocosméticos

@manystore / Loja Virtual: manystore.com.br

Para quem quiser chegar mais pertinho de mim, meu instagram é @cecinobrega, pode mandar mensagens para mim que respondo sempre com muito carinho! ❤

Essa sou eu toda feliz com meu novo corte de cabelo. Super definido com o uso de creme finalizador e secado com difusor!

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.