Shampoo sólido, a nova relação com os cabelos

Cecília Nóbrega
cecilianobrega
Published in
4 min readMay 18, 2017

Há um tempo eu vinha pesquisando opções de shampoo com composições menos agressivas. Eu queria um shampoo sem sulfato, para começar a minha rotina de low poo, técnica capilar que propõe a limpeza dos cabelos com agentes limpantes que produzem pouca espuma, ou seja, shampoos sem sulfatos e outros tensoativos fortes.

Tá complicado? Vou explicar melhor. Uma empresa super famosa chamada Deva, patenteou os termos low poo e no poo. Eles descobriram que limpar o cabelo com agentes limpantes suaves contribui para a hidratação natural dos fios. Shampoos comuns limpam os fios exageradamente, e somos convencionados a pensar que só há limpeza quando há espuma, porém estamos bem errados.

Os shampoos naturais e orgânicos não contém tais químicas que limpam excessivamente além de serem nocivas. Eu já havia utilizado um shampoo orgânico. A primeira vista, o shampoo parecia um creminho, não fazia absolutamente nenhuma espuma, mas quando o cabelo secava, a mágica acontecia! Cabelos limpos e soltinhos.

Mas eu queria provar algo diferente, e aí que eu conheci através da internet os shampoos sólidos! São barras de sabonetes naturais, feitos a partir de óleos e manteigas vegetais, perfumados com óleos essenciais. Foi amor a primeira vista.

Parece uma inovação, mas na realidade essa ideia resgata a antiguidade, quando os povos africanos, gregos e romanos já faziam suas composições aromáticas para o banho, que incluía corpo e cabelos com uma singela barra saponificada. Ervas, flores, oliva, frutas e outros ingredientes eram reunidos para inúmeras finalidades.

Lavar os cabelos com um shampoo natural é uma verdadeira terapia. Cada barrinha carrega uma composição rica de ingredientes totalmente naturais como ervas, argilas, especiarias, óleos e manteigas vegetais, óleos essenciais, extratos de plantas, etc. Além de serem formulados sem ingredientes sintéticos. Cada componente desse carrega um importante benefício para corpo e mente, além de uma experiência sensorial maravilhosa durante o banho.

Os sabonetes naturais, aqueles com uma formulação indicada para cabelos, também podem ser utilizados no corpo todo, minimizando a quantidade de produtos na nossa rotina de limpeza(minimalista!). Além disso, esses sabonetes são totalmente biodegradáveis e não utilizam embalagens plásticas, geralmente são embalados com papel reciclado.

Quem tá começando uma rotina de low poo sabe que no início os cabelos ficam um pouco pesados, pois os shampoos não conseguem retirar completamente os resíduos de silicone e óleos minerais presentes na maioria de produtos de cabelos, por isso, antes de trocar o shampoo, precisamos parar com os produtos que tenham esses tipos de componentes, os chamados petrolatos:

Petrolatum, Mineral oil, Paraffinum liquid, Vaseline, C13–14 isoparaffin, Dodecane ou Isododecane, Dodecene ou Isododecene, Alkane.

Além de “poluir” nosso cabelo, segundo o EWG , os petrolatos são considerados alergênicos, capazes de intoxicar o nosso sistema imune.

Shampoo Sólido / Imagem autoral

Eu comprei o meu shampoo da marca Fefa Pimenta, saboaria artesanal, de bacuri, anis e gergelim. Indicado para cabelos normais, mistos, secos, cacheados, crespos, ondulados, caspa, seborreia e irritações no couro cabeludo.

Como lavar o cabelo com shampoo sólido

Em primeiro lugar, li no próprio site da marca, que é ideal cortar a barra em pedaços menores para ter um rendimento melhor.

Molhei o cabelo como de costume, e passei a barra diretamente no couro cabeludo. O shampoo faz uma espuma bastante cremosa, e o banheiro fica tomado pelo cheiro dele. Enxaguei e repeti o processo.

Para condicionar, utilizei uma colher de sopa de vinagre de maçã para 1 copo grande de água. Essa misturinha é mágica. O vinagre sela as cutículas dos fios e deixa um brilho maravilhoso. Além disso, depois que seca, não fica cheiro nenhum de vinagre nos cabelos.

O que achei

Nas primeiras lavagens, achei meu cabelo um pouco pesado, mas sei que não foi por causa do shampoo, como disse antes, quando iniciamos a rotina com esse tipo de shampoo, o cabelo ainda tem resíduos, então fica com esse aspecto. MAAASS, como sou a pessoa mais ansiosa desse universo, comprei outro shampoo da mesma marca, dessa vez foi o de Alecrim e Tea tree. Depois disso foi só amor.

Indicação:

Ideal para cabelos normais a oleosos. Tem uma formulação antisséptica e voltada para reduzir a queda capilar, estimular o crescimento dos fios e equilibrar o couro cabeludo. Por isso, pode ser usado em cabelos mistos e/ou que estão iniciando o tratamento ou em fase de adaptação com shampoos naturais sólidos. Contém Óleo de Andiroba e Mamona.

Esse shampoo sem dúvidas mudou completamente minha relação com meus cabelos. Eles ficaram soltinhos, perfumados, brilhosos e hidratados. Nunca na minha vida meu cabelo tinha ficado com as ondas bem marcadas e com as pontas bonitas. Durante minha vida inteira, experimentei diversas marcas de shampoos, dos mais baratos aos mais caros, e sempre ficava com muito volume, e um aspecto de cabelo espigado, sabe?

Outro detalhe, os shampoos convencionais embaraçam muito meus cabelos, é uma tortura pentear meu cabelo depois do banho, mesmo utilizando condicionadores. A combinação shampoo natural + vinagre de maça tem sido perfeita. As vezes, para intercalar, eu uso um condicionador orgânico. Posso falar sobre ele depois..

Comprei meu shampoo com minha amiga Laissa. Procura no instagram @vivabiocosmeticos. Custou cerca de R$ 20 reais, e já tô usando há uns dois meses.

Que tal aderir a um cosmético natural que produz muito menos impacto, proveniente de um comércio justo, não testa em animais, produz menos lixo e muito amor? É um grande passo para um consumo consciente. ❤

*Os produtos citados ao longo do texto foram comprados por mim, não se trata de um publipost*

Referências

https://www.fefapimenta.com.br/shampoos-solidos-por-que-e-como-usar/

http://www.ewealquimias.com.br/index.php/2017/03/30/no-poo-e-low-poo-para-iniciantes/

--

--

Cecília Nóbrega
cecilianobrega

Formada em Design gráfico e Design de interação, ilustro nas horas vagas e resolvi escrever.