Sérum facial para pele com acne

imagem: creative market

Criar meus próprios cosméticos em casa, além de gerar menos lixo com embalagens de plástico por exemplo, também evito sintéticos que não são legais para minha saúde. Tem sido uma importante ferramenta para meu autoconhecimento, pois acabo parando um pouco para perceber melhor o que realmente necessito. Eu gosto muito dos óleos essenciais devido a sua abordagem holística, promovendo um bem estar físico, emocional e espiritual. Hoje venho compartilhar com vocês uma receita de sérum facial para pele com acne.

Muitos problemas físicos vem em decorrência à alguma desordem emocional também, como pode ser o caso da acne. Por isso, nada estava adiantando utilizar tratamentos convencionais super agressivos para a minha pele, que já é sensível. Pesquisei bastante e encontrei vários séruns faciais com óleos vegetais e óleos essenciais, que promovem além de uma hidratação cutânea, um tratamento eficaz para problemas de pele.

Para preparar o sérum facial, precisamos de um óleo vegetal de boa qualidade. É muito comum encontrarmos óleos vegetais que são misturados e não vão trazer benefícios para nossa pele, verifique se é 100% vegetal. Os óleos são carreadores líquidos, isto é, vão ajudar a trazer as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. Escolhi o óleo vegetal de jojoba, por ter baixas propriedades comedogênicas e ser um excelente óleo para peles oleosas.

Já os óleos essenciais, resolvi utilizar o óleo de tea tree e de lavanda. Ambos são bastante conhecidos e tem propriedades excelentes para tratamento de pele e bem estar emocional, principalmente a lavanda. Esses dois óleos podem ser aplicados topicamente em acnes, áreas com infecção, entre outros. Porém devido a uma experiência própria, se você possui pele sensível, é sempre bom utilizar os óleos essenciais diluídos, como vamos fazer aqui. Antes, vou deixar uma explicação dos benefícios de cada óleo essencial:

Óleo Essencial de Tea Tree: Age contra todas as três categorias de organismos infecciosos: bactérias, fungos e vírus. Considerado o mais poderoso imuno-estimulante é indicado para estimular a circulação local e o sistema imunológico, melhora resfriado, bronquite, sinusite, infecções da boca e garganta (gengivas inflamadas, dores de dente, aftas). Atua de forma eficaz contra acne, úlceras, furúnculos, cortes, feridas (estanca sangramento e faz assepsia), além de ser benéfico contra seborreia, caspa, herpes labial, infecção por fungos, micoses, verrugas, pé de atleta, mau cheiro nos pés.

Óleo Essencial de Lavanda: Um dos óleos mais utilizados da Aromaterapia possui qualidade analgésica, antisséptica e citofilática, sendo um rejuvenescedor e curativo para a pele (queimaduras). Relaxa, equilibra, age contra insônia, regula o sistema nervoso combatendo estresse, depressão e ansiedade. Útil também no tratamento de furúnculos, acne, dermatite, reações alérgicas e psoríase (problemas da pele em geral).

Agora vamos para a sinergia.

Ingredientes:

20ml de óleo de jojoba

4 gotas de óleo essencial de tea tree

4 gotas de óleo essencial de lavanda

Essa proporção foi bastante segura para mim, encontrei algumas receitas com até 10 gotas para cada 20ml, porém qualquer dúvida, é melhor consultar um aromaterapêuta.

Adicionei as gotinhas diretamente no vidrinho do meu óleo de jojoba, e pronto! Aplico 1 a 2 gotas no rosto a noite, antes de dormir. É importante ir percebendo a melhora da pele e na medida que as acnes vão diminuindo, vou aplicando apenas onde ainda restam as espinhas. Quando percebo que a pele está melhor, sem inflamações, eu não utilizo. Pois apesar do óleo de jojoba ter propriedades semelhantes ao sebo da nossa pele, óleo derrete óleo, seu uso demasiado pode acabar limpando nosso óleo natural e dando efeito rebote.

Ao contrário do que a gente aprendeu a vida toda, pode aplicar óleo na pele SIM. Não precisamos fugir dos óleos como aprendemos erradamente. O óleo em si não irá aumentar a oleosidade da pele, e sim, ajudar a controlar, pois a pele “entende” que não precisa produzir mais óleo. Apenas devemos manter alguns cuidados para não utilizar óleos diariamente que tenham propriedades que dissolvam demais o nosso sebo natural ou que tenham propriedades comedogênicas altas como o óleo de coco. Sempre que for utilizar um óleo na pele, procure estudar um pouco esses pontos.

Este sérum tem sido um grande aliado para meu tratamento com acne, logo que comecei a usar, minhas espinhas foram sumindo magicamente, e sigo apenas aplicando onde ainda surge uma espinha nova. Indico bastante para quem, assim como eu, sofre muito com acne e principalmente possui uma pele sensível.

Eu comprei o óleo da marca WNF, ele é muito bom e o preço foi ótimo, em comparação com outras marcas. Utilizei os óleos essenciais da Cativa Natureza. Você também pode utilizar outros óleos essenciais, sempre respeitando essa proporção, se tiver contato com algum aromaterapeuta, peça para te ajudar a encontrar o melhor óleo para você.

Eu encontrei alguns séruns faciais em marcas artesanais, porém acabei criando o meu para utilizar os óleos que gosto e para ter meus óleos essenciais para outras receitas. Estou pensando em fazer um desodorante, gostam da ideia?

Um abraço, até mais! ❤

__

Leituras complementares: http://www.aromaflora.com.br/oleos-essenciais-para-oleos-faciais-noturnos/

http://www.ewealquimias.com.br/index.php/2017/01/03/rotina-de-cuidado-natural-para-a-pele-oleosa-e-acneica/

Referências:

https://cativanatureza.com.br/produto/oleo-essencial-de-lavanda-natural-organico-vegano/

https://cativanatureza.com.br/produto/oleo-essencial-de-tea-tree-organico-natural-vegano/